Diferenças entre aço inox e aço carbono em reservatórios de água mineral

Você está em dúvida sobre usar aço inox ou aço carbono em reservatórios de água mineral? Antes de escolher entre um ou outro, vale a pena conhecer as características de cada um.

reservatório de água mineral
Reservatório de 100.000 litros para água mineral

Ambos são usados em diferentes indústrias, mas é comum surgirem dúvidas na hora de escolher o material ideal para um projeto. De qualquer forma, é fundamental saber com o que você está lidando, seus benefícios e possíveis desvantagens.

O que é aço carbono?

O aço carbono é um aço cujo principal componente de liga é o carbono. Assim sendo, as propriedades desse tipo de aço dependem da porcentagem de carbono que contém. Assim podemos classificá-lo em diferentes categorias. 

Quanto mais aumenta o teor de carbono, mais aumentam sua resistência à tração, bem como seu índice de fragilidade a frio, em detrimento de sua ductilidade.

Dentre as principais características do aço carbono, podemos destacar sua grande resistência e dureza. Essa é razão pela qual o aço carbono é muito utilizado em diversas aplicações. 

Quanto mais duro e resistente o material, melhor se adapta à construção. No entanto, o aço carbono não é adequado para aplicações que requerem um material com certo grau de flexibilidade. Ou seja, o aço carbono tem pouca ductilidade.

O que é aço inox?

O aço inox é muito diferente de qualquer outro tipo de aço. O que o torna único é sua grande resistência à corrosão, ou seja, não enferruja em condições normais.

Então, podemos considerar aços inoxidáveis aqueles que contêm pelo menos 10,5% de cromo e um máximo de 1,2% de carbono. Embora tradicionalmente se considere que o aço inox contém pelo menos 12% Cr.

Os aços inoxidáveis ​​são ligas complexas envolvendo um bom número de elementos químicos, alguns básicos (C, Fe e Cr), e outros adicionados (Ni, Mo, Ti, Nb, N) a fim de obter certas estruturas e propriedades.

Veja também: Reservatório de aço inox garante a qualidade da água mineral

Principais diferenças

A diferença entre o aço inox e o aço carbono é a quantidade de cromo em sua composição. A presença de cromo (entre 10,5% e 11%) permite a formação de uma camada inerte de óxido de cromo na superfície do aço, que está na origem da resistência à corrosão do aço inox.

Devido à ausência de cromo na composição do aço carbono, ele não resiste ao teste do tempo. Além disso, não resiste a mudanças extremas de temperatura sem sofrer danos. De fato, a maior resistência à corrosão do aço inox o torna mais durável do que o aço carbono.

O que torna o aço inox a principal escolha de diversas indústrias?

O aço inox é o material preferido de inúmeras indústrias, principalmente a de água mineral. Isso porque serve a diversos propósitos de armazenamento, por exemplo: para tanques de bebidas, medicamentos, alimentos, laticínios, etc.

Portanto, a popularidade que o aço inox ganhou nas últimas décadas se justifica em razão de todas as suas vantagens sobre outros materiais. Ele pode ser facilmente moldado, cortado e soldado devido à sua ductilidade e maleabilidade. Essas propriedades permitem a fabricação de componentes industriais complexos.

Os reservatórios de água mineral fabricados em aço inox oferecem alta durabilidade em comparação com outros materiais. Eles são isentos de oxidação. Além disso, oferecem um alto grau de resistência à corrosão. O aço inox também não racha e nem mesmo enferruja. 

Variedade de tipos de aço inox

Existem diferentes tipos de aço inox, cada um com composições de liga específicas para atender aos requisitos particulares. Os principais grupos incluem austeníticos, ferríticos, martensíticos e duplex. Cada grupo tem características específicas de resistência, ductilidade e aplicação.

Outro benefício que o aço inox oferece é o fato de ser um material que não tem impacto negativo no meio ambiente. É biodegradável e reciclável, o que ajuda a reduzir a emissão de carbono. Eles têm uma vida útil mais longa do que outros materiais, portanto, requerem custos de manutenção muito mais baixos.

Manter este metal limpo é fácil. Os reservatórios de água mineral fabricados em aço inox não exigem um grande esforço para a higienização. Dessa forma, com uma leve limpeza é possível garantir que ele não ofereça riscos para as propriedades da água armazenada.

Afinal, qual é o melhor?

Por fim, se durabilidade e resistência à corrosão são critérios fundamentais para a escolha de um reservatório de água mineral, o aço inox é, sem dúvida, uma alternativa melhor do que o aço carbono.

Veja também: Como reparar reservatórios de água mineral

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    E-mail: jopemar@jopemar.com.br

    WhatsApp: (54) 9 9660-8864

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.