Unidade de limpeza CIP em reservatórios de água mineral

A limpeza no local, geralmente abreviada para CIP, é uma técnica na qual reservatórios de água mineral (ou outros componentes de produção) são limpos automaticamente, sem a necessidade de remover ou mover suas partes.

Reservatório de água mineral 250 m³
Reservatório de água mineral 250 m³

Esses sistemas de limpeza CIP estão substituindo cada vez mais os processos de limpeza manual em diversos setores.

Mais eficiência do que a limpeza manual

De fato, os sistemas de autolimpeza podem economizar muito tempo. Além disso, atingir um nível de higiene mais alto do que a limpeza manual. Sendo assim, os reservatórios de aço inox com sistema CIP são amplamente utilizados na indústria de água mineral.

Também encontramos esse sistema de limpeza em outros setores. Por exemplo, alimentício, bebidas e indústrias farmacêuticas, onde a higiene desempenha um papel vital. Os requisitos exatos de limpeza variam de acordo com o tipo de reservatório.

A produção de um sistema de limpeza é baseada na sequência de limpeza CIP. Os reservatórios são personalizados para que atendam plenamente às necessidades sanitárias da indústria em questão.

Como funciona o sistema de limpeza CIP?

A limpeza CIP convencional ocorre em sete etapas para limpar o reservatório de água mineral fabricado em aço inox de forma eficaz.

Pré-enxágue: O reservatório é lavado com água para remover quaisquer resíduos restantes. Isso garante que o equipamento esteja pronto para uma limpeza mais profunda.

Limpeza com produto químico: Em seguida, um produto químico é usado como agente de limpeza para decompor e remover matéria orgânica das superfícies do reservatório.

Enxágue com água: Logo após essa limpeza, o recipiente é enxaguado com água novamente para remover qualquer resíduo restante e solto.

Segundo enxágue com água: Ocorre então outra rodada de enxágue com água, certificando-se de que não haja resíduos.

Desinfecção: Um desinfetante é aplicado para matar quaisquer microrganismos remanescentes, proporcionando uma limpeza microbiológica profunda do reservatório de aço inox. Após um tempo de reação, o desinfetante também é eliminado.

Etapa final: As soluções de limpeza utilizadas são bombeadas para um circuito. Após a conclusão da limpeza, elas podem ser reutilizadas, pelo menos em parte. Dessa forma reduz a quantidade de agentes de limpeza e outros produtos químicos necessários para a limpeza em comparação com a limpeza manual.

Veja também: Como evitar a corrosão do aço inox em reservatórios de água mineral?

Dimensões do reservatório de água mineral

As dimensões dependem das necessidades individuais. Por isso, o cliente é consultado para que seja desenvolvido um projeto que atenda suas especificações. Por um lado, o tamanho dos reservatórios a serem limpos é um fator decisivo e, por outro, deve-se considerar quantos recipientes precisam ser limpos simultaneamente ou se a limpeza CIP pode ser realizada em apenas um tanque.

O sistema CIP não deve ser muito pequeno, pois o planejamento deve levar em consideração que o volume do agente de limpeza seja adequado para o ciclo de enxágue individual. Para fazer a escolha certa é importante consultar especialistas em projetos de reservatórios de água mineral.

Cada reservatório em um sistema de limpeza CIP cumpre uma tarefa específica. Os fabricantes podem fornecer todos  os reservatórios  necessários para um sistema CIP completo, desde simples tanques para capturar a água de enxágue até tanques de produtos químicos com requisitos especiais para os materiais utilizados.

Os tanques podem ser isolados e fabricados com zonas de aquecimento ou aquecimento por camisa. Também podem ser projetados instrumentos de medição padrão, como sensores de temperatura e medidores de nível em tanques.

Transporte e instalação

Por fim, toda a logística do projeto do reservatório de água mineral pode ser desenvolvida, incluindo o transporte e a instalação no local. Devido ao tamanho do reservatório exige um planejamento meticuloso e uma execução precisa durante o transporte.

Os reservatórios de água mineral fabricados em aço inox podem ser transportados já montados até as instalações da empresa. No entanto, se o transporte for difícil em razão das dificuldades de acesso entre outros empecilhos, é possível aplicar métodos de construção inovadores para a construção do reservatório no local.

Requisitos específicos devem ser atendidos em todas as etapas, garantindo que eles atendam aos mais altos padrões de qualidade, segurança e funcionalidade. Tecnologias avançadas e a estreita colaboração com o cliente desempenham um papel fundamental no sucesso do projeto.

Veja também: Função do filtro polidor em reservatórios de água mineral

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    E-mail: jopemar@jopemar.com.br

    WhatsApp: (54) 9 9660-8864

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.