Como armazenar água de poço artesiano

06 Tanque

Armazenar água de poço artesiano exige alguns cuidados. Não basta apenas que a água se apresente cristalina e sem odor: ela pode apresentar substâncias ou organismos que trazem riscos à saúde.

Os poços artesianos são muito comuns em muitas cidades, servindo para o consumo humano, para a higiene, para a alimentação e, em virtude disso, é preciso que a água armazenada de poços artesianos seja analisada constantemente, verificando se a qualidade é adequada ao consumo. Para armazenar água de poço artesiano, além disso, também é necessário que o local seja livre de contaminações, livre de poluentes, garantindo que o uso dessa água não provoque problemas de saúde.

Os tanques usados para armazenar água de poço artesiano devem ser feitos de materiais que garantam a higiene, que sejam impermeabilizados e fechados. A escolha do tanque para armazenar água de poço artesiano deve ser construído segundo critérios técnicos, sempre com vistas a preservar a qualidade da água obtida.

Os grandes tanques usados pelas companhias distribuidoras de água, além disso, devem levar em conta a quantidade de água armazenada. A companhia deve se preocupar com o consumo imediato e com a reserva, embora possa contar com constante fornecimento, ao contrário de água tratada de rios e barragens, que dependem de fatores externos, como quantidade de chuva ou capacidade da barragem.

Tanques para armazenar água de poço artesiano, que também são denominados de reservatórios, podem ter as mais diversas dimensões e capacidades. Alguns tanques podem ter 50 metros de diâmetro ou mais, sendo construídos de acordo com a necessidade da população da cidade ou vila onde é instalado.

Existem normas e regras que são fiscalizadas pelos órgãos públicos para que o tanque para armazenar água de poço artesiano seja construído de forma a não alterar as propriedades da água armazenada, para que não seja contaminada por elementos externos e não prejudique a saúde da população.

Materiais usados nos tanques para armazenar água de poço artesiano

Entre os materiais usados para tanques para armazenar água de poço artesiano, um dos mais utilizados é o aço inox, um aço que também é usado para produção e armazenamento de produtos industriais, como vinho, sucos, laticínios e outros.

O tanque de aço inox é um dos mais usados por ser de material totalmente reciclável, sendo totalmente ecológico e não prejudicando o meio ambiente, preservando a água que está armazenada. Além de suas qualidades, que proporciona a garantia da água armazenada, o tanque de aço inox, usado para armazenar água de poço artesiano, também apresenta um visual que comprova sua higiene, evitando que materiais poluentes possam contaminar o armazenamento.

Os tanques para armazenar água de poço artesiano também podem ser construídos em aço carbono. O aço carbono possui uma composição que oferece alta resistência mecânica, suporta intempéries climáticas e garante a qualidade da água armazenada. Sendo um material totalmente atóxico, o aço carbono é extremamente higiênico, protegendo a água armazenada contra a ação de poluentes e de agentes externos.

O tanque de aço carbono para armazenar água de poço artesiano é bastante solicitado pela construção civil para locais que exigem fornecimento constante de água, como condomínios, por exemplo, sendo de aplicação bastante comum em fazendas, além de shoppings centers e loteamentos. A água armazenada mantém acondicionamento dentro de temperaturas normais, não alterando sua qualidade e ficando livre de impurezas.

Modelos de tanques para armazenar água de poço artesiano

Os modelos de tanques para armazenar água de poço artesiano, sejam de aço inox ou aço carbono, podem ser construído de acordo com as especificações dos clientes.

Entre os modelos mais aplicados, estão o modelo cilíndrico, que pode armazenar água desde sua base até o topo, ficando instalado verticalmente, garantindo o fornecimento de água com a gravidade, com força suficiente para qualquer uso.

Alguns modelos podem ser instalados sobre base de concreto lisa, com nivelamento e desempeno, ficando na horizontal, podendo ser usados em edifícios, também fornecendo a água por gravidade.

Os tanques para armazenar água de poço artesiano são resistentes, higiênicos e garantem a qualidade do líquido essencial para a sobrevivência humana. Com a utilização do aço carbono ou aço inox, esses tanques apresentam diversas vantagens em relação a reservatórios feitos de concreto, que podem, com o tempo, contaminar a água e prejudicar o consumo.

Todos os modelos de tanque para armazenar água de poço artesiano são fechados hermeticamente, com alçapões para análise da água e para limpeza, que deve ser feita pelo menos de 6 em 6 meses.

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.