Como manter os reservatórios de água mineral livres da corrosão

A corrosão metálica é uma questão que afeta negativamente várias indústrias, principalmente o setor de reservatórios de água mineral. De fato, o prejuízo econômico da corrosão pode afetar as empresas que armazenam diferentes tipos de produtos em tanques.

reservatórios de água mineral
Reservatórios de água mineral

Isso porque equipamentos corroídos podem atrasar as operações, já que exigiram reparos caros. Além disso, podem contaminar a água armazenada nos reservatórios de água mineral.

Assim sendo, é preciso investir em tanques de armazenamento bem construídos que não alterem as características da água.

Sobre o aço inox nos reservatórios de água mineral

Antes de mais nada, é preciso saber que o aço inox é diferente do aço carbono que pode sofrer com a corrosão. Saiba que o aço inox não corrói, nem ao menos enferruja ou mancha no contato com a água. 

Sem dúvida, a resistência e a durabilidade do aço inox o tornam uma opção desejável para a indústria de reservatórios de água mineral. Embora o custo possa desagradar alguns empresários, é normalmente usado porque a resistência do aço à corrosão é necessária. 

Diferença entre o aço inox e o aço carbono

Então, a principal diferença entre o aço inox e o aço carbono é a quantidade de cromo presente. O cromo é um elemento químico, sendo um metal duro, cinza metálico e brilhante. Ele protege o aço inox formando uma camada de óxido de cromo. 

Essa camada fornece uma proteção que bloqueia o oxigênio que vaza para a estrutura interna do metal, o que pode causar a corrosão.

O aço inox é verdadeiramente inoxidável?

Embora o aço inox em teoria não deva corroer, todos nós provavelmente já percebemos algum material de aço inox com ferrugem se formando. Mas, geralmente isso ocorre em produtos de aço inox de baixa qualidade, ou em produtos mal feitos.

Níveis de cromo

Em alguns casos, pode ser que os níveis de cromo não sejam altos o suficiente ou distribuídos uniformemente por todo o aço inox.

Composição do aço inox

Em geral, o aço inox contém de 12 a 30% de cromo. O cromo protege o aço inox desde que a concentração localizada seja superior a 12%. 

Mas, se a superfície do aço inox for contaminada por outros metais ou produtos químicos como o cloro, a concentração localizada de cromo pode cair para menos de 12%. 

Resultado

Assim sendo, o resultado é a falha da barreira do óxido de cromo e assim ocorre o que é conhecido como “corrosão”. Então, quais fatores externos podem afetar negativamente uma superfície de aço inox e causar ferrugem?

Situações de corrosão

De fato, a condição mais simples sob a qual ocorre a ferrugem no aço inox é quando o aço comum é esfregado em sua superfície. Isso deixa uma película rasa de ferro que contamina a superfície do aço inox. 

Embora a superfície enferrujada pareça ruim, o cromo no aço inox forma uma camada de óxido resistente à corrosão quando a película de aço sem liga enferruja.

No entanto, outro cenário pode ser o aço inox entrar em contato com cloreto (encontrado na água salgada do mar) ou cloro (encontrado em piscinas).

Certamente, esses produtos químicos interrompem a camada de óxido de cromo normalmente protetora, permitindo que a corrosão ocorra.

Infelizmente, tal contaminação pode causar corrosão no aço inox. Além disso, ainda pode haver formas localizadas de corrosão que podem levar a pequenos orifícios ou “covas” no metal. 

Aço inox em reservatórios de água mineral

Embora o aço inox seja um material que não deve enferrujar ou corroer, é preciso seguir algumas indicações para evitar danos, por exemplo:

– Não instalar os reservatórios de água mineral em concreto úmido ou solo.

– Qualquer mancha visível deve ser limpa (como contaminantes, por exemplo).

Uma vez que contaminantes externos e a falta de exposição da superfície ao ar podem fazer a barreira protetora de óxido de cromo falhar, tanques de aço inox não são adequados para instalação subterrânea. 

Conclusão

Por fim, para algumas indústrias, usar materiais mais baratos e substituir equipamentos corroídos é uma opção. Mas, para outras, a corrosão é inaceitável. Sem dúvida, a corrosão pode inviabilizar uma operação inteira.

Portanto, há diversos fatores que precisam ser observados na hora de contratar um serviço para a construção de reservatórios de água mineral.

Conheça os tipos de aço inox para reservatório de água mineral.