Reservatórios de água mineral e suas características

O crescimento da indústria de água mineral ocorreu a partir da década de 70. No que se refere a volume, deu um salto na década de 90 e no ano 2000. Atualmente, as empresas de reservatórios de água mineral seguem operando, atendendo a demanda do mercado, mesmo que o cenário não seja tão favorável quanto tempos passados. De fato, o elemento principal para garantir total qualidade dá água é o tanque.

Reservatórios de água mineral

Portanto, esse recipiente deve ser fabricado com materiais modernos e com alta tecnologia para que os consumidores recebam um líquido puro e livre de contaminantes. Sem dúvida, a fase de armazenamento é uma parte indispensável de toda indústria. Por isso, não se pode descuidar do material usado na construção de reservatórios de água mineral.

No que se refere a tanques e equipamentos podemos destacar os seguintes:

Certamente, reservatórios de baixa qualidade não se sustentam por um longo período e logo causam problemas. Lembrando que tanques e acessórios customizados para armazenar e filtrar a água podem ser fabricados de acordo com as características do negócio de água mineral.

Tanques e reservatórios: esses recipientes dimensionados para armazenar água mineral devem seguir as normas da Agência Nacional de Mineração e outros órgãos de saneamento, bem como as legislações vigentes. O tamanho do tanque é projetado conforme as necessidades de armazenamento.

Cabeça de poço: construída em aço inox, a cabeça de poço para tanques de água mineral é composta de termômetro, manômetro, visor e sistema de retro-lavagem. Além disso, possui medidores de níveis estáticos e tomadas de energia elétrica, entre outros acessórios.

Filtro polidor

Esse é um filtro utilizado para reter partículas suspensas em tanques de água. Conforme o produto que será filtrado, é determinado o material que será usado.

Filtro removedor de ferro e manganês: esse filtro remove o ferro e o manganês da água através de um sistema de adsorção. As operações são realizadas por meio de válvulas e uma bomba de retro-lavagem.

Unidade de limpeza CIP

Esse equipamento com bombas de alta pressão e válvulas de manobra é construído em aço inox, sendo ideal para sanitização de tanques de água mineral. Além disso, é montado para facilitar o deslocamento, com serpentina para o aquecimento.

Filtro de cloro: o filtro declorador também é construído em aço inox. Ele contém carvão ativo, com o objetivo de remover o cloro dos reservatórios de água mineral, bem como um fundo falso para fixar elementos separadores.

Formas de reservatórios de água mineral

Os reservatórios de água mineral são construídos em várias formas e tamanhos. Sendo assim, cada um desses formatos é escolhido com base no material que o tanque conterá e em vários outros fatores. As 4 formas mais populares de tanques são:

– Cilindro horizontal e vertical
– Topo aberto e topo fechado
– Fundo do cone
– Fundo plano

Quais são os melhores reservatórios de água mineral?

Com tantas opções disponíveis no mercado, é importante comprar apenas os tanques robustos e confiáveis. Atualmente, o produto mais usado na fabricação de reservatórios de água mineral é o aço inox.

Portanto, é aconselhável investir em tanques de armazenamento que são construídos para durar e têm capacidade para reter grandes volumes de água.

Por que usar tanques de aço inox

Tanques de aço inox são uma escolha popular na indústria de água mineral porque são resistentes e duráveis. Assim, são conhecidos por sua força, longevidade, relação custo-benefício e enormes capacidades de armazenamento de água.

Esses tanques são fabricados com diferentes tipos de aço e materiais de revestimento. Aliás, a melhor coisa sobre os tamanhos de tanques de aço é que você pode personalizá-lo perfeitamente de acordo com suas necessidades.

Características do aço inox

As principais características do aço inox incluem as seguintes:

– Boa ductilidade e resistência à oxidação.

– Elasticidade e dureza.

– Resistência ao desgaste.

– Resistência a temperaturas extremas (sem risco de quebra).

– Limpeza, qualquer item de aço inox é fácil de limpar.

Resistência à corrosão

Por fim, graças a sua resistência à corrosão, o aço inox em contato com o meio ambiente não coroe porque tem uma camada de óxido de cromo, e ainda tem a capacidade de se regenerar. Sem dúvida, isso é essencial para reservatórios de água mineral.

Outra característica que promove o uso do aço inox é sua capacidade de resistir a temperaturas extremas, altas e baixas, preservando suas propriedades sem alterá-las.

Saiba mais sobre a importância do aço inox nos reservatórios de água.