Quando você vê grandes reservatórios de água mineral pode surgir a curiosidade de saber como funciona o processo de fabricação do aço inox.

O aço inox é o material ideal para a fabricação de reservatórios porque não interfere nas propriedades da água armazenada.
Processo de fabricação do aço inox para reservatórios de água mineral
Os aços inoxidáveis possuem três ligas principais: cromo, níquel e molibdênio; cada uma delas confere uma característica ou propriedade distinta ao aço. O processo de fabricação do aço inox começa com a fusão do ferro, de acordo com o grau de aço inoxidável a ser preparado.
Depois passa pelo refino do aço para remover impurezas e reduzir o teor de carbono. O aço líquido é então continuamente deformado, cortado em placas e conformado em bobinas laminadas a quente. O processo termina com a laminação a frio, recozimento e limpeza.
Processo de laminação
Laminação a Frio: Bobinas de aço inoxidável laminadas a quente são utilizadas como matéria-prima para o processo de laminação a frio. Este processo consiste em quatro etapas: recozimento e decapagem da matéria-prima, laminação a frio, linha de recozimento e limpeza final e, finalmente, a estação de acabamento superficial.
O laminador a frio reduz a espessura da chapa sem pré-aquecê-la. Atualmente, o laminador mais utilizado é moderno e eficiente de excelente planicidade e precisão de espessura. Após passar pelos laminadores, o material deve ser recozido, uma vez que o trabalho a frio durante a laminação causa endurecimento.
Portanto, para “amaciar” o material novamente, ele é submetido a um tratamento térmico. Este processo envolve a aplicação de calor às bobinas de aço inoxidável por um tempo específico até que o aquecimento uniforme seja alcançado a uma determinada temperatura, onde a estrutura cristalina retorna à sua forma natural anterior à laminação a frio.
Após o recozimento, as bobinas de aço inoxidável passam por uma etapa de limpeza, que geralmente envolve uma série de banhos eletrolíticos e misturas ácidas. Assim, os rolos estão prontos para seu acabamento final, que pode ser opaco, brilhante, polido com abrasivos ou com textura impressa.
Ciclo de vida do aço inoxidável
O ciclo de vida do aço inoxidável é composto de 4 principais estágios da vida útil do material.
– O processo de fabricação que inclui todo o processo de produção de aço inoxidável. Desde a produção de aço bruto até produtos longos e planos acabados para uso na fabricação.
– O processo de fabricação, onde o aço inoxidável acabado é usado em diferentes setores de uso final para produzir bens finais.
– Fase de utilização em que o produto final é utilizado pelo usuário final e onde o aço inoxidável permanece durante toda a vida útil do produto.
– O processo de reciclagem e coleta, onde os produtos no final de sua vida útil são reciclados ou descartados em aterros sanitários.
O aço inoxidável é 100% reciclável e apresenta uma das maiores taxas de reciclagem entre todos os materiais. Estima-se que pelo menos 70% do aço inoxidável seja reciclado ao final de sua vida útil.
Dependendo do tipo e disponibilidade de sucata de aço inoxidável, a produção por meio do forno elétrico pode ser vantajosa. Além disso, o sistema de reciclagem de aço inoxidável é muito eficiente e não requer subsídios.
Corrosão
Embora o aço inoxidável resista à corrosão, agentes de limpeza inadequados ou ambientes agressivos podem causar corrosão por pites. Use produtos de limpeza sem cloreto e realize inspeções de rotina para evitar danos.
O uso do aço inoxidável depende das características oxidantes do ambiente. Existem cinco riscos que ameaçam o uso bem sucedido de aços inoxidáveis. São eles: corrosão intergranular, corrosão bimetálica ou galvânica, corrosão por atrito, corrosão por pites e corrosão sob tensão. Muitos problemas podem ser evitados, considerando os riscos envolvidos e tomando as medidas adequadas para eliminá-los. Quando corroem, geralmente não é uniforme como no caso dos aços carbono, mas sim localizado.
No que se referem a vazamentos, juntas ou conexões soldadas podem ocasionalmente apresentar vazamentos. A manutenção regular e o reparo imediato de pequenas rachaduras podem evitar falhas graves.
Limpeza regular
A limpeza regular com produtos químicos apropriados garante uma operação sem problemas. O aço inoxidável é sinônimo de longa vida útil e durabilidade com boa aparência. No entanto, é essencial limpar as superfícies periodicamente para remover sujeiras. Rotinas de manutenção são uma medida preventiva muito útil. A frequência da limpeza depende da qualidade, acabamento superficial, formato do reservatório e ambiente.
Veja também: Aplicação de Sistemas CIP em reservatórios de água mineral