Benefícios do aço inox em reservatórios de água mineral

Quase todo mundo já ouviu falar do aço inox ou já fez uso desse material de alguma forma ao longo da vida. Mas nem todos sabem o que é, como é feito, como é usado e as vantagens de escolhê-lo para os reservatórios de água mineral, em relação a outros tipos de materiais.

reservatórios de água mineral
Reservatório de água mineral

Existem muitos benefícios associados ao uso do aço inox em uma ampla variedade de projetos e aplicações, como, por exemplo, tanques de armazenamento de água, que é o foco desse artigo. Então, conheça agora os benefícios que esse material proporciona para a indústria de reservatórios de água mineral.

O que é aço inox?

Antes de mais nada, é preciso entender o que é o aço inox. O aço inox, como o próprio nome sugere, é um tipo de aço com capacidade única de resistir a manchas e corrosão. Assim sendo, mais de 10% desse material vem da adição de cromo, que é o que lhe confere propriedades únicas.

Vale ressaltar que o aço utilizado é aquele com baixo teor de carbono. Então, quando outros elementos, como níquel, nitrogênio e molibdênio são adicionados durante o processo de fabricação, essas propriedades de resistência à corrosão aumentam.

Embora existam atualmente mais de 60 graus diferentes disponíveis, todos eles se enquadram em cinco classes distintas. Assim, são identificados pelos elementos de liga que são adicionados para melhorar ou fortalecer suas propriedades.

Vantagens dos reservatórios de água mineral de aço inox

Vamos destacar agora algumas vantagens do aço inox para a indústria de reservatórios de água mineral. Independentemente da introdução de outros materiais, tanques de armazenamento de aço inox ainda são a melhor escolha em termos de compatibilidade e durabilidade.

Isso porque, exigem pouca manutenção em comparação com outras opções disponíveis. Sem dúvida, a qualidade do aço inox é muito mais notável.

Durabilidade

Sem dúvida, o aço inox é muito mais resistente à corrosão em comparação com o aço comum. É por isso que continua sendo uma alternativa atraente para uso em qualquer indústria de materiais corrosivos. No caso de reservatórios de água mineral, eles são muito duráveis ​​e oferecem resistência relativamente alta.

Além disso, a tendência é que durem mais do que um tanque de concreto ou polietileno porque não serão afetados por nenhuma vulnerabilidade. Aliás, um tanque de aço inox pode ter até 20 anos de vida com as devidas manutenções regulares.

Não altera as propriedades da água

Certamente, uma das preocupações da indústria de reservatórios de água mineral é a possibilidade do material de fabricação do tanque alterar as propriedades da água. De fato, a qualidade e a segurança do produto é a principal preocupação.

Portanto, o aço inox garante que a água mineral mantenha suas características, diferente de outros materiais. O uso de um tanque de armazenamento de aço inox pode fornecer fortificação adicional e é competente para manter o líquido armazenado nas melhores condições.

Higienização total dos reservatórios de água mineral

Os tanques de aço inox são alternativas de armazenamento totalmente higiênicas, bem como econômicas. Comparados a outros tanques, são mais vantajosos pelos atributos físicos que possuem. Além disso, são duráveis ​​e resistentes. O uso deste material em reservatórios de água mineral transmite qualidades avançadas.

Esse é um dos motivos que leva os empresários a não abrirem mão do aço inox na fabricação dos tanques. Se você está procurando tanques duráveis, fortes e visualmente atrativos, o aço inox é claramente a melhor opção. Mas, não é só na indústria de reservatórios de água mineral que prevalece o aço inox.

Exemplos

Por exemplo, no setor alimentício, farmacêutico, químico ou qualquer outro produto, é imprescindível garantir a qualidade do produto. Como conseguir isso? Graças a um tanque de armazenamento de aço inox. Assim, é possível garantir a higiene dos elementos internos.

Natureza reciclável

Por fim, mas não menos importante, o aço inox é considerado um material ecologicamente correto porque sua produção utiliza recursos naturais e energia. Assim sendo, é um material de longa duração e altamente reciclável por natureza.

Portanto, novos itens de aço inox são feitos com aproximadamente 60-70% de material reciclado, o que é um grande benefício para o meio ambiente. Quer você use um tanque de aço inox por pouco ou muito tempo, no final de sua vida útil ele poderá ser reciclado.

Saiba também: Como salvar reservatórios de água mineral corroídos?