Como fazer a higienização dos equipamentos dos reservatórios de água mineral

A indústria de água mineral procura manter seus produtos dentro de todas as normas estabelecidas pelos órgãos de controle do setor. Afinal, garantir a qualidade ideal para o consumo deve ser a prioridade de qualquer empresa. Por isso, é fundamental fazer a higienização dos equipamentos que compõem os reservatórios.

higienização dos equipamentos
Reservatórios de água mineral

Geralmente, as indústrias usam tanques de aço inox para armazenar água mineral porque o aço é um material que não enferruja. Além disso, tem alta durabilidade e é fácil de limpar.

A higienização dos equipamentos evita a contaminação do produto

Um fator importante é que reservatórios fabricados com aço inox impedem que contaminantes alterem as propriedades da água. Por exemplo: bactérias ou microrganismo.

Portanto, é preciso realizar a higienização dos equipamentos de forma correta. Exatamente por esse e por outros motivos que iremos mencionar mais adiante, as indústrias dão preferência para reservatórios de água mineral fabricados com aço inox.

Portanto, o aço inox é um material ideal para as indústrias de vários segmentos, tais como: alimentos, bebidas, petroquímica, medicamentos, entre outros.

Características do aço inox

O aço inox é um material que possui características incomparáveis. Certamente, é uma opção mais viável do que os tanques de polietileno e de concreto. A seguir, mais algumas qualidades que fazem do aço inox o preferido das indústrias de reservatórios de água mineral.

– É um material extremamente resistente à corrosão e de grande durabilidade. Assim, as empresas têm menos gastos com trocas de acessórios e com as manutenções necessárias.

– O aço inox resiste às variações de temperatura, desde as mais elevadas até as mais baixas.

– É um material que pode ser fabricado nos mais variados tamanhos e dimensões, de acordo com a necessidade de cada cliente ou empresa.

– Também é importante destacar que o aço inox consegue manter a temperatura dos produtos no seu interior pelo maior tempo possível. Em razão disso, a água mineral não sofre alterações.

A importância da água

A água é um líquido fundamental para a sobrevivência de todos os seres vivos. Além disso, ela é essencial para garantir a saúde e o bom funcionamento do organismo humano.

De fato, a população deve criar o hábito de ingerir bastante água durante o dia para manter a hidratação. É indicado consumir pelo menos dois litros de água por dia.

Acima de tudo, a água possui qualidades importantes para o organismo funcionar de forma adequada. A seguir, algumas funções do corpo humano que a água ajuda a realizar:

– Consegue manter a pele e o organismo hidratado.

– Ajuda na eliminação de toxinas pelo corpo.

– Combate o envelhecimento precoce e ajuda no funcionamento do metabolismo.

– Ajuda no transporte dos nutrientes e minerais para as células do corpo.

– Auxilia na digestão e circulação do sangue.

– Ajuda no bom funcionamento dos rins, coração, intestino, entre outros.

– Regula a temperatura corporal e evita a retenção de líquidos.

– Atua como um lubrificante dos ossos e dos olhos.

Tipos de higienização dos equipamentos

Limpeza de rotina de sujeira leve: o ideal é usar sabão, detergente ou solução diluída (1%) de amônia em água morna. Aplicar com uma esponja limpa, um pano macio ou uma escova de cerdas macias e depois enxaguar com água limpa e secar.

Marcas de impressões digitais: nesse caso, detergente e água morna, alternativamente, ou solvente de hidrocarboneto devem resolver o problema das marcas de dedos.

Tanque com manchas de óleo e graxa: nessa situação, o melhor é usar solventes de hidrocarbonetos (álcool metilado, álcool isopropílico ou acetona).

Manchas e descoloração leve: passe um pano ou esponja macia, logo depois enxaguar os resíduos com água limpa e secar.

Manchas de ferrugem causadas por contaminação de aço carbono: para resolver esse problema, use uma solução de ácido fosfórico a 10% (seguido de enxágue com amônia e água) ou solução oxálica (seguido de enxágue com água).

Veja também: Benefícios dos reservatórios de aço inox para água mineral

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.