Reservatório de água quente: economia em energia

02 Reservatório de água quente

O reservatório de água quente apresenta-se como a melhor solução para armazenamento de água aquecida através de coletor de radiação solar, mantendo a água isolada do ambiente externo e possibilitando sua manutenção na temperatura ideal por mais tempo.

Um reservatório de água quente geralmente é instalado sob o telhado, colocado abaixo do depósito de água fria, devendo ser confeccionado em aço inox, isolado com poliuretano, com acabamento externo em alumínio.

Normalmente, o reservatório de água quente mantém uma apoio elétrico, no caso de haver necessidade em épocas de chuva, podendo ser adaptado também outro tipo de sistema de aquecimento como um aquecedor a gás. Para acompanhar a necessidade ou não de aquecimento, é importante também adaptar um termômetro digital, onde o usuário poderá acompanhar a temperatura do reservatório de água quente mesmo à distância.

Como é composto o sistema de reservatório de água quente

O reservatório de água quente é composto, basicamente por coletores de luz solar, através de placas, e do reservatório térmico. As placas coletoras absorvem a radiação solar e o calor do sol, depois de captado pelas placas, é transferido para o reservatório, aquecendo a água que circula no interior de tubulações de cobre.

O reservatório de água quente é um recipiente especialmente construído para manter a água aquecida, utilizando-se de cilindros de cobre, isolados com poliuretano expandido, sem a presença de gás CFC para não agredir a camada de ozônio. A água, conservada aquecida, pode ser consumida sem qualquer problema, recebendo a água fria que desce por gravidade de outro depósito, mantendo-se sempre cheio.

Nos sistemas convencionais de reservatório de água quente, a água circula entre os coletores de luz solar e o reservatório, passando por um sistema natural, onde recebe a radiação, ficando mais quente e se tornando menos densa que a água do reservatório. Nesse sistema, a água fria é quem empurra a água quente, gerando uma circulação constante no reservatório.

O reservatório de água quente também pode utilizar um sistema de moto bombas, no processo denominado circulação forçada, ou bombeada, sendo apropriados para sistemas de grande volume de água, como piscinas aquecidas, por exemplo.

Como o aquecedor solar mantém o reservatório de água quente

O coletor de radiação recebe os raios do sol e esquentam as aletas, feitas de cobre ou de alumínio, pintadas com uma tinta especial, de cor escura, que ajuda na absorção máxima da temperatura.

O calor é transferido das aletas para a serpentina feita de tubos de cobre, aquecendo a água que circula em seu interior, e indo direito para o reservatório de água quente.

O coletor ou aquecedor de luz solar é fabricando geralmente em cobre ou alumínio, recebendo um isolamento térmico e vedação com borracha de silicone, com cobertura de vidro liso, sendo instalado sobre os telhados ou lajes, o mais próximo possível do reservatório de água quente, garantindo que não se perca nada da temperatura adquirida do sol.

O número de coletores de luz solar é proporcional à capacidade do reservatório de água quente, podendo apenas variar em virtude do nível de insolação na região em que está instalado o reservatório, ou atendendo algumas especificações determinadas pelo usuário.

Como é construído o reservatório de água quente

O reservatório de água quente é um depósito desenvolvido especialmente para manter a água em temperatura aquecida, geralmente em formato cilíndrico, construídos com cobre, aço inox ou polipropileno e recebendo também um isolante térmico.

O reservatório de água quente possui também um sistema de aquecimento auxiliar, que pode ser elétrico ou a gás, dependendo da necessidade da região em que o reservatório está sendo instalado.

A capacidade do reservatório de água quente vai depender das necessidades de uso de água aquecida, podendo variar de 100 a 20 mil litros, devendo ser calculado de acordo com o número de pessoas que se utilizam de água quente.

Os coletores também são calculados a partir do dimensionamento do reservatório de água quente, considerando o número de pessoas, a quantidade de banhos diários, os pontos de uso de água aquecida, ou em casos de piscina, a dimensão das mesmas.

Sistema auxiliar de aquecimento no reservatório de água quente

O sistema auxiliar de aquecimento no reservatório de água quente somente é utilizado quando o clima se torna nublado ou chuvoso por diversos dias, ou quando haja necessidade em virtude de aumento de número de pessoas na residência.

Com o nível de insolação que temos no Brasil, no entanto, o sistema auxiliar de aquecimento muitas vezes passa diversos meses sem ser acionado e, mesmo assim, não há qualquer impedimento para, na falta de água aquecida, utilizar-se o chuveiro elétrico.

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    E-mail: jopemar@jopemar.com.br

    WhatsApp: (54) 9 9660-8864

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.