Por que a indústria de água mineral prefere tanques de aço inox

No Brasil e em todo o mundo, as empresas de reservatórios de água mineral têm aderido à utilização de tanques de aço inox para armazenar água. Mas, isso não é novidade, já que há muitas décadas esse material tem sido o preferido da indústria.

tanques de aço inox
Tanques de aço inox

De fato, não há dúvidas de que o aço inox é o melhor material para conservar as características da água mineral.

Assim, em comparação com outros materiais, o aço tem uma significativa vantagem. Por exemplo: o aço inox é resistente à corrosão, sendo fácil de instalar e de limpar.

O que é o aço inox?

Primeiramente, o aço não é um metal puro, mas uma liga feita de ferro e carbono. Na sua forma pura, o ferro é relativamente macio e fácil de moldar, mas a adição de carbono ajuda a endurecê-lo e impedir que ele deforme. 

Quando expostos à água, os átomos de ferro no aço reagem com o oxigênio e formam o composto óxido de ferro, que é mais conhecido pelo seu nome não científico, ferrugem. No entanto, o aço inox resiste ao processo de ferrugem porque há cromo em sua composição química.

O cromo se liga ao ferro e forma uma camada fina (chamada de camada passiva) de óxido de cromo na superfície, o que impede a ocorrência de mais oxidação.

Por que a indústria de água mineral prefere tanques de aço inox?

A escolha do aço inox para reservatórios de água mineral é ditada pela necessidade de qualidade absoluta. Afinal, até no processo de envasamento e fechamento das embalagens é essencial priorizar os melhores métodos para total controle de qualidade.

Assim sendo, o aço inox é um material ideal para o armazenamento de diferentes produtos, não apenas água. Graças à sua resistência à corrosão e longa vida útil, o aço inox é higiênico, não tóxico e resistente a altas e baixas temperaturas. Além disso, é 100% reciclável ​​e se torna absolutamente inalterável ​​ao longo do tempo.

Tipos de tanques de armazenamento

Antes de mais nada, é importante saber que existem outros tipos de recipientes para armazenar água como o tanque de concreto e de plástico. Mas, a maior preocupação dos empresários que trabalham com reservatórios de água mineral é a capacidade que um tanque tem de conservar as características da água, sem causar alterações.

Por exemplo: alguns tipos de algas podem contaminar a água, bem como bactérias e fungos. o que pode torná-la imprópria para uso. Assim, quando isso acontece, logo devem passar por um processo rígido de limpeza.

Concreto não é uma boa opção

Os tanques de concreto facilitam a proliferação de algas na água, por isso não são indicados para a indústria de água mineral.

Outro ponto negativo desse tipo de tanque é que tem um peso significativo em função de ser construído em concreto, portanto, dificilmente são movidos ou substituídos.

Qualidade da água em tanques de aço inox

Sem dúvida, os tanques de aço inox oferecem muito mais qualidade para a água. Saiba que há diferença no que diz respeito à qualidade da água de um método de armazenamento para outro.

Além disso, os tanques de aço inox são mais duráveis, diferente do plástico e do concreto. A resistência à oxidação também é importante, bem como a facilidade de manutenção, o que oferece um grande custo beneficio.

Portanto, é preciso investir no melhor material para se obter um excelente produto.

Estética refinada

Sem dúvida, os tanques de aço inox tem um aspecto estético refinado e versátil e se escolhido adequadamente, pode ser muito duradouro. Além disso, podem ser construídos na forma vertical ou horizontal.

Os tanques de aço inox geralmente são equipados com abertura de inspeção completa com tampa composta de sistema de fixação que não veda, apenas permite a montagem de acessórios e facilita a inspeções periódicas.

Principais benefícios dos tanques de aço inox para armazenar água

– Alta resistência à corrosão nas fendas, cavitação e desgastes.

– Material resistente mesmo sendo submetido a diversas pressões e temperaturas.

– Não desenvolve ferrugem e nem mesmo rachaduras.

– São biodegradáveis ​​e recicláveis, o que minimiza a emissão de carbono.

– Possui um filme passivo com alta estabilidade.

– Não causa vazamento em reservatórios de água mineral. 

– Podem ser facilmente movidos de um lugar para o outro.