Como saber a hora de substituir o reservatório de água mineral?

Geralmente, um reservatório de água mineral é fabricado em aço inox para durar muito tempo. Isso porque esse material é durável, econômico e ainda oferece diversos benefícios.

Mas, com o decorrer dos anos, chega uma época que muitas indústrias se empenham para fazer os reparos e a manutenção necessária para deixar seus equipamentos em ótimo estado para dar continuidade as suas operações nos próximos anos.

reservatório de água mineral
Reservatório de água mineral

De fato, as empresas de reservatório de água mineral devem prestar atenção ao seu tanque de armazenamento. Afinal, manter as propriedades da água é o seu principal objetivo para que o produto seja entregue ao consumidor com total qualidade. Então, como saber a hora de substituir o reservatório de água mineral?

Reservatório de água mineral: reparo ou substituição?

Como mencionamos anteriormente, os tanques de aço inox são altamente duráveis ​​e podem se manter intactos por um longo período de tempo. Mas eles não duram para sempre. Então, como saber se o seu reservatório de água mineral precisa de reparos ou deve ser substituído?

Em muitos casos, é necessário substituir o tanque. Assim sendo, para você saber se é o momento de comprar um novo tanque de armazenamento, vamos dar algumas dicas. A seguir, alguns dos sinais mais comuns de que é hora de adquirir um novo tanque de armazenamento de aço inox.

Seu tanque existe há mais de 15 anos

De fato, tanques de aço inox são incríveis quando se trata de durabilidade. Ao contrário dos tanques de concreto e de plástico, tanques de aço inox não racham facilmente e não têm vazamentos.

Mas, embora o seu reservatório de água mineral de aço inox possa manter suas propriedades e forma por um longo período de tempo, é importante substituí-lo se já estiver em uso por mais de 15 anos. Após esse tempo, pode perder o brilho, assim os danos podem ser mais comuns.

O reservatório de água mineral não está ficando limpo

Tanques de água mineral em aço inox são muito fáceis de limpar e são considerados mais higiênicos do que outros tipos de tanques. Sem dúvida, isso é crucial quando o tanque contém produtos como alimentos ou água.

No entanto, se o reservatório de água mineral não parece estar limpo, pode ser um sinal de que a corrosão começou a ocorrer dentro do tanque. Então, quando a corrosão começa, é importante substituir o tanque para evitar que afete os materiais internos.

Faça a limpeza regular

Portanto, é importante que você limpe o reservatório de água mineral regularmente para evitar a corrosão. Saiba que água e abrasão mecânica podem afetar a integridade do tanque e danificar suas camadas protetoras.

Principais vantagens de construir um reservatório de água mineral em aço inox

Talvez você esteja pensando em mudar o material de fabricação do seu reservatório de água mineral, mas é importante saber que nenhum outro material terá uma durabilidade de cerca de 15 anos, da mesma forma que o aço inox.

Os quatro tipos mais comuns de metal usados ​​na indústria de construção de tanques de armazenamento incluem aço carbono, aço inox, alumínio e cobre. Entretanto, o aço inox, em particular, é conhecido por sua resistência à ferrugem.

Veja também: Como manter os reservatórios de água mineral livres da corrosão

Um reservatório de água mineral deve durar bastante tempo

Saiba que os tanques de água de concreto racham facilmente, resultando em vazamentos. Os tanques de aço inox, por outro lado, não apresentam vazamentos. Uma vez que uma única rachadura minúscula pode arruinar a integridade da estrutura de um tanque, ao armazenar água, você precisa ter certeza de que não haverá vazamentos.

Biodegradável

O aço inox é considerado um material ecologicamente correto, pois seu processo produtivo utiliza recursos naturais e energia. Assim sendo, os mais modernos itens fabricados em aço inox são compostos por cerca de 60% a 70% de material reciclado, que é biodegradável. Portanto, os tanques de armazenamento feitos inteiramente de aço inox são ecológicos e 100% recicláveis.

Tanque higiênico

Um reservatório de água mineral fabricado em aço inox não é apenas fácil de limpar, mas também é muito mais higiênico do que um tanque construído com outros materiais. Se um tanque contém água, comida ou qualquer outro produto, é importante garantir a higiene e a pureza em todos os momentos.