Processo de captação para reservatório de água mineral

Para captar água mineral, sem alterar sua pureza e componentes naturais é preciso realizar um grande processo de captação. De fato, isso abrange diversas instalações e operações importantes até chegar aos reservatórios por meio de bombas.

água mineral
Reservatório de água mineral

Assim, vindas de poços artesianos ou fontes naturais, a água mineral percorre tubos de aço inox que não alteram suas propriedades, sendo que o material usado deve atender as normas do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). 

Portanto, ao instalar bombas para captar a água é preciso garantir que não haja contaminação por outros produtos químicos, como óleo, por exemplo, ou outras impurezas. Além disso, às considerações de segurança como neutralidade química e biológica do material em contato com a água tornou-se foco de interesse.

O que são reservatórios de água mineral?

Os reservatórios são recipientes onde a água mineral é armazenada, por isso o melhor material para a sua construção é o aço inox. De fato, entre o grande número de materiais de engenharia, o aço inox ainda é o único que estabelece um sistema ideal.

Além disso, o reservatório deve ter a capacidade de acomodar uma grande quantidade de água de forma segura. Por isso, geralmente são usados grandes tanques de aço inox para armazenar uma grande quantidade de água.

Assim sendo, é preciso fazer a limpeza e desinfetar o recipiente de forma regular. Contudo, os produtos usados não devem interferir na qualidade da água mineral, sendo que dos reservatórios, a água mineral é conduzida para os filtros.

Como funciona a filtragem da água mineral?

Então, ao chegar no filtro, a água passa por um processo onde partículas sólidas são retidas. Isso ocorre por meio de certos materiais filtrantes que não alteram as características da água mineral.

No entanto, não se trata de melhorar a água, o propósito é eliminar substâncias instáveis. Além disso, se for preciso, ocorre o procedimento de microfiltração com o uso de membranas para deter microrganismos.

Gaseificação

Por outro lado, no processo de gaseificação ocorre a inserção de dióxido de carbono de maneira artificial no decorrer da operação de envasamento, que consiste em introduzir em garrafas a água vinda dos reservatórios.

Processo de envasamento

O processo de envasamento e vedação das garrafas é realizado por máquinas automatizadas. Sendo assim, os equipamentos devem estar colocados de maneira que haja uma operação contínua, que passa pela lavagem até a vedação da embalagem.

Aliás, o processo manual é proibido. A sala onde é realizado todo o processo de limpeza e desinfecção dos recipientes deve estar limpa, oferecendo total higiene para as operações. De fato, nos setores de envasamento há diversos cuidados que são necessários para não contaminar a água mineral.

Embalagens de água mineral

Um elemento importante do processo de envasamento são as embalagens usadas porque devem garantir a pureza da água. Portanto, não podem interferir nas suas características sensoriais, microbiológicas e físico-químicas.

A próxima etapa é inserir o rótulo na embalagem, ou seja, identificar o produto que será comercializado. Assim, poderá ser rastreado da fábrica até o consumidor.

Depois da rotulagem

Logo após a rotulagem, a garrafa de água mineral passa por um sistema de controle de qualidade, no qual são verificados algum tipo de sujeira ou outro perigo físico, sendo que tudo é feito de forma visual.  

Sem dúvida, é importante que as garrafas envasadas sejam estocadas em um local distante das instalações industriais. Além disso, não devem ter contato com o solo, por isso devem ficar em estrados.

Por que o aço inox é a melhor opção para reservatórios de água mineral?

O aço inox é amplamente usado na indústria de água mineral devido à sua resistência à corrosão. Além disso, esse material demonstrou segurança, mesmo sendo exposto a elementos com alta acidez. Certamente, essa é uma clara vantagem para a saúde.

Portanto, o aço inox atende muito mais às necessidades da indústria do que outros materiais como o plástico.

Vantagens

Uma vantagem importante diante de outros materiais é a facilidade de limpeza dos reservatórios de água mineral.

Além disso, não há necessidade de substituí-los prematuramente em razão de desgaste ou deterioração. As várias propriedades do aço inox garantem mais segurança a todos os envolvidos na produção.

O aço inox dura muito mais tempo e requer pouco ou nenhum custo de manutenção ou reparo. Assim, terminada a vida útil, o aço inox é 100% reciclável.

Saiba mais sobre reservatórios de água mineral e suas características.