Reservatório de água pluvial: como dimensionar?

Resultado de imagem para Reservatório de água pluvial condomínio

O aproveitamento de água da chuva está cada vez mais chamando a atenção. Para aproveita-la, basta instalar um reservatório de água pluvial, armazenando a chuva coletada em telhados.

Evidentemente, não é tão simples como dissemos. Para o aproveitamento da água pluvial é preciso saber a quantidade de chuva de uma determinada região e dimensionar um reservatório de água pluvial compatível.

Além disso, também é necessário verificar limitações de espaço, o custo da montagem do reservatório de água pluvial e de que forma essa água será aproveitada, fazendo a relação custo-benefício desse investimento.

Como calcular as dimensões do reservatório de água pluvial?

O reservatório de água pluvial é instalado para armazenar a água da chuva, pensando no suprimento das necessidades e demandas para as quais a água será destinada.

Um dos maiores problemas, como dissemos, é estabelecer o tamanho de um reservatório de água pluvial suficiente para que não seja tão grande, que esteja superdimensionado, e nem tão pequeno que não possa atender à demanda os objetivos de utilização dessa água.

Estudiosos do mundo todo vêm pesquisando metodologias que permitam buscar os números mais próximos para o armazenamento e o atendimento do volume do reservatório de água pluvial.

Isso ocorre porque a água pluvial vem se tornando uma excelente fonte alternativa de suprimento de água, servindo para usos não potáveis, principalmente em regiões onde a oferta de água é menor.

Nas áreas urbanos, o aproveitamento da água pluvial é tema de diversas discussões, já que é necessário ter o investimento em reservatório de água pluvial, com um dimensionamento que vai depender das características de captação, dos índices pluviométricos da região e das demandas previstas.

Já existem diversos métodos para dimensionar um reservatório de água pluvial e a escolha do método mais adequado é essencial para manter a viabilidade da implantação do aproveitamento de água da chuva.

Para escolher o melhor método é necessário avaliar os fatores básicos para a montagem de um reservatório de água pluvial, como a demanda que será atendida, a área de captação da água e a quantidade de índice pluviométrico, entre outros.

Além disso, também é necessário avaliar o tempo de amortização do investimento e a eficiência do sistema, que são fatores essenciais para analisar a viabilidade de implantação de um sistema desse tipo.

O reservatório de água pluvial e os critérios de avaliação

Para o dimensionamento do reservatório de água pluvial deve-se determinar a capacidade que possa atender ao máximo possível a demanda com o menor custo de implantação.

Hoje, a maior parte dos projetos para reservatório de água pluvial tem a finalidade de atender fins não potáveis, como uso para irrigação e para animais, em áreas rurais, ou para lavagem de espaços em condomínios ou de veículos, em áreas urbanas.

O estudo do custo-benefício, portanto, é essencial para facilitar a implantação do reservatório de água pluvial.

Existem algumas normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas para direcionar na escolha do dimensionamento do reservatório de água pluvial, que devem ser escolhidas pelo projetista.

O método mais aplicado é o de simulação, baseado num modelo comportamental, que é o que mais se aproxima da realidade. O método se utiliza de informações da edificação, analisando a área do telhado, a quantidade de água consumida, a finalidade do uso da água.

Com o levantamento da quantidade de chuva nos últimos anos, é possível calcular quanto de água pode-se reter, verificando também a necessidade de água para uso não potável.

A partir de todos os dados, pode ser estimado o dimensionamento do reservatório de água pluvial, calculando a demanda para fins não potáveis e a economia que será gerada em determinado tempo, sabendo, por fim, o retorno sobre o investimento.

É evidente que o retorno sobre o investimento deve ser calculado em anos, mas, no caso de um condomínio, por exemplo, o investimento no reservatório de água pluvial é rateado entre os moradores, garantindo a economia gerada no pagamento do consumo de água do abastecimento público.

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.