Reservatórios de água mineral com vazamento? Saiba como reparar

Geralmente, os reservatórios de água mineral são fabricados em aço inox porque esse metal tem alta resistência à ferrugem e à corrosão. Portanto, um tanque de água fabricado com aço inox tem boa durabilidade. Além disso, não mancha facilmente.

reservatórios de água mineral
Reservatórios de água mineral

No entanto, isso não significa que um reservatório de água mineral não possa ser danificado. Embora tenha uma grande capacidade de resistir a condições adversas, podem acontecer imprevistos como qualquer outro material de aço.

Não deixe o reparo para depois

Saiba que um tanque de aço que está vazando exige atendimento imediato. Até mesmo porque quanto mais tempo levar para reparar o dano, mais água será perdida. Portanto, é importante reparar seu tanque no momento em que perceber que ele está vazando.

Quando um reservatório de água mineral fabricado em aço inox apresenta algum vazamento, pode ser através de um minúsculo orifício. Dessa forma, torna-se mais difícil identificar o local do furo. Por isso, muitas vezes passa despercebido.

Mas, se você não fizer o reparo logo, o buraco continuará crescendo e, portanto, desperdiçando água. A seguir, vamos mostrar como consertar reservatórios de água mineral com vazamento.

Equipamento para a limpeza de reservatórios de água mineral

Para consertar um tanque de aço inox, alguns materiais são necessários. Além disso, o ideal é que os profissionais designados para fazer a limpeza tenham experiência no tratamento do aço inox.

Lembrando que é fundamental garantir total segurança aos trabalhadores que executarem essa tarefa. Assim sendo, equipamentos de proteção individual são indispensáveis. Por exemplo: luvas, máscaras, proteção para os olhos, roupas e calçados adequados.

Drene e seque o reservatório

Primeiro, esvazie o tanque. Isso é muito importante, pois permitirá o acesso total ao interior dele. Também irá garantir que você não contamine o conteúdo. Depois disso, deixe o tanque secar completamente. Um aspirador de pó também pode ser usado para ajudar a secar o recipiente.

Logo após drenar e secar o tanque, desconecte todas as conexão. Isso aumenta sua acessibilidade. Identifique todos os furos e limpe-os com um pano. Isso evitará que os furos se fechem e permite que você localize todos durante o reparo sem perder nenhum de vista.

Cubra os furos dos reservatórios de água mineral

Existem muitos compostos no mercado que podem ser usados ​​para selar os furos em um tanque com vazamento. No entanto, nem todos são eficientes. Na verdade, se você não tomar cuidado, continuará consertando o mesmo furo várias vezes.

Reparar o tanque o tempo todo é caro e demorado. Portanto, use uma boa resina, já que funciona perfeitamente com materiais de aço inox. Misture o composto com uma solução de cetona. 

No entanto, na maioria dos casos, os dois já são vendidos misturados. Depois de algum tempo, a solução pode começar a endurecer. Isso é resolvido com a adição de uma pequena quantidade de acetona.

Pulverize bem o composto misturado ao redor dos orifícios e certifique-se de que todos os orifícios estejam fechados. Verifique se estão selados corretamente. Você pode repetir o processo para um melhor reparo.

Seque o reservatório

Deixe o tanque secar por no mínimo 72 horas. Isso permite que a solução de cetona evapore, deixando o composto de resina.  Reconecte as conexões que foram removidas anteriormente. Coloque um pouco de água para testar e ver se o tanque foi bem reparado. Após o tempo determinado, o reservatório de água mineral estará seguro para uso. 

Faça o reparo da forma certa

Sem dúvida, os reservatórios de água mineral com vazamentos são um problema para qualquer indústria, seja de água, bebidas, laticínios ou outra. Além disso, quando o reparo é feito de forma incorreta, usando colas e soluções erradas, o estrago pode ser ainda maior.

Portanto, para não danificá-lo faça o conserto da forma certa. Quando reparado com os produtos corretos, o reservatório de água mineral de aço inox não vazará no mesmo lugar. 

Veja também: O que saber sobre o aço inox para reservatório de água mineral

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.