Reservatório de água industrial: características

Resultado de imagem para water industrial tank

O reservatório de água industrial deve ser projetado e montado segundo as necessidades de produção da empresa, tendo a capacidade de armazenamento para o atendimento de pelo menos dois dias no futuro, sempre objetivando manter uma quantidade que permita a continuidade dos processos industriais e a necessidade de uso para outras finalidades.

O reservatório de água industrial é construído em módulos, facilitando a movimentação e o transporte, atendendo todos os requisitos das normas regulamentadoras, sendo fabricados com materiais dentro das especificações para atender as necessidades industriais.

A evolução do reservatório de água industrial

O reservatório de água mais utilizado nas indústrias, antigamente, era feito de alvenaria ou de concreto. A partir do momento em que os reservatórios passaram a ser metálicos, tornaram-se preferidos pelas empresas, uma vez que apresentavam melhor relação custo-benefício.

O reservatório de água industrial feito em concreto injetável chegava a ser até 8 vezes mais caro do que o metálico, levando as empresas a dar preferência para o metálico. Hoje, os reservatórios de concreto injetável são minoria nas indústrias.

Ao mesmo tempo, também eram utilizados os reservatórios de anéis de concreto, que eram mais baratos, mas que precisavam de revestimento interno. O custo maior ficava por conta desse revestimento que, quando mal feito, apresentava problemas e, quando bem feito, exigia um custo maior.

Hoje, o reservatório de água industrial metálico mostra-se o mais adequado para qualquer parque industrial, atendendo também outras necessidades, como fazendas de irrigação, condomínios, chácaras, etc.

Dependendo do tamanho e da capacidade, o reservatório de água industrial metálico pode ser pré-fabricado e instalado ou construído no próprio local. Quando é construído no local, os módulos são soldados de acordo com o projeto.

Principais características do reservatório de água industrial

As características do reservatório de água industrial vão depender das condições de instalação. Quando o reservatório é instalado em local mais alto, sem necessidade de pressão, ele pode ter os seguintes estilos:

  • Reservatório taça com água na coluna;
  • Reservatório taça sem agua na coluna;
  • Reservatório cilíndrico vertical;
  • Reservatório tubular;
  • Reservatório australiano.

Quando o local de instalação é mais baixo, havendo necessidade de pressão, é utilizado o reservatório de água industrial tipo taça, sem água na coluna.

Em qualquer caso, no entanto, o reservatório de água industrial é fabricando sempre com garantia de fábrica, havendo prazos diferenciados para a pintura interna e para a estrutura.

Contudo, é importante que qualquer tipo de reservatório de água industrial, comercial ou residencial, tenha a correta manutenção, tendo uma revisão periódica de suas condições para que ofereça maior durabilidade e mais qualidade na água fornecida.

O serviço de manutenção deve ser feito pelo menos uma vez por ano, analisando as condições das chapas de carbono e verificando a pintura interna, devendo ser feita a limpeza e higienização periódica do tanque no interior.

Material usado no reservatório de água industrial

O reservatório de água industrial é fabricado com aço carbono que, antes de ser utilizado, recebe uma camada de óleo anticorrosão. Durante a fabricação, esse material recebe um jateamento para remover o óleo e para que o aço carbono tenha a aderência necessária para receber a camada de pintura.

Depois do jateamento, o aço carbono utilizado para o reservatório de água industrial recebe a aplicação de um primer anticorrosivo, passando cada chapa por uma calandra, sendo moldada de acordo com o projeto para, em seguida, receber a solda, começando a montagem do reservatório.

A partir de sua montagem, o reservatório de água industrial recebe a tinta epóxi à base de resina, própria para garantir a qualidade da água potável, que não permite que a água tenha contato direto com o aço, evitando o processo de oxidação e corrosão.

Na parte externa, o reservatório de água industrial pode ser pintado com poliuretano ou com esmalte sintético. Nesse caso, vale a vontade do cliente, salientando que o poliuretano é uma tinta muito mais durável e resistente às ações do meio ambiente.