Reservatório de água em aço inox é a melhor escolha?

Empresários que não conhecem todo o potencial do aço inox ainda têm dúvidas sobre o seu uso em um reservatório de água. Saiba que esse material, além de visualmente bonito, apresenta características fundamentais para o armazenamento de qualquer tipo de produto.

Reservatório de água
Reservatório de água

O aço inox oferece grande durabilidade e facilidade de higienização. Por isso é amplamente utilizado na fabricação de uma grande variedade de utensílios de cozinha. Por exemplo: pias, talheres, panelas e outros, bem como cofres de bancos, peças de automóveis e outros equipamentos.

O aço inox oferece mais durabilidade a um reservatório de água

Um exemplo de uso do aço inox está no reservatório de água do edifício Chrysler, em Nova York. Mesmo tendo sido construído em 1929, mantém a integridade do seu pináculo de aço inox. Durante todo esse tempo, precisou de poucas manutenções, embora esteja numa das cidades com maior poluição urbana.

O material, em quase um século de instalação, apresenta mínimos sinais de corrosão. A explicação para o fato de não oxidar está na interação entre o ambiente e os elementos contidos na liga do aço inox. Portanto, em virtude de sua durabilidade, o aço inox é um material perfeito para a construção de um reservatório de água.

Composição do aço inox

A liga do aço inox contém ferro, cromo, manganês, silício e, em alguns casos, quantidades necessárias de níquel e molibdênio. Isso quer dizer: o exigido para cada liga de aço inox dentro de sua utilização.

Por outro lado, os elementos que formam o material para a fabricação do reservatório de água reagem com o oxigênio da água e do ar. Isso forma na superfície do aço inox uma espécie de filme muito fino. Embora também bastante estável, é formado pelos produtos da corrosão, como óxidos e hidróxidos metálicos.

O papel do cromo

O cromo desempenha um papel importantíssimo na formação do filme protetor, o que determina que qualquer tipo de aço inox tenha pelo menos 10% de cromo. A presença do filme no reservatório de água evita o progresso da corrosão.

Isso porque age como uma barreira que impede o acesso do oxigênio e da água nas camadas mais internas do material, que permanece íntegro. Por mais estranho que pareça, a camada de óxidos e hidróxidos formada sobre o material do reservatório de água é mais fina do que o comprimento de onda da luz visível.

Isso torna impossível sua visualização sem o uso de equipamentos mais sofisticados. Assim, mesmo que o aço inox tenha sofrido algum tipo de corrosão, não será perceptível.

Aço inox versus aço comum

Em contraste com o aço inox, o aço comum reage prontamente com o oxigênio. Dessa forma cria uma camada instável que, com o decorrer do tempo, se propaga pelo metal, entrando em seu interior.

Essa camada é o que conhecemos como ferrugem, que fica espessa o suficiente para ser percebida a olhos nus.

Portanto, um reservatório de água em aço inox não oxida, já que é reativo o suficiente para se proteger de qualquer ataque através da formação dessa camada que torna sua superfície passiva.

Outros materiais, como o titânio e o alumínio também são resistentes à corrosão em virtude de um mecanismo similar.

O aço inox não interfere nas propriedades da água

O processo de armazenamento de água em reservatórios fabricados em aço inox, seja de água mineral ou natural, deve seguir as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As normas preveem diversas condições técnicas para que o armazenamento seja feito de forma que a qualidade da água seja ideal para consumo humano.

Dessa forma, um reservatório de água em aço inox não deve conter bactérias e outros microrganismos que possam afetar na qualidade da água. Assim sendo, deve ser projetado de acordo com as especificações previstas.

Acabamento do reservatório de água

Um reservatório de água em aço inox deve ser polido ou escovado para que ofereça um melhor brilho. Além disso, deve conter soldas em relevo e polidas internamente, mantendo a higiene do reservatório.

Para completar, o equipamento deve conter filtro respiro, com carcaça em aço inox e elemento filtrante, entrada de produto com tubulação, saídas de água e saída para esgotamento total no caso de limpeza do reservatório.

Além disso, ter sensores para ligar e desligar a bomba, demonstrando também a quantidade de água presente no reservatório.

Veja também: Como fazer a higienização dos equipamentos de reservatórios de água mineral

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.