Você já ouviu falar sobre como surgiu a água mineral?

Você já ouviu falar sobre como surgiu a água mineral

De acordo com os especialistas no assunto, a água mineral é formada a partir do momento em que as águas da chuva entram em contato com o solo e seguem passando por diversas camadas rochosas, até se estabelecer em níveis impermeáveis, onde permanecem.

 

A origem e tudo
Se formos analisar pelo lado da mitologia grega, por exemplo, Poseidon, o Deus dos Mares, em um dos seus ataques de fúria, teria secado todas as fontes de água da Grécia. Porém, o grande e poderoso Deus não resistiu aos encantos de uma bela jovem que implorou a ele por uma pouco de água para saciar a sua sede. Ao tocar uma rocha com o seu tridente, fez nascer naquele local uma grande fonte de água totalmente cristalina. Isso nos mostra o quanto as civilizações antigas mantinham uma preocupação sobre a água e o quanto ela se faz importante desde os primórdios, até o período contemporâneo.

Mas exatamente, o que seria a tal água mineral que bebemos?
Produzir, extrair e vender a água mineral exige uma série de cuidados e detalhes que precisam ser seguidos na íntegra. Já comentamos por aqui o quanto a legislação brasileira é rigorosa com quem produz e vende água mineral em nosso país. Isso se justifica um pouco o fato do Brasil ter a água mineral entre as melhores do mundo. De acordo com esta legislação, ou seja, pelo Código Brasileiro de Águas Minerais, do ano de 1945, define-se como água mineral as que vêm de fontes naturais, ou então, produzidas artificialmente, mas que possuem em sua composição química as propriedades características e insubstituíveis das águas comuns e que as assim definem.
Assim como mencionado anteriormente, nosso país, além de outros da Europa, é tendência no mercado e faz parte do grupo que mais registrou crescimento no consumo deste produto nos últimos anos, ou seja, estamos no grupo que mais consome água mineral engarrafada.

A composição da água mineral
Conforme comentamos no decorrer desta postagem, hoje sabemos como a água mineral inicia o seu processo de formação. Voltando ao ponto em que falamos, que a água da chuva passa por todo um processo de infiltração no solo antes de se estabilizar, durante este processo, o líquido absorve todos os nutrientes minerais contidos nessas camadas rochosas pelas quais passou. Ou seja, a água absorve todas as transformações da própria natureza. Dentre as substâncias que virão a fazer parte da composição da água nesse processo, podemos destacar o Carbonato e o Sulfato de Cálcio, que diluem na água, dessa forma, deixando-a mais enriquecida e a ajudando a adquirir características medicinais extremamente importantes. Após este primeiro processo, em que a água se infiltra no solo e sofre a pressão de um novo volume de água, isto é, a água que já se encontrava estabilizada abaixo de tantas camadas e recebe uma nova quantidade do líquido, sofre uma ação e sobe para a superfície, surgindo em alguns lugares específicos. Para este caso, o local onde a água surge, chamados de nascente.

Os tipos de água mineral
Antes de investir toda a sua vida consumindo água mineral (já contamos por aqui que beber água é importante, mas beber em excesso também tem os seus problemas), é importante saber qual o tipo de água mineral você está consumindo. Cada tipo de água mineral (que você também já viu aqui), conta com uma composição química exclusiva que trará benefícios únicos para cada caso. O que queremos dizer é que não existe um tipo de água mineral exatamente igual a outro, ou seja, cada um desses tipos vai se diferenciar por esta composição química. Mesmo que estas águas sejam da mesma marca, enquanto forem de fontes diferentes, jamais serão semelhantes. Isso se deve ao fato de na natureza, nada ser igual, cada coisa com a sua própria composição físico – química, que diferem um ser de outro e o mesmo vale para as fontes de água mineral. No caso do líquido, cada um dos tipos de água mineral possui a sua exclusiva quantidade de sais minerais, que são processados ao longe milhares e milhares de anos, por conta dos diferentes tipos de rochas ponde a água foi filtrada antes de se estabelecer profundamente na Terra. Também geram influência em sua composição, a radioatividade e a temperatura de cada fonte.

Problemas ambientais
Sabemos que a água é o nosso líquido mais precioso, tanto que precisamos dela para a nossa sobrevivência. Mas a cada dia que passa, a água potável está se tornando cada dia mais precária. A influência humana é um dos principais problemas enfrentados nesse processo, pois rios e lagos sofrem com a poluição, tudo isso devido as ações do homem.
Outro detalhe, é que nós, seres humanos, da mesma forma em que consumimos água, a acabamos eliminando. Curiosamente, eliminamos cerca de 2,5 litros de água por dia. E precisamos repor esta água de modo equivalente ou superior, para que nosso organismo funcione corretamente. Além de beber a água, podemos repô-la por meio dos alimentos (cerca de 1,5 litros de água), ajudando no equilíbrio hídrico. Lembrando também que devemos consumi-la da forma mais natural possível.

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.