Você lê o rótulo da água mineral que você compra?

Você lê o rótulo da água mineral que você compra

Provavelmente você possa comprar com frequência água mineral em garrafinhas de plástico, as garrafas pets e mais, na grande maioria das vezes, pode ser que você reutilize essas embalagens para beber água da torneira. Essa atitude é muito comum para a maioria das pessoas, que pensam no lado econômico, porém, não param para pensar nos riscos que podem trazer para a saúde.

Já conversamos por aqui sobre o quão importante é ler os rótulos das garrafas de água mineral, independente de qual seja a marca, mas qual é realmente a composição da água mineral que consumimos? Para responder esta questão é preciso que façamos a seguinte análise:

Qual o conteúdo da água mineral engarrafada?
Desde criança fomos iludidos de que a água mineral que adquirimos no comércio é pura e cristalina, sendo mais propícia ao consumo do que a água da torneira. Nem sempre isso é verdade. A verdade é que algumas marcas realmente entregam a água extraída de fontes límpidas e cristalinas, mas sabemos que nem todas têm esse código de ética e preocupação com o produto que oferecem aos consumidores.

Vale lembrar que a atual legislação no Brasil não apresenta empecilhos para as empresas que desejam vender água mineral engarrafada que seja extraída de fontes artificiais, porém, estas devem orientar o consumidor sobre o tipo de tratamento pelo qual o produto passou antes de ser vendido nos pontos de venda.

Fugindo da fiscalização
Algumas marcas conseguem “burlar” a leia brasileira e levar até o consumidor produtos sem fiscalização, que representa um perigo à saúde, visto que essa chamada “água pirata” pode vir de fontes com contaminação que podem desenvolver substâncias tóxicas ao organismo.

Para casos como este, vale entrar em contato com a Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (Abinam), entidade responsável por fiscalizar as marcas e orientar o consumidor caso tenham alguma dúvida ao ler os rótulos dos produtos. Da mesma forma que estão orientados a informar ao consumidor qual a procedência de determinada marca de água mineral.

O risco da contaminação
Como o consumidor não tem como saber se realmente está acontecendo a fiscalização do produto que ele está consumindo, o risco de existir uma contaminação em larga escala é realmente grande. Para termos uma ideia, esse risco de intoxicação por meio da água já atingiu índices mundiais. De acordo com a ONG americana Natural Resources Defense Council (NRDC), existem alguns casos de marcas com substâncias químicas em sua composição capazes de afetar algumas funções do corpo humano, trazendo consequências no mínimo alarmantes. Quando expostos ainda durante o desenvolvimento do organismo humano, podem ocasionar malformação da genitália em fetos masculinos. Portanto, o cuidado com a contaminação é muito importante.

Rígido controle
Mesmo que ocorram casos, como mencionados anteriormente, de marcas que consigam colocar água mineral no mercado sem passar pelo controle de vigilância, isso não acontece com a grande maioria dos casos. A legislação do nosso país é bastante rigorosa em relação ao comércio de água mineral engarrafada. Para as empresas poderem vender este produto no Brasil, é preciso que passem por um rígido controle de qualidade por parte dos órgãos responsáveis e que cumpram todas as exigências determinada por estes órgãos, que inclui informações do produto na embalagem, além de ter registro na Anvisa e no Ministério da Saúde.

Essencial para sua saúde
Mesmo com alguns problemas mencionados no decorrer desta postagem envolvendo a comercialização de água mineral, podemos nos sentir seguros, sabendo que existe um rígido controle de qualidade. Por isso, consumir água no seu dia a dia é mais do que importante.

Portanto, listamos algumas dicas para você manter o consumo de água no seu cotidiano, sem preocupações:

Filtre a água
Caso você seja uma pessoa desconfiada, que mesmo assim não gosta de comprar água mineral engarrafada, existe a possibilidade da filtragem do líquido, que possibilita torna-la mais potável e, consequentemente, mas segura para o consumo;

Leve a água sempre com você
Se não deseja gastar dinheiro comprando água mineral, você pode leva-la de casa em algum recipiente da sua escolha. Cantil ou squize podem ser boas opções que o ajudarão a lembrar sempre de beber água durante o dia, mesmo que suas atividades de trabalho não permitam que você pare para sair comprar água. Deixe a garrafa sempre do seu lado, assim a lembrança de consumi-la estará sempre presente.

Não consuma água quente
Sim, a água fervida mata bactérias, porém, consumi-la quando estiver exposta a altas temperaturas, não é o ideal. E sempre prefira recipientes de vidro ao de plástico. Mais higiênico e garante a qualidade do líquido.

Análise do rótulo
Sempre que tiver dúvidas, analise o rótulo das embalagens. Caso ainda tenha dúvidas, consulte os órgãos responsáveis ou o próprio fabricante.

No post de hoje vimos um pouco mais sobre os riscos que podem ocorrer caso a água não seja adequadamente fiscalizada pelos órgãos responsáveis pela qualidade do produto.

Até um próximo post!

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    E-mail: jopemar@jopemar.com.br

    WhatsApp: (54) 9 9660-8864

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.