O reservatório de água deve ser dimensionado de forma a determinar suas dimensões e grandezas que sejam suficientes para fornecimento de água necessária ao local e ao número de pessoas residentes ou que trabalhem no ambiente. As instalações de fornecimento de água fria devem levar em consideração, para o projeto, alguns levantamentos prévios:
- É necessário garantir o fornecimento de forma contínua de água, na quantidade suficiente, com a compressão e a velocidade adequada para a tubulação e para as peças de utilização, como pias, chuveiros torneiras, etc., de maneira que possa oferecer a água continuamente;
- O reservatório de água deve ser construído e forma a preservar a qualidade da água armazenada e a disponibilizada no sistema de abastecimento;
- É preciso garantir o máximo de conforto aos usuários, inclusive com a redução dos níveis de ruído nas tubulações.
Desta forma, o projeto para a construção e instalação de um reservatório de água de grande porte deve seguir algumas normas técnicas, atendendo às condições de higiene, de economia, de segurança e de conforto para os usuários, de acordo com a NBR 5626 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Essa norma citada trata especificamente da Instalação Predial de Água Fria.
Como definir o tamanho certo do reservatório de água
Conforme estabelece a NBR 5626, o dimensionamento deve ser feito de acordo com a utilização e a população do local onde será instalado o reservatório de água, podendo definir-se o tamanho correto dos reservatórios inferior e superior, se necessário para o local.
O reservatório de água tem como função principal garantir o fornecimento por dois dias de consumo, prevendo eventuais faltas de abastecimento no sistema público. No caso de haver necessidade de um reservatório inferior e um superior, o primeiro deve conter 3/5 e o superior 2/5 do total de consumo para esse período.
Se o local a ser abastecido for um edifício, o projeto deve levar em consideração pelo menos 20% de reserva de incêndio, que deve ser acrescentado ao volume total obtido no cálculo do projeto.
Vamos mostrar num exemplo de cálculo, como deve ser feito o projeto do reservatório de água para um edifício hipotético, onde deverão morar 80 pessoas. Qual deve ser a capacidade de armazenamento para atender essas 80 pessoas por dois dias, considerando-se também a reserva para incêndio?
De acordo com a tabela de estimativa de consumo diário, uma pessoa residente consome em média 150 litros de água por dia. Pode parecer muito, mas considerando-se o consumo de higiene, de alimentação e de outras necessidades, como lavagem de roupa, limpeza do ambiente, a média é mesmo de 150 litros.
Para saber o potencial de armazenamento para esse edifício hipotético, devemos fazer o seguinte cálculo:
80 pessoas x 150 litros de água = 12.000 litros de água
12.000 litros x 2 dias = 24.000 litros
Reserva de 20% para incêndio = 4.800 litros
Água de consumo mais reserva = 28.800 litros
O reservatório de água desse edifício, evidentemente, não poderá ser exatamente o valor obtido no cálculo e, portanto, um mínimo para o armazenamento de água para esse reservatório será de 30 mil litros, garantindo uma pequena reserva para utilização.
Material para construção de reservatório de água de 30 mil litros
Para construir um reservatório de água de 30 mil litros é necessário ter o material correto, garantindo a estabilidade e a segurança de tal quantidade de água. É necessário levar em consideração que cada litro de água pesa um quilograma e que, portanto, o reservatório de água deverá suportar nada menos do que 30 toneladas.
A considerar a qualidade da água que será fornecida e sua quantidade, o reservatório de água deve ser fabricado com material que seja forte o suficiente e que tenha prolongada vida útil, já que não se trata de algo que poderá ser descartado em pouco tempo. Além disso, o reservatório de água deve também ser instalado em local apropriado, de onde possa garantir também que o fornecimento de água seja feito de forma constante, dentro da pressão exigida, atendendo todos os requisitos determinados pela legislação.
