Reservatórios de Água em Edifícios

Reservatório de Água em Edifícios

Os reservatórios de água em aço inox são muito utilizados para o abastecimento de água em edifícios e construções prediais. Os reservatórios de água em edifícios, geralmente têm a forma de um prisma, formado por um conjunto de placas em aço inox. O tanque de aço inox é o mais adequado para abastecimento de água para consumo humano, pois seu material impossibilita a transmissão de gosto, cor, odor ou toxidade à água, além de não ser um ambiente onde se proliferam micro-organismos.

As instalações dos reservatórios de água mineral em edifícios, devem ser projetadas de modo que se possa garantir o fornecimento de água de forma contínua a todos os moradores ou trabalhadores do prédio. O fornecimento também deve ser em quantidade suficiente e com compressões e velocidades adequadas para o sistema de tubulações para que as peças de utilização, como chuveiros e torneiras, funcionem bem.

Uma dúvida comum aos construtores é se o reservatório de água pode ser enterrado. Essa é uma questão muito debatida por arquitetos e engenheiros. De acordo com estudos recentes, isso não é recomendável. Embora o aço inox não permita que o solo contamine a água com impurezas, o tanque estando enterrado, dificulta processos rotineiros de inspeção.

É importante salientar que nenhum depósito de lixo domiciliar ou incinerador de lixo pode ficar sobre os reservatórios de água em edifícios. Dessa forma, se evita a poluição ou contaminação da água armazenada.

No que se refere ao tamanho, engenheiros e arquitetos, dizem que deve ter a quantidade suficiente para dois dias de consumo, em medida de precaução por alguma eventual falta de abastecimento. Deve-se ainda contar com uma reserva de 15 a 20% do valor total para caso de incêndio. As terminologias da obra podem ser consultadas com mais detalhes na norma NBR 5626/1998.

É bastante comum que a rede pública de distribuição de água não consiga garantir a pressão necessária para edifícios, por isso, é realmente útil que as construtoras invistam em reservatórios de água mineral para edifícios. Existem vários tipos de construções de redes prediais para abastecimento de água. Para todos os tipos, usar reservatório de água é importante.

O consumo de água varia de um prédio domiciliar de uso comercial. Geralmente, em caso de prédios domiciliares, se usa mais água que em estabelecimentos comerciais. Estabelecimentos que acomodam muitas pessoas, como hotéis e hospitais, usam reservatórios de grande porte.