Aço inox em projetos de reservatório de água

Desde o inicio do projeto de construção de um reservatório de água, é necessário realizar um planejamento adequado. É fundamental usar um material de qualidade na fabricação para garantir a durabilidade do tanque.

reservatórios de água mineral
Reservatório de água mineral

Tradicionalmente, o aço inox é o material preferido das indústrias que trabalham com reservatórios de água porque apresenta boa resistência. Além disso, não enferruja e mantém a qualidade da água armazenada.

Escolha o tipo de reservatório

Antes de mais nada, você precisa saber que tipo de reservatório vai atender as suas necessidades. Portanto, escolha o modelo e material ideal. Outra questão é a altura do reservatório de água e, principalmente, que capacidade de armazenamento é necessária.

Todas essas questões são bastante importantes para que o projeto do seu reservatório de água seja bem sucedido. Portanto, analise todas as possibilidades.

Qual o melhor tipo de reservatório de água?

Para escolher o melhor tipo de reservatório de água é preciso considerar diversos fatores que podem interferir em seu bom desempenho. Assim, deve ser feita uma análise comparativa entre os modelos e os materiais disponíveis no mercado.

Assim, torna-se mais fácil escolher o mais adequado para o seu projeto de construção, sempre com o objetivo de atender às suas necessidades com a melhor relação custo x benefício.

Umreservatório de água fabricado com aço oferece algumas vantagens sobre outros materiais. Por exemplo, caixas de fibra ou de fibrocimento, que exigem a construção de um abrigo ou de uma plataforma para sua sustentação.

O reservatório de aço, além de ter maior vida útil, também é de fácil manutenção e higienização. Além disso, apresenta outras características que o tornam o tipo preferido para a maior parte das construções.

Que altura deve ter o reservatório de água?

A altura do reservatório de água está relacionada diretamente com a pressão exigida para a água na tubulação. Dessa forma, o volume da água deve atender as demandas da empresa.

Atendendo adequadamente as torneiras, os chuveiros e demais saídas de água, seja numa residência ou numa construção comercial ou industrial.

Assim, é necessário calcular a elevação em que será instalado o reservatório de água. Caso seja mais elevado, o reservatório tipo taça ou tubular são as melhores opções quando se exige maior pressão na água.

Que capacidade deve ter o reservatório de água?

Em qualquer tipo de construção não pode haver a falta de fornecimento de água. Por isso, a capacidade do reservatório deve ser calculada de acordo com a quantidade de pessoas ou com a necessidade da empresa,

Considerando-se ainda a possibilidade de falta de fornecimento do abastecimento externo. Verifique todas as condições para dimensionar adequadamente a capacidade do seu reservatório. Além disso, considere o tempo entre o fornecimento oferecido pela rede externa.

Preferência pelo reservatório de água de aço carbono

O reservatório de água de aço carbono é planejado e montado dentro das especificações exigidas em cada projeto. O aço carbono é o resultado de uma combinação de ferro e carbono. De acordo com as normas da ABNT, deve ter em sua composição certa quantidade de manganês, de silício e de cobre.

Caso a opção seja por um reservatório de água de aço carbono, você terá diversas vantagens. Por exemplo: rapidez da fabricação e montagem, prazo que leva aproximadamente 20 dias, independente de ser um reservatório tipo tubular ou taça. A variação de tempo vai depender do tamanho do reservatório e da distância entre o local de montagem e fabricação, bem como o local de instalação.

Outra vantagem na escolha de um reservatório de água de aço carbono é o seu peso final. Ele é bastante leve, o que facilita a logística e a instalação, reduzindo ainda os custos com a fundação da base. A economia de um reservatório de aço carbono, quando comparada a um reservatório de concreto, por exemplo, pode chegar a 30%.

Além dessas vantagens, desde que tomados os devidos cuidados na limpeza e manutenção, um reservatório de água em aço carbono pode durar até 20 anos. Isso porque ele possui alta resistência à corrosão atmosférica, com revestimentos que intensificam a durabilidade, ao contrário de outros materiais.

Por fim, na hora de escolher o seu reservatório de água, considere todas as questões citadas e faça a melhor escolha do material para a fabricação do tanque, garantindo a qualidade final da água.

Veja também: Reservatório de água em aço inox escovado

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.