Reservatório de Água para Aquecimento Solar

Reservatorio-de-agua-para-sistema-solar

Um sistema básico para aquecimento de água por energia solar é composto de coletores solares e reservatório de água para aquecimento solar. Além de economizar energia, os aquecedores solares são sustentáveis, preservando assim o meio ambiente.

Usando o equipamento, se pode aquecer a água em chuveiros, torneiras elétricas e até mesmo de piscinas e hidromassagens. O aquecimento solar é a aplicação da energia solar mais usada nos dias de hoje e o reservatório de água para aquecimento solar é o equipamento mais indicado para essa finalidade.

O funcionamento do aquecedor solar se dá com o uso de coletores solares e um ou mais reservatório de água para aquecimento solar. No processo, a água sai do reservatório e passa pelos coletores, são eles que recebem o calor do sol e aquecem a água, que volta para o reservatório. Os reservatórios de água para aquecimento solar, por ser térmico, mantém a água quente até o momento da utilização. Uma caixa d’água comum abastece o reservatório com água fria, de modo que ele nunca fique vazio, se formando assim um ciclo contínuo.

É recomendável que as famílias que optarem pelo uso do reservatório de água para aquecimento solar instalem também um sistema auxiliar elétrico. Esse sistema irá permitir que em dias nublados a água também seja esquentada com um baixo consumo de energia.

Os reservatórios de água para aquecimento solar podem armazenar de 200 a 1000 litros de água quente e possuem características exclusivas que garantem a adaptação aos mais diversos modelos de instalação que podem ser feitos.

O Brasil é um país com clima muito favorável para o uso de energia solar para aquecimento de água e o investimento com os equipamentos, que pode parecer alto em um primeiro momento, se paga com a grande economia de energia que se faz usando a água esquentada pelo sol. Por isso, o reservatório de água para sistema solar é muito usado no país.