Os reservatórios de água mineral seguem padrões estabelecidos pelos órgãos reguladores. Portanto, durante a sua fabricação, alguns fatores são considerados para garantir sua total qualidade.

Dessa forma é possível ter certeza de que é um equipamento que atende todas as normas do setor.
A função do reservatório de água mineral
Os reservatórios têm a função principal de armazenar a água mineral, garantindo sua disponibilidade para envase e distribuição posterior. Eles ajudam a manter a qualidade da água ao protegê-la de contaminações externas, como poeira, sujeira ou microrganismos.
Além disso, permitem o controle da temperatura e da pressão, contribuindo para preservar as características naturais da água mineral até o momento do engarrafamento.
O tamanho dos reservatórios pode variar consideravelmente, dependendo da capacidade de produção da fonte de água mineral e das necessidades da empresa. Sendo assim, podem ser fabricados desde pequenos tanques até grandes reservatórios in loco, caso for necessário.
Em geral, os reservatórios são dimensionados para atender à demanda de produção e distribuição da água mineral, garantindo um fornecimento contínuo e consistente do produto.
As empresas podem optar por diferentes formatos com base em fatores como disponibilidade de espaço, necessidades de armazenamento e requisitos de produção. O formato tradicional é vertical com um corpo cilíndrico e uma base plana. É eficiente em termos de espaço e pode ser instalado facilmente com os equipamentos certos e profissionais especializados.
Já os reservatórios horizontais geralmente são utilizados em locais com espaço limitado na vertical. Sem dúvida, considerar o espaço disponível nas instalações do cliente é um ponto importante para a fabricação do reservatório.
Melhor material para fabricação de reservatórios de água mineral
A indústria de água mineral costuma usar o aço inox na fabricação de seus reservatórios. Isso porque ele oferece melhor qualidade e não interfere nas propriedades da água. Ou seja, o aço em contato com a água não deixa resíduos que podem prejudicar suas características.
Os reservatórios de água mineral fabricados em aço inox são dimensionados e acrescidos de alguns acessórios de acordo com a necessidade da indústria.
Assim, podem ter fundo plano inclinado ou cônico, porta de vista, escada com guarda corpo, tampa de inspiração, acabamento interno sanitário 2 B, tomada para sensor de nível eletrônico, entre outros.
Algumas características dos reservatórios de água mineral
– Ser feito de material resistente, durável que não enferruja.
– Proteção externa, com acesso restrito.
– Deve possuir filtro microbiológico.
– Dimensões que variam de acordo com o volume de água e exigência do cliente.
– Válvula de alívio que ajuda na retirada do vácuo.
– Conexões de entrada e saídas que respeitem as normas especificadas pelos órgãos reguladores.
– Possuem acabamento externo polido conforme as preferências do cliente.
– Sensor de nível e apoio do tanque, com fundo plano sobre a base, sapata lateral ou horizontal sobre o berço.
– Spray Ball, para realização de limpeza e sanitização.
Por fim, com todas essas características, respeitando as normas estabelecidas, um reservatório de água mineral fabricado com aço inox pode garantir um produto final de alta qualidade.
Propriedades do aço inox
Comparado com outros materiais, o aço inox tem fortes propriedades mecânicas à temperatura ambiente. Afinal, é aço!
Em particular, ele combina ductilidade, elasticidade e dureza, permitindo que seja usado em modos de conformação de metais difíceis (estampagem profunda, dobra plana, extrusão, etc.).
Além disso, ainda oferece resistência ao desgaste pesado (atrito, abrasão, impacto, elasticidade, etc). Também apresenta bom comportamento mecânico em baixas e altas temperaturas.
Composição
O aço é uma liga de ferro e carbono. Os aços inoxidáveis são aços que contêm pelo menos 10,5% de cromo, menos de 1,2% de carbono e outros elementos de liga.
Sua resistência à corrosão e propriedades mecânicas podem ser aprimoradas com a adição de outros elementos, como níquel, molibdênio, titânio, nióbio, manganês, etc.
Reação ao contato com o ar, umidade ou água
Em contato com o oxigênio, uma camada de óxido de cromo é formada na superfície do material. Essa camada passiva o protege e tem a capacidade única de se reparar.
O aço inox tem alta resistência mecânica, bem como resiste a altas e baixas temperaturas. Além disso, possui baixo custo de manutenção.
Por fim, um reservatório de água mineral fabricado com aço inox atendem plenamente aos requisitos necessários para garantir a boa qualidade da água.
Veja também: Corrosão em reservatórios de água mineral: o que fazer?