Reservatórios de água mineral no padrão DNPM

Os reservatórios de água mineral seguem padrões para garantir sua qualidade. Portanto, existem regras que são estabelecidas por alguns departamentos reguladores e podemos citar o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Essa é a instituição responsável pela gestão do patrimônio mineral brasileiro.

reservatórios de aço inox
Reservatório de água mineral

O DNPM também é responsável pelo planejamento da exploração mineral, bem como o aproveitamento dos recursos minerais. Além disso, fiscaliza as atividades de mineração de todo país de acordo com suas normas e regulamentos.

Assim sendo, os reservatórios de água mineral devem ter o padrão DNPM. Dessa forma é possível ter certeza de que é um equipamento que atende todas as regras do setor. Aliás, são normas e padrões muito exigentes.

A função do DNPM

O Departamento Nacional de Produção Mineral teve sua origem na diretoria do serviço geológico e mineralógico do Brasil, criado em 10 de janeiro de 1907 pelo Decreto número 6.323, subordinada ao ministério da agricultura, indústria e comércio.

Assim, em maio de 1994, foi sancionada a Lei número 7.876 que transformou a DNPM em autarquia e o Decreto número 1.324, de 2 de dezembro de 1994 o instituiu com uma estrutura que representa todos os estados.

Finalmente, em 2010, foi publicado o Decreto número 7.092 que aprovou a nova estrutura regimental. Assim, com essa nova estrutura ficou estabelecido ao DNPM a função de promover o planejamento da exploração mineral. Além disso, aproveitar os recursos minerais, as pesquisas geológicas e a tecnologia mineral.

Melhor material para fabricação de reservatórios de água mineral

A indústria de água mineral costuma usar o aço inox na fabricação de seus tanques de armazenamento. Isso porque ele oferece melhor qualidade e não interfere nas propriedades da água. Ou seja, o aço em contato com a água não deixa resíduos que podem prejudicar suas características.

Os reservatórios de água mineral fabricados em aço inox são dimensionados e acrescidos de alguns acessórios de acordo com a necessidade da indústria.

Assim, podem ter fundo plano inclinado ou cônico, porta de vista, escada com guarda corpo, tampa de inspiração, acabamento interno sanitário 2 B, tomada para sensor de nível eletrônico, entre outros.

Algumas características dos reservatórios de água mineral

– Ser feito de material resistente, durável que não enferruja.

– Proteção externa, com acesso restrito.

– Deve possuir filtro microbiológico.

– Dimensões que variam de acordo com o volume de água e exigência do cliente.

– Válvula de alívio que ajuda na retirada do vácuo.

– Conexões de entrada e saídas que respeitem as normas especificadas pela DNPM.

– Possuem acabamento externo polido conforme as preferências do cliente.

– Sensor de nível e apoio do tanque, com fundo plano sobre a base, sapata lateral ou horizontal sobre o berço.

– Spray Ball, para realização de limpeza e sanitização.

Por fim, com todas essas características e dentro das normas estabelecidas pelo DNPM, um reservatório de água mineral consegue garantir água de qualidade para o consumidor.

Propriedades do aço inox

Comparado com outros materiais, o aço inox tem fortes propriedades mecânicas à temperatura ambiente. Afinal, é aço! 

Em particular, ele combina ductilidade, elasticidade e dureza, permitindo que seja usado em modos de conformação de metais difíceis (estampagem profunda, dobra plana, extrusão, etc.).

Além disso, ainda oferece resistência ao desgaste pesado (atrito, abrasão, impacto, elasticidade, etc). Também apresenta bom comportamento mecânico em baixas e altas temperaturas.

Composição

O aço é uma liga de ferro e carbono. Os aços inoxidáveis ​​são aços que contêm pelo menos 10,5% de cromo, menos de 1,2% de carbono e outros elementos de liga. 

Sua resistência à corrosão e propriedades mecânicas podem ser aprimoradas com a adição de outros elementos, como níquel, molibdênio, titânio, nióbio, manganês, etc.

Reação ao contato com o ar, umidade ou água

Em contato com o oxigênio, uma camada de óxido de cromo é formada na superfície do material. Essa camada passiva o protege e tem a capacidade única de se reparar.

Capacidade de limpeza

As peças de um reservatório de água mineral fabricado com aço inox são fáceis de limpar, os produtos de limpeza habituais são suficientes e não danificam a superfície. O aço inox atende plenamente aos requisitos necessários para garantir a boa qualidade da água que será armazenada.

Veja também: Reservatório de água em aço inox é a melhor escolha?

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.