Todos os aços têm a mesma composição básica de ferro e carbono, mas o aço inox também contém uma boa dose de cromo, o que garante a resistência à corrosão dos reservatórios de aço inox.

Há vários graus de aço inox, cada um com uma composição diferente. Dependendo do grau, é possível obter níveis de cromo muito mais altos e ingredientes adicionais de liga como molibdênio, níquel, titânio, alumínio, cobre, nitrogênio, fósforo e selênio.
Tipos de aço inox: 304 e 316
Os graus de aço inoxidável mais comuns são o 304 e o 316. A diferença chave é a adição ao molibdênio, o que melhora drasticamente a resistência à corrosão, especialmente para os ambientes mais salinos ou expostos ao cloro. O aço inox 316 contém molibdênio, mas o 304 não. O 304 é uma escolha mais econômica e prática para a maioria dos ambientes, mas não há resistência ao cloro do 316.
O aço inox 304 é a forma mais comum do aço inoxidável usado no mundo, em grande medida devido à sua excelente resistência à corrosão e ao seu valor. Essa durabilidade torna o 304 fácil de desinfetar e por isso é ideal para o armazenamento de água mineral em reservatórios.
Além disso, não interfere nas propriedades da água. Sendo assim não altera o cheiro, coloração e sabor, garantindo total qualidade ao conteúdo armazenado.
No entanto, o aço inox 304 pode ser suscetível à corrosão por soluções de cloro ou por ambientes salinos como regiões litorâneas. Isso porque os íons de cloro podem criar áreas localizadas de corrosão, chamadas, as quais podem se expandir por baixo das barreiras protetoras de cromo para comprometer as estruturas internas.
O grau 316 é a segunda forma mais comum de aço inoxidável. Este tem talvez as mesmas propriedades físicas e mecânicas que o aço inoxidável 304 e contém um material de composição semelhante. A diferença chave é que o aço inoxidável 316 incorpora uma porcentagem de molibdênio diferente do aço 304.
O aço inox 316 é usado comumente em muitas aplicações industriais que incluem processos químicos. Devido às suas qualidades não reativas, o aço inox 316 também é usado na fabricação de instrumentos médicos cirúrgicos.
Aço carbono
O aço carbono também é uma opção para a fabricação de reservatórios de água mineral. Assim como o aço inox, é um material muito resistente, que também minimiza as chances de rachaduras em sua superfície. Isso porque não ressecam, possuindo boa resistência tanto em temperaturas quentes quanto frias. Contudo, os dois tipos de aço são apropriados, o aço carbono é mais rígido. Ambos podem ser reciclados para reutilização.
Benefícios dos reservatórios de água mineral de aço inox
Conheça agora os principais benefícios dos reservatórios de água mineral fabricados com aço inox.
– Os reservatórios de água mineral podem ser fabricados em diferentes tamanhos e formatos, de acordo com o projeto da empresa. Dessa forma é possível obter uma estrutura adequada para garantir a eficiência nas operações de água mineral do negócio.
– O aço inox oferece total resistência. Como resultado, os reservatórios não sofrerão com problemas referentes à corrosão, desgastes, fissuras, vazamentos, entre outros. Sem dúvida, qualquer interrompimento nos processos em função de problemas com o reservatório deve gerar prejuízos para as empresas de água mineral.
– De fácil higienização, não é preciso usar produtos específicos de limpeza, o que oferece mais praticidade na execução dessa tarefa. Portanto, sua manutenção é simples e não exige altos custos.
Outros usos do aço inox
– Muito usado na construção de tanques de armazenamento em diferentes indústrias, por exemplo: alimentícia, farmacêutica, de bebidas e química.
– Elementos de fixação e acabamento.
– Equipamentos para processos de filtragem de água de reservatórios de água mineral (filtro de respiro microbiológico, cabeça de poço, filtro polidor, unidade de limpeza CIP e filtro removedor de ferro e manganês).
Fabricação de reservatórios de água mineral in loco
Por fim, é importante que os reservatórios de água mineral de aço inox sejam fabricados da forma correta, com as composições adequadas para garantir mais tempo de vida útil ao recipiente. Além disso, ele pode ser construído nas instalações da empresa quando não há facilidade de acesso do reservatório montado.
Veja também: O que é melhor? Reservatórios de água de aço inox, plástico ou fibra de vidro?