7 passos para fazer a limpeza do reservatório de água

7 passos para fazer a limpeza do reservatório de águaPor inúmeras vezes você já ouviu falar o quanto é importante realizar a limpeza da caixa de água da sua casa ou o chamado reservatório de água potável, pelos especialistas. Independente da nomeação, a limpeza deve acontecer a cada período pré-determinado e deve se seguir alguns procedimentos para que ela seja realizada adequadamente. Mas você sabe como fazer?
Para ajudá-lo nessa questão, elaboramos um guia para explicar no formato de passo a passo, como realizar de maneira rápida e eficiente a limpeza do reservatório de água da sua casa ou apartamento.

Período
É importante que se planeje e se defina quantas vezes ao ano a caixa de água deverá ser limpa. O ideal é que ela aconteça, pelo menos, duas vezes ao ano, não importando qual o material do reservatório, se fora de cimento, concreto ou fibra de vidro.

Materiais
Para que a limpeza aconteça e não prejudique o reservatório, você deve ter em mãos alguns materiais como esponja, vassoura, alguns panos descartáveis, balde e água sanitária.

Começando o processo de limpeza
Tendo em mãos os materiais para executar a limpeza, o próximo passo é seguir alguns procedimentos padrão para que a água potável não seja prejudicada durante o processo. Por isso, se você seguir o passo a passo abaixo, tudo dará certo:

1 – Feche o registro de água
Antes de tudo é importante que a água pare de circular pelo reservatório, da mesma forma que o líquido que você gerar durante a limpeza não entre na tubulação e comprometa a saúde de quem for consumir a água da torneira.

2 – Esvazie a caixa de água
Após fechar o registro de entrada de água, antes que a limpeza possa acontecer, é importante esvaziar a caixa de água. Mas não precisa secá-la completamente. Você pode deixar um palmo de água, mais ou menos, além de abrir todas as torneiras e dar descargas no caso sanitário para que a tubulação seque completamente. Além disso, você pode tampar a saída de água da caixa, para aquele um palmo do líquido possa ser utilizado na lavagem, assim como, que a sujeira envolvida não desça pelo cano. Você pode cobrir essa saída de água do reservatório com um pedaço de pano.

3 – Escove as paredes internas do reservatório
Procure esfregar de maneira uniforme as paredes internas da caixa de água para remover qualquer tipo de substâncias ou bactérias que possam ter se alojado ali. Caso o seu reservatório seja de fibra, ou ainda, as paredes forem muito lisas, você pode fazer essa limpeza com uma esponja, assim como, no fundo da caixa.
Agora, caso o seu reservatório seja feito de concreto, até uma vassoura possa ser necessária para executar a limpeza. Após, recolha a sujeira com panos velhos.
É muito importante salientar também, que você não utilize sabão, detergentes ou outros tipos de produtos químicos, pois os resíduos podem contaminar a água do seu reservatório.

4 – Retire os resíduos da limpeza do reservatório
Após concluir a limpeza, você pode retirar a água suja que restou na caixa de água, com um balde, uma pá de lixo e até panos. O importante é deixa-la bem sequinha após concluir a limpeza e antes e abrir o registro de entrada de água novamente, pois os resíduos entrarão na tubulação que seguirá até a torneira.

5 – Coloque água sanitária ou cloro para desinfetar a água
Após recolher a água suja e todos os resíduos envolvidos na limpeza, você já pode abrir o registro e deixar a água ir entrando na caixa aos poucos. Quando estiver com o nível de água em torno dos 50 cm, feche o registro novamente e adicione água sanitária ou cloro. Para saber a quantidade do material necessário para a limpeza, você pode tomar como proporção a mistura de um litro da água sanitária ou cloro para cada mil litros de água.
É importante que você deixe essa mistura no reservatório de água num período em torno de duas horas. Lembrando que nesse tempo, em hipótese alguma utilize esta água para o consumo.
Após, é importante também que você molhe bem as paredes da caixa de água com uma esponja por umas duas horas também.

6 – Realize o enxágue do reservatório
Esta é uma recomendação de uso que não é obrigatória, ou seja, é opcional, você não precisa segui-la à risca para que a limpeza seja concluída. Abra a torneira novamente e realize um enxague na caixa se você achar necessário fazer. É importante abrir todas as torneiras e puxar a descarga para que a circulação da água da limpeza não fique na tubulação e comprometa a sua saúde.

7 – Finalizando a limpeza
Lembre-se, que após finalizar a limpeza, você deve colocar a tampa novamente, para assim, evitar a entrada de sujeira, insetos ou até mesmo pequenos animais.

Dica!
Você pode reaproveitar a água que utilizou para esvaziar a tubulação para lavar calçadas, seu carro, regar as plantas do jardim, dentre outras tarefas.