Os últimos anos têm se mostrado bastante difíceis para o abastecimento de água nas grandes cidades, o que tem feito com que muitos condomínios e edifícios comerciais e residenciais tivessem maior preocupação com a instalação de depósitos de água, inclusive sobressalentes, para atender as necessidades de higiene e limpeza de moradores e profissionais. O reservatório de 20.000 litros apresenta-se como uma boa solução, não só para o abastecimento normal, mas também para a reserva necessária em caso de falta da rede pública.
A situação obriga as pessoas a se conscientizar que é necessário economizar água, e essa conscientização faz bastante diferença no consumo geral. Como exemplo, uma pessoa que reduz o seu tempo de banho em alguns minutos, pode economizar muita água no final do mês. No Brasil, o consumo médio de água é de 180 litros por dia, enquanto que o índice recomendado pela ONU é de 110 litros. Com a falta de água nos reservatórios, portanto, a instalação de um reservatório de 20.000 litros pode atender a muitas necessidades, garantindo o fornecimento de água potável.
Usando água potável com qualidade no reservatório de 20.000 litros
A crise hídrica não é só consequência da falta de chuvas, mas também do consumo que, muitas vezes, não é controlado nas residências. O desperdício deve ser sempre combatido, e essa é a melhor maneira de contribuir para que tenhamos sempre o recurso de água potável. Um reservatório de 20.000 litros pode contribuir com o fornecimento, mas a atenção deve ser dada à economia.
O pensamento de todos, quando há falta de água, é estocar em casa, mas esse estoque geralmente é feito em baldes e panelas, sem qualquer cuidado e, principalmente, sem lembrar que a água é uma substância perecível, ou seja, dependendo de como ela é acondicionada, pode perder suas características de potabilidade, com alterações na cor, na turbidez, no sabor e adquirindo odores que podem ser facilmente notados.
A maneira correta de armazenar água é em recipiente fechado, limpo e sem luz, o que pode ser garantido pelo reservatório de 20.000 litros, sendo, portanto, possível manter as características da água tratada e fornecida pela rede pública, mantendo sua qualidade por mais tempo.
O reservatório de 20.000 litros é fabricado exatamente para manter a qualidade da água, uma vez que, em ambiente aberto, ela permite que a matéria orgânica, mesmo mínima, presente na água, comece a apodrecer, entrando em decomposição. Este detalhe deve ser sempre lembrado: praticamente toda água, mesmo tratada, possui matéria orgânica em concentrações até mínimas, e essa matéria orgânica pode estragar toda a água armazenada, se não houver condições de higiene.
Enquanto o prazo de validade da água mineral engarrafada em fábricas é de um ano, no armazenamento caseiro, esse prazo é bem menor, dependendo da quantidade de matéria orgânica nela presente e dos cuidados com o recipiente. Um reservatório de 20.000 litros, totalmente vedado, permite que a água permaneça mais tempo em reserva, sem decomposição da matéria orgânica.
O reservatório de 20.000 litros pode ser feito de polietileno, de concreto tratado ou até mesmo de inox, com fechamento hermético para impedir a entrada de poeira e de corpos estranhos. O interior do reservatório também deve estar adequado, limpo e ser desinfetado pelo menos a cada 6 meses para que não haja qualquer reagente na água.
A água armazenada no reservatório de 20.000 litros vai apresentar os padrões adequados de potabilidade e, para que sempre mantenha água de qualidade, as recomendações de limpeza, manutenção e vedação devem ser seguidas rigorosamente.
Com os cuidados necessários, o reservatório de 20.000 litros terá condições sanitárias e de higiene para prevenção de doenças que costumam advir de água não cuidada, de proliferação de mosquitos da dengue e de outros fatores de risco.
Quando limpar o reservatório de 20.000 litros
O reservatório de 20.000 litros, mantido sempre fechado, terá pouca necessidade de manutenção e limpeza, mas esta deve ser feita sempre que o reservatório estiver com alguma sujeira ou quando houver suspeita ou confirmação de poluição da água armazenada.
Há a necessidade de mantê-lo sempre fechado para que não caia qualquer objeto ou animal dentro da água e, como medida preventiva, o intervalo entre as limpezas deve ser de 6 meses.
Em edifícios comerciais e residenciais, que tenham instalado o reservatório de 20.000 litros, é necessário também fazer a análise laboratorial da água, depois da desinfecção e limpeza, com exames microbiológicos, físico-químicos e de potabilidade da água.