O papel do aço inox nos reservatórios de água mineral

Você tem o hábito de beber água mineral porque considera um líquido mais puro e limpo do que a água que vem pelas torneiras? Saiba que até chegar à garrafa, essa água esteve armazenada em um resistente tanque de aço inox para protegê-la de todos os contaminantes.

aço inox
Reservatório de água mineral

O aço inox tem um papel importante nos reservatórios de água mineral. Isso porque garante que as propriedades da água se mantenham inalteradas. Sem dúvida, o aço inox é a melhor opção para qualquer indústria que trabalhe com produtos que exigem um rigoroso cuidado.

O que é água mineral natural?

Água mineral é água de uma fonte que contém vários minerais, como sais e compostos de enxofre. Portanto, a água mineral pode ser efervescente (ou seja, “com gás”) devido aos gases contidos.

A água mineral é definida como a água que é:

– Obtida diretamente de fontes subterrâneas protegidas de riscos de poluição.
– Caracterizada pelo seu teor de certos sais minerais e suas proporções relativas.
– Garantem a constância de sua composição, bem como a estabilidade de seu fluxo coletado em condições que garantem o aspecto microbiológico original pureza e composição química.
– Embalada perto do ponto de emergência da fonte.
– Não pode ser submetida a qualquer tratamento, no entanto, exceto para aqueles limitados, como carbonatação, remoção de ferro ou manganês.

A origem da água mineral

Embora a água cubra três quartos do mundo, a verdade é que a água própria para consumo humano está cada vez mais escassa. Sem dúvida, todos nós temos que fazer a nossa parte para conservá-la e cuidar dela como fazemos com nosso maior tesouro: a vida.

Por isso, as indústrias tem um cuidado especial na hora de armazená-la, tanto que preferem o aço inox como material de construção de seus tanques de armazenamento.

No entanto, a natureza nos dá um tipo muito especial de água das profundezas da terra, que foi enriquecida com minerais. Além disso, é naturalmente purificada por meio de filtragem durante sua jornada subterrânea.

O aço inox é importante na composição dos reservatórios de água mineral

Sem dúvida, a higienização é um fator importante que deve ser considerado quando o assunto é armazenamento de água. Isso porque a limpeza é algo de suma importância para qualquer indústria.

Portanto, um dos benefícios do aço inox é garantir a boa higienização dos tanques de armazenamento de água, o que evita a contaminação.

O aço inox garante a qualidade da água

Certamente, quem compra uma garrafa de água mineral espera receber um produto de qualidade, por isso, é preciso ter atenção aos padrões de limpeza exigidos para os reservatórios de água mineral.

De fato, investir no aço inox para garantir isso é uma ótima ideia porque além de ser resistente é durável. Aliás, um tanque de aço inox pode durar até 20 anos com pouca manutenção.

Fácil acesso à água mineral

Tradicionalmente, as águas minerais eram utilizadas ou consumidas em suas fontes. Isso costumava ser chamado de “tomar as águas” ou “tomar a cura”. Então, a civilização acabou se desenvolvendo em torno dessas fontes, e as pessoas as usavam em spas, banhos ou poços.

Aliás, o termo “spa” vem de um lugar onde a água era usada para imersão. Além disso, a água era usada principalmente para banhos, terapias ou recreação.

Hoje é muito mais comum que a água mineral seja engarrafada e distribuída para consumo. De fato, é muito raro viajar até o local onde se encontra a água mineral para acesso direto.

Mineral vs. Mineralizado?

A água mineral e a água mineralizada são semelhantes, mas não idênticas. Então, a água “mineralizada” é a água que pode provir de uma fonte de água potável na qual são adicionados minerais, obtendo-se artificialmente as suas propriedades minerais.

Por outro lado, a “água mineral” se distingue por processos naturais e não por intervenção humana. Saiba que existem mais de 3.000 marcas de água mineral disponíveis comercialmente em todo o mundo.

As águas minerais podem ser classificadas de acordo com sua origem:

Meteorológica: produzida por chuva, neve e degelo.

Fóssil: formada a partir de sedimentos depositados no fundo do mar.

Misturada: composta de uma mistura de água meteorológica e fóssil.

Veja também: Razões para usar aço inox em seu reservatório de água mineral