Como salvar reservatórios de água mineral corroídos?

O aço inox é amplamente conhecido por sua resistência à corrosão, mas em alguns casos não é totalmente impermeável à ferrugem. Então, se os processos de manuseio de reservatórios de água mineral forem incorretos, as ligas de aço inox podem sofrer corrosão.

reservatórios de água mineral
Reservatórios de água mineral

Portanto, a questão é “o que corrói o aço inox? Quais são as razões pelas quais o aço inox falha? Agora, daremos uma explicação rápida como evitar a corrosão do aço inox para que os reservatórios de água mineral durem mais tempo. 

Corrosão devido a cloretos

Cloretos fortes podem causar corrosão por pite em algumas ligas de aço inox, como o grau 304 ou inferiores. Portanto, é sempre recomendável escolher ligas que sejam resistentes a cloretos fortes. 

É importante lembrar que o reservatório deve estar localizado em um lugar adequado, porque caso haja vazamentos não atinja sistemas elétricos próximos, o que pode levar até mesmo a um incêndio.

Reações bimetálicas e galvânicas

A soldagem de dois metais diferentes pode levar a uma reação galvânica, bem como a corrosão. Sem dúvida, esse é um dos erros básicos que uma empresa pode cometer ao fabricar um produto final de aço personalizado. Isso pode acontecer devido a um erro humano de acordo com o design dos reservatórios de água mineral. 

Como prevenir?

Então, o melhor método para prevenir a corrosão bimetálica é, primeiro, evitar a união ou soldagem de dois metais diferentes. Além disso, o uso de uma haste de enchimento de solda que não é semelhante aos metais que estão sendo soldados. Sem dúvida, isso também pode causar corrosão galvânica.

Colocar uma peça de ferro ou aço bruto em aço inox por um longo tempo em reservatórios de água mineral

Pode-se notar que se uma peça bruta de ferro ou aço é fixada por um longo tempo em aço inox pode-se transferir seu resíduo particulado de um para outro. 

Uma vez que essas partículas assentam na superfície do aço inox, elas podem romper a camada de óxido protetora e o aço inox pode causar ferrugem. No entanto, esse tipo de ocorrência é puramente acidental.

Além disso, pode ser consequência de manuseio incorreto e normalmente sem o conhecimento do fabricante. Então, na fabricação de reservatórios de água mineral é sempre recomendável usar o mesmo metal para fixar no aço inox. 

Apesar de ter alto ponto de fusão, a temperatura extrema do aço inox pode levar à ferrugem 

O aço inox tem um ponto de fusão muito alto (1.200 F), mas a temperatura também pode ser um motivo de corrosão em certos casos. De fato, em aplicações de alta temperatura a escamação é muito comum no aço inox.

Então, durante todo este processo de tratamento térmico quando se formam escamas de metal quente, o material restante pode causar corrosão bimetálica devido às suas diferentes propriedades.

Condições ambientais adversas podem causar ferrugem nos reservatórios de água mineral

O ar úmido também pode levar à corrosão do aço inox. Portanto, em áreas costeiras ou industriais onde vapores de água sanitária e sal estão presentes no ar, torna-se muito difícil salvar o aço inox da corrosão.

Fácil limpeza

A superfície lisa do aço inox que compõem os reservatórios de água mineral são de fácil limpeza, o que pode reduzir a influência de resíduos. Em tanques modernos e com melhores condições, o sistema de limpeza CIP pode ser normalmente equipado.

Os reservatórios de água mineral feitos de aço inox 304 ou 316 são um recipiente inerte, portanto, não alteram as propriedades da água.

Impactos graves do vazamento em reservatórios de água mineral

Além da corrosão, o vazamento de água pode se tornar um grande problema e resultar em muitos impactos para qualquer empresa. Assim sendo, uma das principais consequências será financeira, já que diminuirá a produção e isso leva a menos receita.

Afinal, nenhuma empresa quer ter prejuízo. Então, é preciso evitar ocorrências como vazamento e infiltração que podem causar problemas de produtividade e perda monetária. 

No entanto, a boa notícia é que vazamentos em reservatórios de água mineral podem ser facilmente percebidos em muitas fábricas.

Por fim, para garantir que seus espaços comerciais e industriais permaneçam livres de vazamentos, neste artigo sugerimos alguns problemas importantes e suas soluções.

Veja também: Como limpar reservatórios de água mineral