Como escolher o reservatório de água metálico

Resultado de imagem para water tank metal

Na construção de uma residência, um condomínio ou qualquer empreendimento imobiliário, surgem algumas questões que devem ser analisadas com cuidado, principalmente relacionadas ao consumo e abastecimento do reservatório de água.

O arquiteto ou engenheiro deve pensar no tipo de reservatório de água mais adequado, no modelo que vai combinar com o projeto, no material que pode ser utilizado para garantir água potável e saudável, na necessidade ou não de construir um reservatório mais elevado e, nesse caso, qual a altura da elevação. Além disso, e mais importante, é preciso calcular o tamanho e a capacidade do reservatório.

Cada detalhe do reservatório de água deve ser analisado cuidadosamente para que os ocupantes da construção, sejam moradores ou profissionais que ali trabalham, sempre tenham o volume de água necessário para higiene ou para suas atividades.

Que tipo de reservatório de água escolher?

Para escolher o melhor reservatório de água é preciso analisar cada projeto e fazer uma análise comparativa entre os modelos e os materiais disponibilizados pelo mercado, escolhendo aquele que seja mais adequado para o projeto, que possa atender a necessidade de consumo através do melhor custo-benefício.

Entre todos os reservatórios, o metálico é o que oferece maiores vantagens, evitando a construção de qualquer tipo de abrigou ou plataformas de sustentação ou base, na maior parte das vezes uma necessidade obrigatória para esse tipo de instalação, principalmente quando se trata de caixas de fibra ou de fibrocimento.

O reservatório de água metálico oferece maior vida útil, manutenção e limpeza mais práticas e fáceis, garantia de potabilidade da água e menor custo para sua instalação.

Altura do reservatório de água

Um dos pontos mais importantes para instalar o reservatório de água é sua altura, que deve estar relacionada diretamente com a pressão que será fornecida para consumo, como, por exemplo, nas torneiras, nos chuveiros e nas demais saídas.

O cálculo da elevação do reservatório de água deve ser feito de forma que possa atender a todas as necessidades. Em alguns casos, os reservatórios do tipo taça ou tubular podem ser as melhores opções, principalmente quando é necessário garantir maior pressão para a saída.

Capacidade do reservatório de água

Um dos maiores problemas nas cidades é a falta de água ou seu racionamento, principalmente em épocas de pouca chuva. A falta de água, além de ser um incômodo para todos, pode se tornar um sério problema para empresas ou indústrias, trazendo prejuízos para a produção.

Em razão disso, é necessário saber dimensionar a capacidade do reservatório de água, considerando não somente a quantidade de pessoas, mas também o tipo de edificação e o tempo de reserva necessário para a região onde ele está instalado.

Numa residência, a principal recomendação é que o reservatório de água tenha capacidade para abastecer durante dois dias, atendendo as necessidades na falta de fornecimento.

O dimensionamento deve ser correto para não armazenar muita água por maior período de tempo, uma vez que a água armazenada pode causar a proliferação de fungos e bactérias, podendo provocar contaminação nas pessoas.

A exceção é para os estabelecimentos comerciais, industriais, hospitais e locais que precisam de maior volume de água ou maior tempo de reserva para garantir as atividades ali exercidas.

Numa residência, por exemplo, o consumo diário médio pode estar entre 150 e 200 litros por pessoa. Para definir o consumo médio, os cálculos são bastante simples: basta multiplicar o número de pessoas pela quantidade média de litros diários, multiplicando esse resultado pelo número de dias de reserva.

Assim, por exemplo, uma casa com quatro pessoas, com consumo médio de 150 litros por pessoa, com reserva para dois dias, irá precisar de uma capacidade de armazenamento mínima de 1.200 litros.

O projeto do reservatório de água deve ser feito pelo engenheiro ou arquiteto, assim como a escolha do melhor modelo, garantindo o fornecimento adequado de água para qualquer tipo de instalação