A importância do aço inox nos reservatórios de água mineral

O armazenamento de água tem sido uma das preocupações desde o início das civilizações. Atualmente, a maioria das empresas de reservatórios de água mineral aderiu ao uso de tanques de aço inox para o processo e armazenamento.

Isso porque oferecem várias vantagens em comparação com outros métodos. O aço tem propriedades efetivas de resistência à corrosão, bem como fácil instalação e manutenção. Além disso, custo efetivo, material passivo e longo ciclo de vida.

Reservatórios de água mineral

Neste artigo vamos mostrar a importância do aço inox na indústria de água. Depois de entender esses benefícios, é importante que você compre seus tanques de um fornecedor confiável, que garanta total qualidade.

Recipientes antigos de armazenamento de água

Antigamente era comum o uso de recipientes de cobre, panelas de barro e recipientes de bambu, bem como tanques de pedra e tanques de cimento para armazenar água. No entanto, a maioria deles apresentava problemas.

De fato, as chances de quebra e baixa durabilidade eram uma grande preocupação. Isso porque, ao se degradarem, alguns tipos de recipientes permitem que as algas contaminem a água, tornando-a imprópria para uso até serem limpas.

Tanque de concreto

Por exemplo, os recipientes de concreto não são apropriados para reservatórios de água mineral, devido à facilidade de proliferação de algas. Além disso, são muito pesados para mover e substituir. 

Certamente, a qualidade da água também será diferente de um método de armazenamento para outro. Mas, para superar as dificuldades de armazenamento, transporte e distribuição de água, o aço Inoxidável está sendo utilizado.

Proteção contra corrosão

O aço inox oferece enorme durabilidade em comparação ao concreto ou plástico. Esse material resiste à oxidação pela água, bem como aos biocidas.

Portanto, é um recurso benéfico para uma empresa que trabalha com água ou outros materiais corrosivos. Além disso, um revestimento interno ou externo não é necessário para tanques de água de aço inox.

Os tanques de água de aço inoxidável têm um ciclo de vida mais longo do que muitos tanques mais baratos e exigem menos reparos, instalações ou manutenção. Isso ajuda a reduzir o custo total de propriedade.

Durabilidade e longevidade para reservatórios de água mineral

Os tanques de aço inox oferecem alta resistência à cavitação e corrosão nas fendas, bem como ao desgaste por águas contaminadas ou puras.

De fato, esse material permanece flexível através de uma ampla gama de temperaturas e pressões. Além disso, é resistente ao calor e não é afetado pela exposição a radiações prejudiciais. 

Outra vantagem importante é que, com o aço inoxidável, não há riscos envolvidos para reservatórios de água mineral, como congelamento, ferrugem ou rachaduras.

Tanques de aço inox são recicláveis

Sem dúvida, o aço inox é considerado uma liga de metal segura, o que significa que é favorável ao meio ambiente. Nos últimos anos, houve grandes avanços nessa área, sendo que tanques modernos compreendem de 60 a 70% de material reciclado.

Portanto, isso os tornam biodegradáveis ​​e recicláveis. Além disso, também ajuda a reduzir a emissão de carbono. Aliás, os tanques de aço inox estão no mercado há muitas décadas.

Limpeza e higienização

Os tanques de armazenamento de concreto oferecem benefícios de custo, portanto são os mais preferidos. No entanto, muitos usuários desconhecem seu lado anti-higiênico. Os tanques de concreto são suscetíveis ao crescimento de bactérias e fungos, bem como a vazamentos de produtos químicos. 

Devido a sua porosidade, esses tanques liberam cálcio, que contamina o suprimento de água. Por outro lado, o aço inox é um material higiênico. Dessa forma, possui alta estabilidade de filme passivo, o que contribui para a sua inércia na água.

Embora tenha elementos de liga, ainda sendo um material não poroso, o aço inox não causa vazamentos em reservatórios de água mineral. Como resultado, oferece águas mais limpas do que aquelas vindas de um tanque de concreto.

Facilidade de mobilidade 

A maioria dos tanques de água de concreto permanecem fixos no local. No entanto, isso pode não contribuir para os planos de uma empresa de reservatório de água mineral. Isso porque, se a empresa mudar de endereço, é impossível mover um tanque de concreto. 

Diferentemente dos tanques de concreto, os tanques de aço inox podem ser movidos facilmente usando uma empilhadeira ou por outros meios. Isso ajuda a eliminar o custo de compra de um novo tanque, bem como o estresse e os esforços associados a ele.

Saiba mais sobre os benefícios dos tanques de aço inox.