Reservatório de água nas indústrias

Um reservatório de água é destinado ao armazenamento de água para diversos fins. Portanto, pode até mesmo atender ao resfriamento de equipamentos. Além disso, pode ter as mais variadas dimensões, de acordo com as necessidades da indústria.

Reservatório de água
Tanque de aço inox

Nas indústrias de processamento, o reservatório de água deve ser construído conforme os requisitos definidos pelo código API. Esse código é originário dos Estados Unidos. Mas as empresas também devem seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Instalação do reservatório de água

De uma forma geral, um reservatório de água deve ser instalado no interior de bacias de contenção. A sua finalidade é conter os derrames nos casos de ruptura. O reservatório de água pode ser construído com teto fixo ou flutuante, interno ou externo, dependendo da necessidade da empresa.

É de extrema importância verificar o seu interior e a qualidade da água depositada, principalmente quando se trata de alimentos. Essa necessidade tem como objetivo garantir que as características dos produtos finais não sejam alteradas.

Dessa forma é possível evitar a contaminação dos alimentos através do meio ambiente ou do próprio fornecimento. Além disso, também é preciso considerar a degradação do material do próprio reservatório de água.

Regras e normas

Existem normas que devem ser seguidas para a fabricação de reservatório de água. Essas normas são fiscalizadas pelos órgãos públicos, no caso de água utilizada diretamente em produtos destinados ao consumo humano.

Desta forma, o reservatório de água deve ser construído de maneira a não interferir nas características do líquido armazenado. Para o armazenamento de água mineral, o material mais utilizado e mais apropriado é o aço inox.

Esse material também é muito popular na indústria de vinhos, sucos, leite, cervejas e medicamentos. O aço inox, além de ser um material totalmente reciclável, também é completamente ecológico. Portanto, não prejudica o meio ambiente e muito menos os produtos que dependem do seu uso.

Qualidade dos produtos armazenados

O aço inox apresenta um visual atrativo devido às opções de acabamento em sua superfície. Isso garante a qualidade dos produtos fabricados pela indústria. No entanto, para outros tipos de atividade industrial, pode-se utilizar diferentes materiais, dependendo da utilização da água e dos produtos fabricados.

Assim, o reservatório de água deve ser projetado e construído por uma empresa que seja referência no setor. Além disso, que possua um programa para aprimorar a construção do reservatório de água. Outro fator importante é contar com uma equipe técnica que possa garantir o melhor produto final para o cliente.

Características do reservatório de água

Em primeiro lugar, um reservatório de água deve ser construído com materiais de qualidade, que tenham garantia de durabilidade e de desempenho. Isso, independente do seu tamanho e da capacidade de armazenamento do líquido necessário para a indústria.

Além do próprio reservatório de água, a empresa responsável pelo seu projeto e construção também deve fornecer os equipamentos necessários para a condução e utilização da água.

Por exemplo: escada interna e externa, bocal de visita, saída de água, aças de içamento e suporte, pára-raios, parapeito e guarda-corpo para escadas, entre outros.

Sem dúvida, isso deve garantir a proteção dos operadores e cumprir com os requisitos legais que normatizam a construção de um reservatório de água.

Capacidade

O reservatório de água, dependendo das necessidades da indústria onde será instalado, poderá ter capacidade de até 5 milhões de litros. Além disso, pode haver reservatórios diferentes para variadas utilizações, o que demanda a necessidade do projeto para a sua construção e instalação.

O material utilizado no reservatório de água poderá ser aço inox ou aço carbono, e isso depende da utilização da água armazenada. No entanto, deve sempre apresentar excelente resistência química, bem como segurança para a indústria.

Além disso, a garantia de estanqueidade e, principalmente, durabilidade. De fato, essas são necessidades básicas para a continuidade das atividades da indústria, para que seu processo produtivo não tenha descontinuidade.

A norma técnica que trata da instalação de reservatório de água é a NBR 12217, que deve ser consultada antes da construção, produção e instalação dos reservatórios para indústrias.

Veja também: Importância do filtro removedor de ferro e manganês em reservatórios de água mineral

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.