Reservatório de água vertical: a melhor solução

Resultado de imagem para reservatório de água vertical

O reservatório de água vertical é produzido com chapas de aço carbono, com suas dimensões seguindo as normas determinadas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, sempre com o acompanhamento de um engenheiro responsável e atendendo a projetos específicos para cada reservatório.

De forma geral, o reservatório de água vertical é construído para armazenamento de água potável, para consumo humano, podendo, no entanto, também atender a outras necessidades, inclusive industriais e de segurança, como, por exemplo, para combate a incêndios.

Com seu formato específico, o reservatório de água vertical se apresenta como a melhor solução para empresas, condomínios, edifícios ou shoppings centers, que normalmente não oferecem espaço suficiente para outro tipo de reservatório de armazenamento de água.

O reservatório de água vertical pode ser construído em qualquer tamanho ou dimensão do diâmetro, atendendo todas as necessidades de utilização de água, desde os menores, para espaço e consumo mais reduzidos, até construções maiores, que exigem maior quantidade de água armazenada.

Em seus projetos exclusivos, o reservatório de água vertical pode ser construído nos mais diversos tipos e modelos, como, por exemplo:

  • Reservatório tipo taça com água na coluna;
  • Reservatório tipo taça sem água na coluna;
  • Reservatório cilíndrico vertical com fundo cônico;
  • Reservatório tubular alto;
  • Reservatório cilíndrico vertical apoiado e elevado, etc.

Projetos específicos para o reservatório de água vertical

Cada modelo de reservatório de água vertical, portanto, deve ser construído com base num projeto específico, com as especificações definidas seguindo as normas técnicas, garantindo a segurança do equipamento, o armazenamento de água necessário para consumo e possibilitando sua manutenção periódica, como exigido pela legislação.

O modelo de reservatório de água vertical oferece uma série de vantagens, podendo destacar as seguintes:

  • Facilidade de instalação em qualquer tipo de estabelecimento, desde condomínios residenciais até empresas de grande porte;
  • A instalação pode ser feita tanto em ambientes internos quanto externos, seguindo os projetos específicos, havendo, inclusiva a possiblidade de construção de reservatórios em módulos, quando há necessidade de maior armazenamento de água;
  • O armazenamento de água pode servir para consumo humano, com água potável servida pelas empresas de abastecimento, água de reuso ou de captação pluviométrica;
  • O reservatório de água vertical tem seu revestimento próprio, oferecendo maior proteção para garantir maior tempo de vida útil;
  • O custo de instalação desse modelo de reservatório é menor do que outros modelos, principalmente quando comparado a cisternas de alvenaria ou estruturas subterrâneas;
  • O projeto do reservatório de água vertical é desenvolvido para oferecer excelente vedação, impedindo que insetos, partículas de pó ou qualquer tipo de material possa contaminar a água armazenada, inibindo a passagem de luz solar e evitando a proliferação de águas.

Exemplos de especificações para o reservatório de água vertical

O reservatório de água vertical oferece excelente pressão de água, já que possui menor diâmetro e, de forma geral, altura maior, mantendo a quantidade de água especificada e oferecendo melhor estética.

Os projetos para o reservatório de água vertical atendem as normas NBR 7821 da ABNT, atendendo, inclusive, as condições climáticas do local onde será instalado, o que oferece maior segurança em sua instalação e utilização.

Os materiais mais utilizados para a construção de reservatório de água vertical é o aço carbono A36, em chapas produzidas para garantir a integridade estrutural da construção, com todos os acessórios necessários para sua manutenção:

  • Boca de inspeção;
  • Escada interna e externa;
  • Conexões soldadas de entrada e saída de água, extravasores e drenos;
  • Argolas e suportes;
  • Guarda-corpo e grade de passeio, quando necessário.

Para garantir maior vida útil para o aço carbono do reservatório de água vertical são utilizadas tintas de dupla função, tanto interna quanto externa, cumprindo todos os requisitos determinados pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

O reservatório de água vertical é a melhor solução para qualquer projeto arquitetônico. Consulte nossa equipe técnica e encontre o modelo mais adequado para seus objetivos.

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.