Como funciona uma indústria de Água Mineral?

Como funciona uma fábrica de agua mineral

A água é uma fonte de vida, e por isso sua produção deve ocorrer de forma correta, em reservatórios de água mineral.

Existem empresas de água mineral responsáveis pela distribuição mensal de até 60 mil litros de água, que anteriormente são armazenadas em reservatórios de aço inox. Para isso, deve-se seguir os princípios básicos da higiene industrial. As fábricas devem contar com salas de assepsia e grandes galpões. As instalações internas, geralmente, têm climatização de temperatura e assim o ar é distribuído por todo o ambiente, o que muito contribui para a qualidade do produto.

O início de todo o processo de fabricação de água mineral se dá em fontes naturais que são preparadas para o recebimento de água mineral através de poços artesianos. A água, em seguida, é captada através de tubulações e armazenada em reservatórios de aço inox onde recebe tratamento.

Em outra parte da fábrica se realiza o processo de armazenamento dos garrafões, que só tem início depois, que sem contato com o chão externo, são examinados por funcionários e um a um passam pelo processo de limpeza. A higienização elimina resíduos químicos, e na sequência a escovação e o enxague preparam o garrafão para a máquina de fluxo laminar com raio ultravioleta. A partir daí, os garrafões são encaminhados em uma esteira até a máquina onde é feito o lacre de forma automática. Um funcionário revisor verifica a qualidade dos garrafões e encaminha para o setor de embalagem, que entrega aos distribuidores a água pronta para ser consumida.

O processo de higienização é muito importante para que sejam eliminados os resíduos químicos do garrafão. Caso a higienização não seja bem feita, os resíduos presentes no garrafão podem causar diversos problemas de saúde para o consumidor final da água mineral. As garrafas plásticas e copos descartáveis passam por um processo de higienização similar ao dos garrafões, porém em máquinas de proporções menores. Independente do tipo de embalagem, o reservatório de água em aço inox é essencial na produção de água mineral.

As empresas devem ter ainda um laboratório onde químicos e biólogos realizam uma análise microbiológica de amostras da água. Somente depois de tudo isso que a água segue para o reservatório de aço inox.

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.