Vantagens do aço inox sobre aço carbono para reservatórios de água mineral

É melhor um tanque de aço inox ou aço carbono para armazenar água mineral? Antes de escolher entre um tanque ou outro para o seu reservatório, vale a pena conhecer os prós e contras de cada um.

aço inox
Tanque de aço inox

Ambos os tanques são usados em diferentes indústrias, mas é comum surgirem dúvidas na hora de escolher o tanque ideal para um projeto. De qualquer forma, é fundamental saber com que tipo de material você está lidando, seus benefícios e possíveis desvantagens. Assim, será possível fazer um investimento vantajoso.

O que é aço carbono?

O aço carbono é um aço cujo principal componente de liga é o carbono. Assim sendo, as propriedades desse tipo de aço dependem da porcentagem de carbono que contém. Com base no teor de carbono, podemos classificar os aços carbono em diferentes categorias. 

Quanto mais aumenta o teor de carbono, mais aumentam sua resistência à tração, bem como seu índice de fragilidade a frio, em detrimento de sua ductilidade. Dentre as principais características do aço carbono, podemos destacar sua grande resistência e dureza. Essa é razão pela qual o aço carbono é muito utilizado em diversas aplicações. 

Quanto mais duro e resistente o material, melhor se adapta à construção. No entanto, o aço carbono não é adequado para aplicações que requerem um material com certo grau de flexibilidade. Ou seja, o aço carbono tem pouca ductilidade.

O que é aço inox?

O aço inox é muito diferente de qualquer outro tipo de aço. O que o torna único é sua grande resistência à corrosão, ou seja, não enferruja em condições normais.

Então, podemos considerar aços inoxidáveis aqueles que contêm pelo menos 10,5% de cromo e um máximo de 1,2% de carbono. Embora tradicionalmente se considere que o aço inox contém pelo menos 12% Cr.

Os aços inoxidáveis ​​são ligas complexas envolvendo um bom número de elementos químicos, alguns básicos (C, Fe e Cr), e outros adicionados (Ni, Mo, Ti, Nb, N) a fim de obter certas estruturas e propriedades.

Principais diferenças

A diferença entre o aço inox e o aço carbono é a quantidade de cromo em sua composição. A presença de cromo (entre 10,5% e 11%) permite a formação de uma camada inerte de óxido de cromo na superfície do aço, que está na origem da resistência à corrosão do aço inox.

Devido à ausência de cromo na composição do aço carbono, ele não resiste ao teste do tempo. Além disso, não resiste a mudanças extremas de temperatura sem sofrer danos. De fato, a maior resistência à corrosão do aço inox o torna mais durável do que o aço carbono.

O que torna o aço inox a principal escolha de diversas indústrias?

O aço inox é o material preferido de inúmeras indústrias, já que serve a diversos propósitos de armazenamento além da água, por exemplo: para tanques de bebidas, medicamentos, alimentos, laticínios, etc. Portanto, a popularidade que o aço inox ganhou nos últimos anos se justifica em razão de todas as suas vantagens sobre outros materiais.

Os reservatórios de água mineral fabricados em aço inox oferecem alta durabilidade em comparação com outros materiais. Eles são isentos de oxidação. Além disso, oferecem um alto grau de durabilidade e resistência à corrosão. O aço inox também não racha ou enferruja. 

Aço inox é biodegradável

Outro beneficio que o aço inox oferece é o fato de ser um material que não tem impacto negativo no meio ambiente. É biodegradável e reciclável, o que ajuda a reduzir a emissão de carbono. Eles têm uma vida útil mais longa do que outros tanques, portanto, requerem custos de manutenção muito mais baixos.

Manter este metal limpo é fácil. Os reservatórios de água mineral fabricados em aço inox não exigem um grande esforço para a higienização. Dessa forma, com uma leve limpeza é possível garantir que o tanque não ofereça riscos para as propriedades da água armazenada.

Afinal, qual é o melhor?

Portanto, se durabilidade e resistência à corrosão são critérios fundamentais para a escolha de um reservatório de água mineral, o aço inox é, sem dúvida, uma alternativa melhor do que o aço carbono.

Veja também: Por que o aço inox é a escolha Nº 1 para reservatórios de água mineral?