Reservatório de água em aço inox escovado

O aço inox, material usado para a construção de reservatório de água, entre outras aplicações, é uma liga de ferro e carbono que contém pelo menos 10,5% de cromo em sua composição química.

Reservatório de água mineral
Reservatório de água de aço inox

É um material produzido em siderúrgicas. Nele é adicionado elementos de liga como o cromo, o níquel e o molibdênio, entre outros. A grande importância do aço inox para reservatório de água está nos seus atributos e propriedades.

Características do aço inox

Entre inúmeras características positivas do aço inox podemos destacar a resistência à corrosão. Isso ocorre devido a formação de um filme passivo em sua superfície. Esse filme é composto de óxido de cromo que se transforma numa barreira contra a oxidação do aço.

Trata-se de uma condição constante: quando o aço inox do reservatório de água sofre algum tipo de dano, como amassamento, corte ou arranhão, imediatamente o oxigênio existente na atmosfera se combina com o cromo, criando novamente o filme protetor e dando a resistência necessária ao material.

Devemos considerar, no entanto, que existem diversos tipos de aço inox no mercado. Enquanto, por exemplo, o tipo 430 tem um teor de cromo superior a 16%, o tipo 304 tem 18%, com nível de níquel maior do que 8%. Isso os torna diferentes também com relação à corrosão.

Embora sejam materiais com boa resistência à corrosão, eles não suportam as agressões. Assim, o aço inox pode ser rapidamente atacado quando em contato com ácidos clorídrico ou fluorídrico. Além disso, a agressão por ácido sulfúrico depende dos níveis de concentração e de temperatura.

Em outros meios, o aço inox também pode ser atacado, criando manchas de corrosão. Por exemplo, em materiais que contenham cloreto, o que prejudica a resistência do aço inox e não permite que se mantenha íntegro.

Reservatório de aço inox: resistente à corrosão atmosférica

Para a construção de um reservatório de água, o aço inox é bastante resistente. Isso ocorre principalmente porque a corrosão atmosférica dificilmente o atinge. Dependendo da qualidade e dos componentes da água que ele contém, também resiste interiormente.

Para a construção de reservatório de água, o aço 430 é o normalmente indicado. Isso ocorre em virtude das condições atmosféricas em cidades pouco contaminadas e no meio rural, com o ar mais limpo de poluentes.

Nas grandes cidades, onde a poluição é maior e o ar está impregnado de substâncias que podem contamina. Nesse caso, o aço inox escolhido é o 304, enquanto que, em localidades litorâneas, a preferência é dada ao aço inox 316. Isso porque além de cromo e de níquel, também contém maior quantidade de molibdênio em sua composição.

Reservatório de aço inox: pontos de ferrugem

Normalmente, quando se observa pontos de ferrugem no aço inox de reservatórios, isso se dá em virtude do corte do material, ou no próprio processo de fabricação e acabamento, principalmente quando se utilizam materiais que já foram anteriormente usados em serviços com aço carbono.

No caso de partículas de aço carbono ficarem incrustadas na superfície do aço inox, essas partículas não são resistentes à corrosão, seja pela água ou pela atmosfera. Assim, surgem os pontos de ferrugem que, na verdade, estão apenas corroendo as partículas de aço carbono e não exatamente o aço inox.

Mesmo em reservatórios maiores, em virtude de algumas situações como essas, é importante manter a limpeza das superfícies inoxidáveis. Dessa forma é possível evitar que surjam outros problemas que possam causar a corrosão. A limpeza frequente é recomendada para que o reservatório de água em aço inox mantenha maior resistência.

Na construção de um reservatório de água em aço, em virtude das condições e situações que apresentamos, é preciso escolher o melhor e mais adequado tipo de aço inox. Além disso, é importante tomar os cuidados necessários com sua limpeza. Assim poderá ter maior durabilidade e maior resistência.

Reservatório de água em aço inox escovado

O aço inox escovado sofre um tipo específico de acabamento, para manter sua superfície limpa e livre de detritos. O processo aplicado é o de abrasão e polimento, podendo também haver um revestimento especial, como a galvanoplastia.

O aço inox para reservatório de água, da mesma forma que os utilizados em outras aplicações podem ser de qualquer tipo de acabamento. A preferência pelo acabamento escovado é em virtude de sua superfície fosca, dando a impressão de que foram escovados por uma escova de fios bem finos.

O acabamento escovado é produzido com a fricção sobre a superfície do metal, propiciando ao material maior resistência e durabilidade.

Vale lembrar que um reservatório de água em aço inox escovado deve ser construído dentro de especificações detalhadas, tanto para atender a quantidade de pessoas como a necessidade de fornecimento de água numa empresa.

Veja também: Importância do filtro removedor de ferro e manganês em reservatórios de água mineral

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.