Reservatório de água inox

Resultado de imagem para stainless steel tank

Para instalar um reservatório de água inox é preciso saber o volume ideal para o consumo, planejar a sua instalação e preparar a estrutura necessária. Os passos para instalar o reservatório de água inox são os seguintes:

1.    Calcular o tamanho do reservatório de água inox

Se você está instalando o reservatório de água inox numa residência, existe uma tabela de referência que oferece a estimativa de consumo diário por pessoa, usada na construção civil.

  • Numa casa, qualquer pessoa consome em média 150 litros de água por dia;
  • Num apartamento, o consumo sobre para 200 litros por dia, já que a pressão da água é maior, havendo consumo também maior.

Segundo a tabela, cada família precisa ter água no reservatório de água inox para pelo menos dois dias, ou seja, numa casa com cinco pessoas é necessário haver capacidade para 1.500 litros de água (5 pessoas x 150 litros x 2 dias).

Esse padrão normalmente não é muito seguido, havendo residências em que o reservatório de água inox mantém água por somente um dia, mas isso vai depender também do fornecimento pela empresa de saneamento.

Contudo, é preciso não esquecer alguns detalhes, como o consumo racional, em primeiro lugar. Além disso, não vale a pena estocar água demais, fazendo aquilo que a estrutura da casa permite.

2.    Onde instalar o reservatório de água inox

O reservatório de água inox deve ficar no local mais alto da residência, para que a água possa ter pressão suficiente. Além disso, é preciso que a estrutura aguente o peso da caixa e da água dentro dela.

Se você já tem um reservatório e vai instalar outro, é preciso ter certeza de que a laje vai suportar o peso. Lembre-se que mil litros de água pesam uma tonelada. Se for necessário, consulte um profissional para reforçar a estrutura.

No caso de começar a construção da residência, o melhor é planejar antes, verificando se há necessidade de apenas um reservatório de água inox ou se é melhor dividir o volume em duas ou mais caixas.

3.    Pense no material da caixa d´água

Existem muitos materiais para o reservatório de água e você deve escolher o melhor.

A fibra de vidro, por exemplo, é produzida com o mesmo material usado em piscinas pré-moldadas, sendo fabricado a partir da mistura de resina com fibra de vidro. É uma caixa leve, de fácil limpeza e instalação, mas não é resistente a furos e impactos.

Um reservatório de água de polietileno também oferece um reservatório de água bastante leve, resistente ao transporte e oferecendo ainda proteção contra raios ultravioletas. Como a fibra de vidro, também é de fácil manuseio e fácil de instalar e limpar, mas não oferecem resistência a impactos ou perfurações.

Outro material é o fibrocimento com amianto, que apresenta alta durabilidade, é barato, mas pouco resistente a impactos. Além disso, não existe consenso sobre a segurança do uso do amianto ou se ele oferece riscos à saudade. Em determinados estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, o material com amianto não pode ser usado.

O reservatório de água inox, por seu turno, é um material de fácil manutenção, muito resistente a impactos e bastante durável. Além disso, ele consegue manter a água fresca. Embora tenha um custo mais alto, apresenta diversas vantagens para armazenamento de água.

4.    Escolha o melhor e garanta água pura e fresca

É preciso escolher o melhor reservatório pensando na saúde. O reservatório de água inox oferece melhores condições de limpeza e não exige maiores cuidados com a manutenção. Lembre-se que a qualidade da água é importante para sua família.

Utilize o reservatório de água inox e siga as recomendações do fabricante, fazendo a instalação da forma correta e procedendo sua limpeza pelo menos a cada seis meses, ou de acordo com a companhia de saneamento de sua região.

Com os cuidados recomendados, o reservatório de água inox vai apresentar durabilidade, qualidade no fornecimento de água e, principalmente, saúde para você e para sua família.