Aço inox em reservatórios de água mineral: por que é tão popular?

Quando você resolve comprar um novo reservatório de água mineral, há várias coisas que você deve considerar além do custo. Por exemplo: o material de fabricação e o tamanho. 

reservatórios de água mineral
Reservatório de água mineral

Os tanques de armazenamento de água estão disponíveis em uma ampla variedade de materiais, incluindo polietileno, aço e concreto. Cada um tem suas próprias vantagens. No entanto, os tanques de água de aço inox são considerados melhores do que os outros. Por quê?

Proteção contra corrosão

O aço inox oferece maior durabilidade do que concreto, plástico ou aço carbono. Este material resiste à oxidação por biocidas e água, o que é um recurso extremamente benéfico para empresas do setor de água mineral. Além disso, o revestimento externo ou interno não é necessário para esses tanques.

Os tanques de água mineral de aço inox oferecem maior resistência à corrosão em frestas, cavitação e desgaste. Este material também é resistente ao calor e não é afetado quando exposto a radiações nocivas. Além disso, os tanques de aço inox são menos propensos a rachar, enferrujar ou congelar.

Reservatórios de água mineral de concreto

Esse tipo de tanque ainda é usado, apesar de suas desvantagens em relação ao aço inox. O que muitos usuários não percebem é que os tanques de concreto não são higiênicos. Eles são altamente suscetíveis ao crescimento de fungos e bactérias, bem como vazamento de produtos químicos. 

Como os tanques de concreto são porosos, eles liberam cálcio que contamina a água. Por outro lado, os tanques de armazenamento de água de aço inox são altamente higiênicos. Devido à alta estabilidade passiva-firme do aço inox, este material é inerte em água.

Os avanços na produção de aço inox nos últimos anos têm se concentrado no uso de recursos naturais e energia. A maioria dos reservatórios de água mineral fabricados em aço inox tem certa porcentagem de materiais reciclados, o que os torna amigos do meio ambiente.

Mobilidade

Então, vimos que muitos tanques de armazenamento de água de concreto são instalados em um só lugar e permanecem em seu local fixo até serem substituídos. No entanto, essa opção não é adequada para todos os empresários. Em algum momento, uma empresa pode precisar alterar a localização de um tanque de água mineral.

Mas, será quase impossível mover um tanque de concreto. As empresas que usam reservatórios de água mineral de aço inox podem facilmente mover seu tanque para outro local. Isso elimina os esforços e o estresse associados à movimentação de um tanque.

Valor estético

Por fim, reservatórios de água mineral feitos de plástico ou concreto não são atraentes aos olhos. Isso porque podem parecer desgastados após apenas alguns anos de uso. 

Na maioria dos casos, os tanques de armazenamento de água de aço inox parecem novos, mesmo após anos de serviço. Além disso, eles podem ser pintados para combinar com o ambiente.

Veja também: Reservatórios de água mineral do Brasil são fabricados com aço inox

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.