Processo de filtragem da água.

As águas dos oceanos, lagos, rios e lençóis subterrâneos possuem sais, sólidos, microrganismos e detritos que devem ser removidos. Assim, o processo de filtragem da água é de fundamental importância para garantir sejam removidas partículas, além de melhorar a cor, sabor e odor dela.

Acima de tudo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem a definição de água potável como:

– Em primeiro lugar, água deve apresentar aspecto limpo e transparente.

– Ela não deve apresentar cheiro ou gosto duvidoso.

– A água não pode conter substancias em concentração que possam causar danos a saúde da população.

– Finalmente, a água não pode conter microrganismos que possam causar doenças para o ser humano.

Consequentemente é muito importante a utilização de tanques e reservatórios em aço inox próprios para água mineral e equipamentos customizados para que possam fazer o armazenamento e o processo de filtragem de água.

Reservatórios em aço inox.

Atualmente o aço inox é muito utilizado na indústria de bebidas e alimentos, pois possui qualidades que são muito importantes e que garantem que seus produtos sejam produzidos de forma correta. Assim, uma das qualidades que podemos destacar é que o aço inox oferece resistência a variações de temperaturas, além de não transferir o sabor e odor para alimentos e bebidas, o que garante que o produto seja de qualidade.  

Além disso, ele é um material muito resistente a corrosão e não enferruja e isso é fundamental, pois ele se encontra em contato direto com a água dentro dos tanques e reservatorios. Também são muito importantes todos os processos que a água passa para poder se tornar potável, como é o caso do processo de filtragem de água que garante que ela seja própria para consumo e assim os tanques e reservatórios feitos com aço inox garante isso.

Acima de tudo, destacamos que o aço inox possui um ótimo custo-benefício e assim exige menos manutenções dos seus equipamentos, que no final irá gerar menos custos para as empresas e indústrias. O mais notável é que por ser um material tão resistente, os tanques e reservatórios continuam impecáveis depois de anos de utilização.

Consequentemente os alimentos e bebidas que são produzidos e armazenados nos tanques e reservatórios de aço inox possuem uma ótima qualidade. Assim, o consumidor irá obter um produto que pode ser consumido sem medo e com a certeza que não possui bactérias que podem surgir do material onde esteve armazenado, pois isso não ocorre com o aço inoxidável.

Como é feita a filtragem da água.

Em primeiro lugar vale destacar que o processo de filtragem da água é responsável pela retira das impurezas da água, para que assim ela se torne potável e própria para o cosumo.

Acima de tudo, vale lembrar que apenas um por cento de toda água do planeta é acessível para consumo. Assim, para que esta pequena porcentagem de água se torna potável e própria para o consumo ela deve ser tratada e filtrada para garantir que a saúde da população seja preservada.

O mais importante é lembrar que, a água passa por vários processos para poder chegar até a casa das pessoas própria para consumo. Primeiramente a água deve ser captada para uma estação de tratamento e esta parte é realizada por adutoras em lagos, rios e nascentes ou poços. Posteriormente, a água passa por alguns processos que retiram as sujeiras maiores dela (processo de coagulação e floculação).

Portanto, depois dessas etapas que são muito importantes para retirar as sujeiras maiores, ocorre o processo de filtragem da água onde são retirados os microrganismos e as impurezas, garantindo assim uma água própria para o consumo da população além de evitar doenças pelo consumo de água não potável.

Água potável, um bem precioso.

Acima de tudo, a água é um bem precioso que é utilizado para o consumo e sobrevivência do ser humano. Além de ela ser utilizada no preparo dos alimentos, na higiene pessoal, na lavagem das roupas, carro ou até mesmo para o lazer, a água é considerada um bem essencial para o ser humano, pois não existe vida sem ela.

Assim, é de fundamental importância conscientizar toda a população para reduzir o consumo excessivo da água e seu desperdício. Acima de tudo, com algumas atitudes simples no dia a dia das pessoas como, por exemplo: diminuir o tempo de banho, não escovar os dentes com a torneira aberta, não lavar calçadas e carros com a mangueira e sim utilizar baldes de água entre outros, com certeza haverá menos desperdício de água.  

Atualmente a água é utilizada de forma abundante por muitas pessoas que não tem a real noção que esse desperdício poderá causar danos futuros e a falta de água em alguns locais. Sabemos que cerca de dois terços de toda a supercicie do nosso planeta são ocupados por água e assim as pessoas acham que nunca haverá danos no abastecimento de água.

Contudo, o problema é que, dos dois terços de água da superfície, só três por cento são água doce, ou seja, apenas essa quantidade pode ser captada para o tratamento e posteriormente para o consumo da população. O mais notável é que dois dos três por cento estão em locais de difícil acesso para sua captação, como o caso das geleiras. Assim, apenas um por cento de toda água do nosso planeta é acessível para consumo.

Portanto a população precisa se conscientizar em economizar água e não desperdiçar com coisas que não são necessárias, para que assim todos possam ter água potável por muitos anos.