Como limpar reservatórios de água mineral

Quem trabalha com reservatórios de água mineral sabe da importância do aço inox em todo o processo de armazenamento da água. Sem dúvida, a resistência à ferrugem e à corrosão dos tanques de aço inox torna esse material o preferido de várias indústrias.

reservatórios de água mineral
Limpeza de tanques de aço inox

Além disso, há outra vantagem de usar aço inox é a facilidade em limpá-lo. Afinal, manter as propriedades naturais da água é fundamental nesse setor de mercado. Isso porque o resultado final é importante para os consumidores que devem consumir a água mineral engarrafada.

A limpeza é importante na indústria de reservatórios de água mineral

Certamente, a limpeza é um ponto crítico de qualquer indústria, sendo que na de reservatórios de água mineral não é diferente porque há normas que precisam ser seguidas para total higienização.

Assim, os empresários devem manter o devido empenho para garantir que eventuais contaminações sejam evitadas.

Portanto, as empresas que recorrem ao aço inox como material de fabricação de seus tanques de armazenamento fazem a melhor escolha. Mas, é importante saber desinfetar o aço inox da forma certa.

A seguir, algumas dicas para ajudar você a manter seu tanque de armazenamento em perfeitas condições de limpeza.

O que é preciso para limpar um tanque de aço inox?

Antes de mais nada, saiba que será preciso usar materiais simples de uma limpeza habitual. Muitas pessoas pensam que produtos especiais são necessários para limpar um reservatório de água mineral, mas na verdade, é preciso apenas o seguinte: um pano de microfibra, álcool isopropílico, água morna e sabão.

Siga o design do tanque

Primeiramente, quando falamos em seguir o design do tanque, isso significa limpar na mesma direção do formato da superfície do tanque. Isso porque no aço pode haver um tipo específico de design, da mesma forma que em um pedaço de tecido ou madeira.

Mas, provavelmente um tanque tem um único design direcional. No entanto, algumas peças acopladas, com alças e botões podem ter um design diferente.

Limpe da forma correta

Embora não aconteça nada de anormal quando a limpeza é feita na direção contrária, o ideal é fazer da forma correta para eliminar ainda mais resíduos.

Além disso, na direção certa é possível alcançar pequenos vincos do design. Assim poderá garantir um brilho extra.

Limpe os reservatórios de água mineral com pano e água morna

Então, como já citamos, é preciso usar um pano e água morna para limpar a superfície de reservatórios de água mineral. Mas, se a ideia é realizar uma limpeza profunda para remover sujeiras mais duras, que exijam um pouco mais de força, use uma gota de detergente neutro.

No entanto, é preciso fazer um bom enxágue na superfície do tanque de aço inox depois da remoção dos resíduos. Logo depois, faça a secagem com um pano, assim evitará manchas.

Momento da desinfecção dos reservatórios de água mineral

Então, para começar a desinfetar seu tanque de aço inox, primeiramente será preciso de um frasco de spray contendo uma quantidade suficiente de álcool isopropílico para cobrir todo o tanque.

Então, o próximo passo é pulverizar a superfície do aço inox e aguardar em torno de 20 minutos. Depois desse tempo, coloque o álcool isopropílico em um pano e limpe tudo. Para completar a limpeza, seque com um pano limpo e macio.

Cuidado com os desinfetantes

Geralmente, as pessoas têm o hábito de desinfetar superfícies com alvejante. De fato, esse produto é muito eficiente porque acaba com o mofo, vírus e bactérias. Entretanto, quando usado de forma inadequada pode ser perigoso. Portanto, o alvejante deve ser utilizado com total segurança.

Dicas:

– Antes de usar alvejante para fazer a limpeza de reservatórios de água mineral, limpe o tanque com água e sabão.

– Não exagere no uso de alvejante. Por exemplo, em um litro de água, derrame o equivalente a uma tampa de garrafa pet. 

– Não faça misturas com produtos de limpeza diferentes. Isso pode causar um grande estrago no tanque de aço inox.

Melhores práticas de limpeza de um tanque de aço inox

Por fim, a limpeza dos reservatórios de água mineral é simples e não exige muito esforço. Portanto, a limpeza feita regularmente ajuda manter intactas as propriedade do aço.

Veja também: Por que tanque de aço inox é o melhor para reservatórios de água mineral