Reservatório de água para fonte

09 Reservatório

A água é essencial para o ser humano. Basta ver uma família sem fornecimento de água por um dia apenas. A falta dela nos leva a construir reservatório de água para que tenhamos o suprimento suficiente, para que possamos tê-la em quantidade suficiente para a alimentação e para a higiene.

Contudo, a água que usamos pode estar contaminada e essa contaminação pode ocorrer na fonte, no poço, no reservatório de água ou na rede de distribuição. Diante disso, sempre precisamos tomar os devidos cuidados, analisando a água e verificando sua potabilidade, cientificando-se de que está dentro dos padrões para o consumo.

As cidades, hoje, captam a água nos rios e precisam fazer o tratamento adequado, já que não temos, no Brasil, saneamento básico e tratamento de efluentes que nos livrem das impurezas contidas na água. Algumas cidades do interior são beneficiadas, extraindo água de poços e de fontes, o que elimina uma etapa, exatamente aquela mais onerosa: o tratamento. Geralmente água retirada da fonte é muito mais pura, mais saudável, devendo apenas ser enviada para o reservatório de água e depois distribuída.

As fontes, para manterem o fornecimento constante de água, deve ser protegida, principalmente para preservar a qualidade da água, e o reservatório de água também deve passar por constante manutenção para garantir essa qualidade.

Reservatório de água para fonte: instalações

O projeto de instalações para fornecimento de água deve ser elaborado por um projetista, com formação profissional de nível superior, precisando ser habilitado e qualificado para tanto.

O reservatório de água para fonte deve seguir as orientações da NBR 5626/1998, que estabelece as normas de instalação par preservar a potabilidade da água, devendo atender a preservação dessa potabilidade e garantir o fornecimento de água de forma contínua, na quantidade adequada e com pressão e velocidade compatíveis para que haja perfeito funcionamento de aparelhos sanitários, de peças de uso doméstico e de todos os componentes exigidos dentro das residências.

O reservatório de água também deve ser construído de forma a possibilitar fácil manutenção, atendendo as necessidades da comunidade servida, com a vazão satisfatória para o público a que se destina.

Segundo a NBR 5626/1998, o reservatório de água também deve ter a capacidade para atender pelo menos 24 horas de consumo normal da população a que ele serve, sem considerar o volume de água necessário para outros fins, como por exemplo, no caso de um incêndio e de não haver outra fonte de água na região.

Embora a recomendação da NBR seja para 24 horas de consumo, em virtude da deficiência no abastecimento público de água, as próprias autoridades sugerem que se tenha reservatório de água com capacidade para dois dias de consumo, no mínimo, podendo, inclusive, quando o fornecimento é feito por fonte, instalar dois reservatórios de água, um superior, quando for o caso de atendimento de um edifício, e um inferior.

Alguns Estados brasileiros possuem recomendações expressas para o reservatório de água, exigindo que haja um reservatório inferior, com 60%, e um inferior, com 40% do volume do consumo total calculado. Quando se trata de fonte é preciso conhecer a vazão de água e o volume que pode ser armazenado no reservatório de água para que não haja problema no consumo.

Reservatório de água: melhores materiais

A legislação brasileira mantém diversas regras e normas para construção de reservatório de água. Na ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, podemos encontrar as NR 89, que cuida especificamente da construção de tanques metálicos; a NBR 5008, com as recomendações de chapas de aço de baixa liga, com as devidas regras de construção, exigindo material que seja resistente à corrosão atmosférica; a NBR 6650, também tratando de chapas finas de aço carbono para construção de reservatório de água; e a NBR 10777, que tem como tema os ensaios visuais de solda usadas nas construção de reservatório de água.

Os materiais mais recomendados para a construção de um reservatório de água para fonte são o aço inox e o aço carbono, por se tratar de material resistente, higiênico e totalmente reaproveitável, sendo também ecológico.

Voltamos a lembrar que cada tipo de reservatório de água deve seguir um projeto específico, desde sua base de sustentação, para que possa atender às necessidades de consumo, permitindo que a água armazenada seja periodicamente analisada para saber sobre sua potabilidade e garantindo meios de haver manutenção e limpeza dentro de períodos especificados no projeto.

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.