A escolha do reservatório de água é um dos itens mais importantes para qualquer construção, e começa exatamente pelo tamanho, que deve ser escolhido de acordo com o número de moradores e usuários de água potável.
A conta para saber o tamanho ideal do reservatório de água é bastante simples: basta multiplicar o número de usuários pelo consumo médio diário por pessoa, que é em torno de 150 litros e garantindo uma reserva de dois dias. Dessa forma, uma local que tenha 20 pessoas morando (um pequeno edifício, por exemplo), deve ter reservatório capaz de armazenar pelo menos 10 mil litros, considerando o uso diário e mais a reserva para dois dias, evitando a falta de água fornecida pela rede pública.
No reservatório de água é preciso ter atenção também com relação ao material escolhido, uma vez que ele exige manutenção e limpeza preventiva pelo menos a cada seis meses.
Falta de fornecimento torna necessário o reservatório de água
Um dos grandes problemas enfrentados, principalmente nas grandes cidades, são as frequentes interrupções de água na rede pública. Isso faz com que o reservatório de água se torne indispensável para garantir o líquido necessário para a alimentação e a higiene.
Nos últimos anos, o reservatório de água vem acompanhando a evolução e tem sofrido alterações, seja no material ou na forma de instalação, mas ainda é o mesmo reservatório de água do tempo daqueles fabricados com fibra de amianto.
A fibra de amianto foi relegada a segundo plano em virtude de o amianto provocar problemas de saúde, mas é um material que ainda faz parte da composição de alguns produtos de fibrocimento, embora as empresas venham optando por novas tecnologias.
Diante da necessidade, novos produtos foram desenvolvidos para o reservatório de água, sendo o mais popular deles ultimamente o reservatório de água de polietileno, que é bastante leve, de transporte e manuseio bastante simples e por ter superfície lisa, ser fácil de limpar e garantir a potabilidade da água armazenada.
No caso de um reservatório de água de 10 mil litros, no entanto, torna-se mais complicada a instalação de uma caixa de polietileno, que só está disponível para capacidade de armazenamento com até 5 mil litros.
Para necessidades maiores, existem os tanques de água, fechados com tampas de rosca, disponível para até 20 mil litros.
Outros materiais utilizados para reservatório de água são a fibra de vidro e o aço carbono, além de materiais construídos no próprio local, como concreto, geralmente utilizados para volumes maiores ou para garantir o abastecimento industrial.
Reservatório de água: antes da escolha, verificar o desempenho
Ao escolher o reservatório de água, é preciso verificar o seu desempenho, ou seja, a garantia que ele oferece para a preservação da potabilidade da água armazenada, especificamente com relação à transmissão de qualquer alteração na água, seja no sabor, no odor ou na cor, ou ainda com relação ao crescimento de água e de microrganismos.
O reservatório também deve apresentar características físicas, como estanqueidade e resistência mecânica, seguindo as recomendações das normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, específicas para cada tipo de material de fabricação.
Além da qualidade do produto escolhido para o reservatório de água, é necessário analisar alguns itens para a sua escolha, principalmente para a necessidade de quantidade de armazenamento, as condições do local de instalação e as características de abastecimento no bairro.
Tipos de material do reservatório de água
Veja os principais tipos de material usados para reservatório de água antes de fazer sua escolha:
Fibra de vidro
A fibra de vidro, embora seja o material mais usado e vendido no Brasil para reservatórios, apresenta manutenção trabalhosa. Possui algumas vantagens, como proteção contra raios ultravioleta e oferecem encaixes simples, com tampa fechada com parafusos para garantir sua fixação. Também é o tipo de material mais barato para reservatório de água.
Polietileno
O reservatório de água de polietileno tem superfície lisa, que protege do acúmulo de sujeira nas laterais, trazendo tampa rosqueável, vedando totalmente o interior, conta com tratamento contra raios ultravioleta, impedindo sua deformação quando submetida a calor excessivo.
Aço inox
O material metálico aplicado ao reservatório de água agiliza a limpeza, podendo ser construído de acordo com as especificações, inclusive com abertura que possa facilitar esse processo. O aço inox no reservatório de água é um produto muito mais resistente que os anteriormente citados, oferecendo água fresca por mais tempo, uma vez que a condutividade de calor é menor do que em outros materiais. Além disso, trazendo traços simples e acabamento prateado, o aço inox ganha pontos quando se fala em estética.
Embora seja de custo mais alto, sua resistência e durabilidade é muito maior do que qualquer outro tipo de material usado nos reservatórios.