Reservatório de água de chuva residencial

11 Reservatório

O reservatório de água de chuva, também conhecido como cisterna, é um sistema montado para aproveitamento da água da chuva para fins domésticos. O aproveitamento da água pluvial tem sido bastante utilizado nos últimos anos, através da construção de reservatórios de grande porte, sendo uma das soluções mais efetivas para economizar água do abastecimento público.

O sistema de reservatório de água de chuva apresenta grandes vantagens para uso doméstico, economizando recursos naturais e dinheiro, já que é possível utilizar a água armazenada nos períodos de chuva para lavar quintais, regar jardins, dar descarga e outros usos não potáveis, não necessitando usar água tratada, que sempre é bem mais onerosa.

Usar reservatório de água de chuva, além da economia gerada para residências e condomínios, também ajuda no combate às enchentes nos grandes centros urbanos. Tanto é assim que, em muitas cidades, já existe um legislação específica, obrigando a construção de reservatório de água de chuva para evitar problemas nas ruas, bueiros e regiões mais baixas em relação aos níveis de rios.

Legislação para reservatório de água de chuva

A cidade de São Paulo já possui a Lei n° 13276, de 2002, que é conhecida como Lei das Piscininhas, obrigando a construção de reservatório de água de chuva, coletadas em pisos ou coberturas de novas construções ou de construções reformadas, acima de 500 m2 de área impermeabilizada. A água captada, em São Paulo, pode ser infiltrada no solo ou utilizada para fins não potáveis, podendo também ser direcionada para a rede pluvial depois de uma hora da chuva.

O Rio de Janeiro possui uma lei similar, que passou a ser aplicada depois de 2007. Para o Rio de Janeiro, o reservatório de água de chuva residencial é obrigatório para novos empreendimentos residenciais que possuam mais de 50 famílias ou empreendimentos comerciais com mais de 50 m2 de área construída.

Na cidade de Curitiba a legislação para reservatório de água de chuva é obrigatória desde 2006, não sendo concedido alvará de construção caso não haja a previsão e instalação de um sistema de reaproveitamento de água da chuva.

Embora seja obrigatório o reservatório de água de chuva em certas cidades, muito antes das leis os empreendimentos residenciais de grande porte já realizavam a captação de água da chuva, já que é uma opção para aproveitamento da água e para trazer benefícios ao meio ambiente, gerando ainda economia na conta mensal de água.

Como instalar o reservatório de água de chuva

O sistema de instalação e captação de água da chuva é muito simples, já que, na maior parte das vezes, a edificação possui uma base para a instalação do reservatório de água de chuva. Quando a residência ou edifício já possui as calhas, é apenas necessário direcionar a água das calhas para um reservatório, podendo, a partir daí, direcionar a água ao sistema de abastecimento de vasos sanitários e de torneiras usadas para fins não potáveis.

O reservatório de água de chuva pode ser montado em aço carbono, podendo ser subterrâneo, com bombas para elevar a água a reservatórios mais altos, de onde a água irá servir aos fins não potáveis através da gravidade. A bomba instalada será usada sempre que necessário encher o depósito de nível superior, não gerando custos maiores do que o consumo de água através do sistema público de abastecimento.

Calculando o tamanho do reservatório de água de chuva

Para saber o tamanho do reservatório de água de chuva que deve ser instalado, o interessado deve calcular o volume total de captação tomando por base o consumo de sua residência ou do condomínio.

Numa residência com 5 pessoas, utilizando a água da chuva para vasos sanitários, lavagem e rega de quintal e jardim, pode-se pensar num consumo de pelo menos 5 mil litros de água por mês. Assim, ao calcular o tamanho do reservatório de água de chuva, é necessário pensar em volumes acima desse valor, lembrando também que as chuvas são sazonais, devendo se levar em conta os períodos de estiagem.

O cálculo deve levar em conta o uso de água não potável em toda a área da residência ou do condomínio, lembrando que, embora haja um custo inicial, reservatórios fabricados em aço carbono têm durabilidade garantida por muitos anos, o que irá propiciar, em pouco tempo, economia na conta de água, trazendo ainda benefícios ao meio ambiente.

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    E-mail: jopemar@jopemar.com.br

    WhatsApp: (54) 9 9660-8864

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.