Como abrir uma empresa de água mineral?

Todos sabem que a água é captada através de fontes. Mas, caso surja uma nova fonte de água mineral e a indústria tenha interesse em explorar, será preciso usar reservatórios para armazenar a água. Além disso, é necessário solicitar ao Estado uma concessão.

água mineral
Tanque de aço inox

Novas fontes minerais podem levar até 24 meses para serem liberadas para uso. Esse é o prazo exigido para que os órgãos fiscalizadores realizem os estudos necessários.

Documentação necessária para abrir uma empresa de água mineral

Após ter a concessão cedida pelo governo, o proprietário da futura empresa de água mineral deverá tomar determinadas medidas para a abertura oficial de seu empreendimento. A seguir, serão listados alguns dos registros que o empresário deverá ter.

– Registro na junta comercial;

– Registro na Receita Federal;

– Registro na Secretaria da Fazenda;

– Registro na Prefeitura do município;

– Registro no INSS e Registro no Sindicato Patronal.

Regulamentação da atividade

A pessoa interessada em se tornar empresária do setor de água mineral deverá ainda procurar a prefeitura de sua cidade para solicitar um Alvará de Funcionamento.

Deve também entrar em contato com o Procon, a fim de deixar seus produtos adequados, conforme o que está especificado no Código de Defesa do Consumidor.

Também é recomendado que sejam lidas as leis e regulamentações feitas pelos órgãos que fiscalizam a produção. Estamos falando do Ministério de Minas e Energia, Departamento Nacional de Produção Mineral, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e a Associação Brasileira das indústrias de Água Mineral.

De acordo com a Anvisa, os fabricantes de água mineral devem enviar relatórios periodicamente às vigilâncias sanitárias do Estado e do município em que a indústria está instalada.

A obrigação do envio desses relatórios está prevista na Resolução 173. A norma aborda a forma como deve ser feita a captação da água em poços artesianos, bem como a distribuição e colocação do produto nas embalagens.

Reservatórios de água mineral fabricados em aço inox

O material mais utilizado nesse setor de mercado é o aço inox. Dessa forma, são fabricados reservatórios de água mineral com acabamento polido. Além disso, a escovação deve atender as normas previstas pelo DNPM e pela Anvisa.

Uma das etapas mais importantes do processamento de água mineral é o armazenamento. Isso deve ser feito em reservatórios de água mineral situados em nível superior ao solo e estanques, evitando assim a contaminação da água.

Para realizar a limpeza do reservatório é preciso contratar pessoal capacitado. A manutenção do tanque deve ser realizada com frequência, mantendo as condições higiênicas e sanitárias. Isso evita a contaminação da água.

Após o armazenamento em tanques são realizados os processos de envase, fechamento e rotulagem. Em seguida, o transporte e a venda aos atacadistas que levam as garrafas de água ao consumidor final.

Por que escolher o aço inox?

Os tanques de aço inox podem ser usados ​​para armazenar diferentes produtos além da água. Por exemplo: bebidas, laticínios, componentes químicos, etc. O aço inox é um material frequentemente usado na indústria de água mineral devido à sua flexibilidade e facilidade de uso. 

O aço inox também é valorizado por sua resistência à corrosão e a capacidade de resistir a temperaturas extremas. Essas características exclusivas tornam o aço inox uma opção ideal para o armazenamento de materiais sensíveis.

Capacidades dos tanques de aço inox

A maioria dos tanques industriais são construídos em forma cilíndrica, com paredes finas de aço inox. Como citamos acima, o aço inox é normalmente muito fácil de limpar. Afinal, esse é um dos critérios mais importantes na indústria de água mineral. 

Os reservatórios de água mineral fabricados em aço inox podem conter outros componentes para atender a necessidades específicas do projeto.

As especificações exatas para cada tanque dependerá da aplicação específica e uma série de outros fatores-chave que ajudarão a determinar as características do reservatório de água mineral.

Veja também: Como manter os reservatórios de água mineral livres da corrosão

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.