Importância de manter os reservatórios de água mineral limpos

Os reservatórios de água mineral são um equipamento essencial para diferentes indústrias, principalmente a de água mineral. A matéria prima para a construção de tanques de água tem sofrido alterações nos últimos anos.

reservatórios de água mineral
Reservatório de água mineral

Isso porque antes era usada a fibra de amianto, que foi considerada perigosa para a saúde. Embora não tenha sido totalmente eliminada, a maior parte das empresas voltadas para a produção de reservatórios de água prefere optar por outros tipos de materiais que favorecem a limpeza do tanque.

Materiais usados em tanques de armazenamento de água

Atualmente, os materiais mais populares na fabricação de reservatórios de água são o aço carbono e o aço inox. Certamente, esses materiais são os melhores para garantir a preservação da qualidade da água em reservatórios. A higienização é simples e não requer produtos especiais. Usando basicamente água e sabão, é possível manter o tanque limpo.

Quando se trata de desempenho, os reservatórios de água mineral devem garantir que não haja alterações nas propriedades da água. Dessa forma, é mantida a sua qualidade. Além disso, com os devidos cuidados é possível manter a água livre da contaminação de algas e microrganismos.

Além de não interferir nas características da água, o aço inox e o aço carbono são materiais resistentes e duráveis. Junto com a qualidade do material usado para a construção dos reservatórios de água mineral, alguns itens também precisam ser analisados. Por exemplo: os acessórios necessários para atender as necessidades de cada indústria.

Cuidados com os reservatórios de água mineral

A água armazenada nos reservatórios deve ser disponibilizada com total qualidade ao consumidor final. Portanto, seja na indústria de água mineral ou para outros fins, os tanques de armazenamento de água devem manter-se limpos.

Assim, se os reservatórios estão atendendo uma empresa, por exemplo, é necessário que a limpeza seja feita periodicamente, não podendo ultrapassar o período de seis meses. Nesse caso, é recomendado que profissionais especializados sejam contratados para a higienização dos reservatórios.

Falta de limpeza e de manutenção pode prejudicar a qualidade da água

A falta de limpeza e de manutenção pode prejudicar a qualidade da água, contaminando-a e provocando prejuízos financeiros, bem como problemas de saúde aos usuários.

Havendo rachaduras ou infiltrações nos reservatórios, é uma comprovação de que existe risco para a qualidade da água. Assim sendo, com rachaduras podem ocorrer vazamentos.

Para evitar problemas de rachaduras ou infiltrações, o mais recomendado é que os reservatórios sejam fabricados em aço inox, já que o produto é de fácil manutenção e não apresenta esse tipo de problema.

Reservatório de água mineral em condomínios

Com relação ao consumo, os reservatórios devem prever a frequência de interrupções no abastecimento, as flutuações na pressão da rede e ainda a reserva para o combate a incêndio, de acordo com as normas técnicas.

Alguns condomínios instalam dois reservatórios, um principal, e de maior volume, instalado no subsolo, a partir do qual a água é bombeada para um reservatório no topo do prédio, onde atende as necessidades da população pela gravidade.

A regra mais prática para calcular a capacidade dos reservatórios para atender à demanda é multiplicar o número de moradores pela média de dias sem abastecimento numa determinada região (ou seja, onde está instalado o condomínio), multiplicando esse resultado pelo consumo diário por pessoas, que é de 150 litros.

A instalação dos reservatórios pode variar conforme o material utilizado para a fabricação do mesmo. Mas, de forma geral, é necessário que eles sejam colocados de maneira que seu interior possa ser inspecionado com facilidade e que possa permitir a limpeza sem maiores complicações.

Um ponto importante a ser observado é que os reservatórios devem ser protegidos da incidência direta de luz solar. Isso evita a possibilidade de contaminação e de proliferação por bactérias e microrganismo.

O local para a instalação dos reservatórios  deve ser escolhido de forma a permitir que suporte o peso e a pressão da água, evitando que as instalações sejam danificadas.

Veja também: Aço inox em projetos de reservatório de água

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.