Como desinfetar superfícies de tanques de aço inox

O aço inox é o material mais conhecido por sua capacidade de resistir à ferrugem e à corrosão, tornando-o uma escolha popular no setor de água mineral. Geralmente, empresas desse ramo armazenam água em tanques de aço inox. Isso porque é mais resistente e fácil de limpar.

Afinal, o consumidor exige beber água pura e fresca, por isso, os fabricantes precisam investir em maneiras de evitar possíveis contaminações. Sem dúvida, o aço inox oferece vários benefícios aos produtores. No entanto, poeira e sujeira podem comprometer a resistência à oxidação.

tanques de aço inox
Tanques de aço inox

Portanto, é fundamental saber desinfetar áreas feitas com esse tipo de metal. Então, confira agora algumas dicas de desinfecção para ajudar a manter as superfícies de aço inoxidável limpas e livres de bactérias.

Do que você vai precisar para limpar aço inox?

Antes de mais nada, saiba que o aço inoxidável tem uma longa vida útil em comparação ao aço carbono devido à sua alta resistência à corrosão. De fato, as estruturas de aço inoxidável duram muito mais do que o ciclo de vida normal. Veja agora o que você vai precisar para a limpeza de superfícies de aço inox.

– Panos de microfibra

– Toalhas secas

– Água morna

– Sabão

– Álcool isopropílico

Observe a direção do design dos tanques de aço inox

Primeiramente, você precisa saber qual é a direção do design da superfície do aço inox. Da mesma forma que a madeira e alguns tecidos, o aço pode ter um tipo específico de design. Mas, é altamente provável que uma chapa inteira de aço tenha o mesmo design direcional.

Além disso, os tanques geralmente têm outras peças de aço acopladas, como botões e alças. Observe que essas outras peças podem ter uma direção diferente.

Brilho total

Embora seja verdade que você não danificará completamente a superfície do aço inox se não limpar na direção do design, fazendo isso corretamente, você poderá remover mais resíduos.

Além disso, poderá penetrar mais profundamente nas pequenas rachaduras do design. Dessa forma, você obterá o brilho ideal.

Saiba mais sobre a higienização de tanques de aço inox.

Limpe as superfícies com um pano e água morna

Água morna e um pano serão suficientes para a maioria das limpezas de rotina. Certamente, essa é a opção menos arriscada para os tanques de aço inox, e definitivamente, a água pura é a melhor opção de limpeza na maioria das situações.

Para uma limpeza mais profunda, ou seja, que precisa de um pouco mais de energia, uma gota de detergente neutro e água morna podem fazer um ótimo trabalho. Essa combinação não danifica as superfícies de tanques de aço inox. Portanto, geralmente é tudo o que você precisa para remover a sujeira mais dura.

Não se esqueça de enxaguar bem a superfície após remover toda a sujeira. A lavagem ajudará a evitar manchas de sabão ou resíduos de detergente.

Em seguida, seque as superfícies com um pano para evitar manchas de água. Isso é muito importante, pois os minerais na água podem deixar marcas no aço inoxidável.

Chegou a hora de desinfetar

Para desinfetar, você precisará de um frasco de spray limpo e vazio com álcool isopropílico. Pulverize as superfícies de aço inoxidável com este líquido e aguarde cerca de 20 minutos. Logo após esse tempo, umedeça um pano com álcool isopropílico e use-o para limpar tudo. Depois, seque com um pano seco, macio e limpo.

Tenha muito cuidado com desinfetantes

Alvejante é frequentemente recomendado para desinfetar algumas superfícies. Isso porque este produto é altamente eficaz, já que mata mofo, bactérias e vírus. No entanto, pode ser perigoso se usado da forma errada. Portanto, use alvejante com segurança, siga nossas dicas abaixo:

– Limpe a superfície com água e sabão antes de usar alvejante para desinfetar. Alvejante é um desinfetante, não um limpador.

– Não use demais. Você pode derramar em um litro de água a quantidade que cabe em uma tampa. Isso será suficiente.

– Não misture com outros produtos de limpeza.

– Use água fria, não água quente porque a água quente decompõe o ingrediente ativo do alvejante. Portanto, certifique-se disso quando diluir.

A melhor maneira de limpar um tanque de aço inox

Um tanque de aço inox é durável ​​e fácil de manter, mas exige limpeza regular. A chave para o aço inoxidável continuar mantendo suas propriedades intactas, inclui manutenção e cuidados adequados.

Por fim, o método mais garantido seria usar um produto de limpeza especialmente projetado para este metal. Assim, com um pouco de esforço e uma das técnicas mencionadas acima, as áreas de aço inoxidável continuarão maravilhosas por muito tempo.