Por que o aço inox é ideal para reservatórios de água mineral?

O aço inox é tradicionalmente usado em aplicações onde o requisito principal é a resistência à corrosão. Na fabricação de reservatórios de água mineral não é diferente. Desde sua invenção há mais de 100 anos, os aços inoxidáveis ​​também foram reconhecidos por outros atributos.

reservatórios de água mineral
Reservatórios de água mineral

Por exemplo: durabilidade, versatilidade, qualidade, sustentabilidade, higiene e apelo estético. É esta combinação de propriedades que fez com que o aço inox ​​se tornasse o material ideal para armazenamento de líquidos e sólidos em diferentes indústrias.

O que torna o aço inox inoxidável?

O aço inox ​​contém pelo menos 10,5% de cromo e isso forma uma camada passiva na superfície do aço. É esta camada passiva que confere resistência à corrosão no aço inox. No entanto, o segredo do aço inox é que a camada passiva é autocurável. 

Ao contrário do aço carbono revestido, que enferruja ou corroe se o revestimento for riscado ou danificado, o aço inox tem a capacidade de regenerar e curar a camada passiva espontaneamente. 

É essa resistência à corrosão e as propriedades passivas da camada que tornam o aço inox a escolha ideal para os reservatórios de água mineral.

Quais elementos de liga afetam a resistência à corrosão?

O aço inox com liga superior pode resistir a soluções muito agressivas de cloreto, ácido ou alcalino. Já os aços inoxidáveis ​​com liga inferior podem resistir à corrosão atmosférica. 

Em geral, o aumento do cromo melhora a resistência geral à corrosão, enquanto o aumento do cromo, nitrogênio e molibdênio aumenta a resistência à corrosão por pite. 

A corrosão por pite é uma forma localizada de corrosão que pode levar a pequenos orifícios no aço inox. Haletos, como cloretos, são a causa mais comum de corrosão por pite. 

Quais são as propriedades do aço inox?

Existem três grupos principais de aços inoxidáveis:

  • Austeníticos (compreendendo cerca de 73% de todos os aços inoxidáveis).
  • Ferríticos (cerca de 20%) ou duplex (cerca de 1%).
  • Martensítico, endurecido por precipitação. 

Além das propriedades de resistência à corrosão, existem muitas outras razões para usar o aço inox na fabricação de reservatórios de água mineral. 

Por exemplo, a resistência do aço inox permite que seções mais finas sejam usadas, diferente de outros materiais. Algumas classes de aços inox, como os ​​duplex, têm níveis de resistência o dobro dos tipos austeníticos ou ferríticos.

Superfície higiênica para reservatórios de água mineral

O aço inox é reconhecido como a superfície mais higiênica na indústria de água e alimentos. Isso porque ele não contamina o produto e a superfície lisa garante que as bactérias possam ser facilmente removidas. 

Esta excelente capacidade de limpeza fez com que o aço inox se tornasse a escolha preferida em uma ampla gama de indústrias.

Os aços inoxidáveis ​​são 100% recicláveis ​​sem nenhuma perda de qualidade por mais que o processo seja repetido. Quando os produtos chegam ao fim de sua vida útil, 90% do aço inox pode ser reciclado. 

O aço inox é uma solução barata para tanques de água?

O aço inox ​​é durável ​​e de baixo custo de manutenção devido à sua resistência à corrosão. Não há exigência de revestimento ou pintura e a manutenção normal seria simplesmente uma limpeza ocasional.

O aço inox nem sempre é o material mais barato para uma aplicação, quando se consideram os custos iniciais. 

No entanto, sua durabilidade e facilidade de manutenção compensam os custos iniciais de compra, às vezes mais elevados, e geralmente é a escolha menos cara em uma comparação de custo de ciclo de vida. 

Essa capacidade de fornecer desempenho de longo prazo com um mínimo de tempo de inatividade e custo associado à manutenção é determinada pelo cálculo do custo do ciclo de vida do material.

Essa é uma técnica desenvolvida para identificar e quantificar todos os custos, iniciais e contínuos, associados a um projeto ou instalação em um determinado período.

Conclusão

Por fim, o aço inox é, portanto, um produto extremamente versátil com uma excelente combinação de propriedades mecânicas e de corrosão. 

Assim, torna-se o material ideal para a fabricação de reservatórios de água mineral. O aço inox é durável, ecologicamente correto, reciclável, higiênico e visualmente atraente. 

Veja também: Por que a limpeza de reservatórios de água mineral é importante?

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.