4 passos para fazer a limpeza do reservatório de água

A limpeza do reservatório de água deve ser feita por especialistas. Esse procedimento deve ser realizado a cada período pré-determinado e deve seguir alguns procedimentos para que seja realizado de forma adequada.

reservatório de água
Reservatório de água

Para ajudá-lo nessa questão, elaboramos um guia para explicar passo a passo como realizar a limpeza de maneira rápida e eficiente.

Período

É importante planejar e definir quantas vezes ao ano o reservatório de água deverá ser limpo. O ideal é que a limpeza aconteça, pelo menos, duas vezes ao ano.

Materiais

Para que a limpeza seja feita de forma eficaz e não prejudique o reservatório, é preciso usar alguns materiais como esponja, panos macios e água sanitária.

Começando o processo de limpeza do reservatório de água

Tendo em mãos os materiais necessários para executar a limpeza, o próximo passo é seguir alguns procedimentos padrão.

1 – Feche o registro de água e esvazie o reservatório

Antes de tudo é importante que a água pare de circular pelo reservatório. Portanto, é preciso desligar o fluxo de água. Após fechar o registro de entrada de água, é importante esvaziar o reservatório. Mas não precisa secá-lo completamente.

2 – Limpe as paredes internas do reservatório

Procure limpar de maneira uniforme as paredes internas do reservatório para remover qualquer tipo de substâncias ou bactérias que possam ter se alojado ali. Você pode fazer essa limpeza com uma esponja macia.

É importante lembrar que não devem ser usados produtos abrasivos como sabão, detergentes ou outros tipos de produtos químicos. Isso porque os resíduos podem contaminar a água do seu reservatório. Após concluir a limpeza, você deve retirar a água suja que restou.

3 – Use água sanitária para desinfetar

Após eliminar a água suja e todos os resíduos envolvidos na limpeza, você já pode ativar o sistema de abastecimento e deixar a água ir entrando no reservatório aos poucos.

Quando estiver com o nível de água em torno dos 50 cm, feche o registro novamente e adicione água sanitária. Para saber a quantidade necessária para a limpeza, você pode tomar como proporção a mistura de um litro de água sanitária para cada mil litros de água.

É indicado deixar essa mistura no reservatório por pelo menos duas horas.

4 – Realize o enxágue do reservatório

Agora é preciso esvaziar o reservatório de água. Abra o sistema de abastecimento e realize o enxague. O importante é deixar o reservatório bem sequinho após concluir a limpeza. Portanto, use panos limpos na secagem.

Lembre-se, que após finalizar a limpeza, você deve vedar novamente o reservatório, para assim evitar a entrada de sujeira ou insetos.

Veja também: Como manter os reservatórios de água mineral livres da corrosão

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.