Por que tanque de aço inox é o melhor para reservatórios de água mineral

Quem procura o melhor material para a fabricação de um reservatório de água mineral deve considerar o aço inox como a primeira opção. Isso porque é resistente e durável. Portanto, oferece um ótimo custo benefício. Saiba que um tanque de aço inox pode durar até 15 anos, realizando pouca manutenção.

tanque de aço inox
Tanque de aço inox

Sem dúvida, o aço inox atende as necessidades de diversas indústrias, não apenas da indústria de água mineral. Por exemplo, a indústria de laticínios, de alimentos, de cerveja, de vinho, de produtos químicos e até mesmo de medicamentos. Portanto, com tantos usos, certamente é a melhor opção para armazenar produtos que exigem um alto nível de qualidade.

Aço inox é mais fácil de usar em baixas temperaturas

O aço carbono pode se tornar frágil em temperaturas reduzidas, mas alguns aços inox ​​são capazes de lidar com temperaturas extremamente baixas. Assim sendo, o aço inox é resistente ao fogo e não é influenciado pelos raios UV.

Então, não importa a temperatura que você experimente em suas instalações, os tanques de aço inox serão a melhor escolha porque são inegavelmente resistentes. Além disso, não apresentam rachaduras ou vazamentos.

Tanque de aço inox não enferruja

O que torna o aço inox diferente do aço carbono é sua camada protetora de óxido de cromo. De fato, a camada é fina, mas é extremamente protetora. Assim, nunca será preciso pintar o tanque.

O aço inox é extremamente durável, portanto, se seu tanque de aço inox for armazenado ao ar livre, você não terá que se preocupar com danos causados ​​pelo clima. Além disso, o aço inox não mancha, por isso é fácil de reciclar. Assim, no futuro você pode reciclar seu reservatório de água mineral fabricado em aço inox.

Outros materiais não são tão resistentes  

Tanques de concreto e plástico não suportam calor ou frio extremo. Além disso, são mais suscetíveis a danos do que tanques de armazenamento de aço inox. O aço inox não contamina o que está dentro do tanque. Dessa forma mantém os materiais armazenados nas melhores condições possíveis.

Exemplo

Por exemplo, os tanques de produtos químicos de aço inox exigem baixa manutenção e são fáceis de limpar e reparar. Além disso, eles certamente durarão muitos anos. Na verdade, esses tanques podem durar mais anos do que os tanques de aço carbono.

Tanque de aço inox é menos caro a longo prazo

Embora tanques de armazenamento de aço inox possam ter um preço razoável inicialmente, não serão necessários reparos durante a vida útil do tanque. Levando em consideração os custos de vida útil, o aço inox será mais barato do que outros materiais.

Além disso, o material facilita a personalização. Sem dúvida, o aço inox oferece inúmeras vantagens, sendo que outros materiais simplesmente não podem competir. 

Como o aço inox é feito?

Para fazer aço inox, os fabricantes derretem vários ingredientes crus em alta temperatura até que se combinem em um único material. Em seguida, eles moldam o aço fundido em moldes preliminares para ajudar o aço no processo de obtenção de sua forma final. 

Os fabricantes podem então remover essas formas de aço bruto de seus moldes. Assim é possível moldá-los em qualquer forma que precisarem. Um tanque de aço inox para reservatórios de água mineral pode ser personalizado, de acordo com as necessidades dos clientes.

Por que o aço inox é tão comum?

De fato, muitos aparelhos modernos e produtos industriais são feitos de aço inox por causa de sua capacidade de suportar temperaturas extremas. Além disso, resiste à ferrugem e a corrosão.

Essa última qualidade é especialmente importante, pois os consumidores e as empresas industriais desejam produtos que durem muito e requeiram relativamente pouca manutenção.

A natureza e o aço

A natureza é a principal força por trás da corrosão. A maioria dos metais só existe na natureza quando são combinados com outros elementos, mas tentarão retornar a esse estado se puderem. Na forma de precipitação ou vento, a natureza está sempre tentando combinar elementos que o homem produziu em sua forma pura.

Felizmente, os humanos descobriram o truque para produzir o material que pudesse resistir às forças naturais. Portanto, o aço inox é popular por um bom motivo: ele dá a indivíduos e empresas a longevidade de que precisam em seus equipamentos.

Veja também: Como saber a hora de substituir o reservatório de água mineral?