Tipos de aço inox para reservatório de água mineral

Você sabia que existem diferentes tipos de aço inox? De fato, saber mais detalhes sobre sua composição pode ajudar a entender porque certo tipo de aço inox é ideal para o seu reservatório de água mineral.

Mas por que o aço inox? A resposta é simples, o aço inox é resistente e durável, mas não é só isso. Ele oferece uma infinidade de vantagens para a indústria de água mineral, por isso é o preferido de diversas empresas.

Tipos de aço inox
Tanque de aço inox

Além da água, os tanques de aço inox são amplamente adequados para armazenamento, mistura e fermentação de sucos de frutas, bebidas, laticínios e outros tipos de materiais líquidos. De acordo com diferentes finalidades, os tipos de aço inox são definidos. Portanto, saiba que existem quatro tipos diferentes de aço inox. Confira!

Aço inox ferrítico

Baseado no cromo com pequenas quantidades de carbono, o aço inox ferrítico possui uma microestrutura semelhante aos aços carbono de baixa liga. Comparado a outros tipos de aço inox, geralmente é limitado ao uso de seções relativamente finas, isso porque há falta de tenacidade nas soldas.

No entanto, o aço inox ferrítico também é usado para uma ampla gama de aplicações que não exigem solda. Além disso, você não pode endurecer o aço ferrítico com tratamento térmico.  Mas você pode usá-lo em outras condições agressivas quando se inclui uma adição de molibdênio. 

O aço inoxidável ferrítico também é magnético, mas não tão moldável quanto o aço inox austenítico, por exemplo. Por outro lado, as siderúrgicas costumam escolher o aço inox ferrítico por causa de sua resistência ao craqueamento por corrosão sob tensão.

Aço inox austenítico

Sem dúvida, o aço inox austenítico é um dos tipos mais comuns de aço inox nesta lista. Isso porque possui uma microestrutura que inclui a adição de nitrogênio, níquel e manganês.

Além disso, sua estrutura é a mesma encontrada no aço comum. Mas, apenas em uma temperatura muito mais alta, dando-lhe formabilidade e soldabilidade. 

Entretanto, você pode tornar o aço inoxidável austenítico resistente à corrosão adicionando nitrogênio, cromo e molibdênio. 

Embora não se possa endurecê-lo com calor, o aço inox austenítico tem a propriedade de reter um nível útil de resistência e ductilidade quando endurecido. 

Por outro lado, o aço inox austenítico  é suscetível a trincas por corrosão sob tensão, mas com maior teor de níquel aumenta a resistência.

O aço inox austenítico nominalmente não magnético mostra alguma resposta magnética, dependendo de sua composição.

Aço inox martensítico

Primeiramente, o aço inox ferrítico é semelhante as bases de aço inox martensítico no cromo com níveis mais altos de carbono. Aliás, é possível temperar e endurecer o aço inox martensítico, como carbono e aços de baixa liga. 

O aço inox martensítico é utilizado onde é necessário um nível moderado de resistência à corrosão e alta resistência. 

No entanto, possui baixa conformabilidade e soldabilidade. As empresas utilizam o aço inox martensítico em produtos que exigem a forma de chapas.

Aço inox frente e verso

Com uma microestrutura que é meio austenítica e meio ferrítica, o aço inox duplex possui uma resistência superior a outros tipos de aço inox.

Também é resistente a trincas por corrosão sob tensão. O aço inox duplex “Lean” foi projetado para ter resistência à corrosão semelhante ao aço inox austenítico regular. 

Mas inclui maior resistência e força para forçar a fissuração por corrosão. O aço inox “super duplex” também possui maior resistência à corrosão em comparação com o aço inox austenítico comum.

Além disso, eles são soldáveis, desde que sejam tomados os cuidados necessários no uso da entrada de calor e as soldagens corretas. O aço inox duplex também é magnético com formabilidade moderada.

Conclusão

Por fim, você deve estar se perguntando qual a melhor opção de aço inox para o seu projeto de reservatório de água mineral, certo?

Então, para obter essa resposta, o melhor a fazer é consultar especialistas no assunto que possam projetar seu tanque de armazenamento de água da melhor forma possível.

Portanto, é importante entender que não há um padrão de reservatório que atenda diferentes tipos de projetos. Isso porque cada empresa de reservatórios de água mineral tem suas necessidades específicas no que se refere à quantidade de água mineral, bem como tamanho e posição do tanque de armazenamento.

Saiba por que a por que a indústria de água mineral prefere tanques de aço inox.