Uma das principais características do aço inox é sua alta resistência à corrosão atmosférica e à oxidação. Além disso, também é resistente a altas temperaturas e umidade em reservatórios de água mineral.

O aço inox é um material muito eficiente para a fabricação de reservatórios de água mineral, capaz de resistir a diferentes condições físicas e químicas. Além disso, tem alta durabilidade, sendo que pode durar até 20 anos.
Qualidades do aço inox
O aço inox é formado por uma liga de ferro, cromo e carbono. As principais qualidades dele incluem o seguinte:
– Boa ductilidade.
– Resistência à oxidação.
– Elasticidade.
– Dureza.
– Resistência ao desgaste.
– Resistência a temperaturas extremas (sem risco de ruptura).
– Facilidade de limpeza, já que qualquer elemento feito de aço inox é fácil de limpar.
Resistência criogênica (baixa temperatura)
A força criogênica é medida pela ductilidade ou tenacidade em temperaturas abaixo do congelamento. Entretanto, em temperaturas criogênicas, a resistência à tração dos aços inoxidáveis austeníticos é substancialmente maior do que em temperatura ambiente. Além disso, eles também mantêm excelente tenacidade.
Endurecimento mecânico
As classes de aço inox endurecidos por trabalho têm a vantagem de que aumentos significativos na resistência do metal podem ser alcançados simplesmente por trabalho a frio. Assim, uma combinação de etapas de trabalho a frio e recozimento pode ser usada para dar ao componente fabricado uma resistência específica.
Alta resistência ao calor
As classes austeníticas têm alta resistência em temperaturas elevadas. Isto é particularmente verdadeiro em reservatórios de água mineral contendo altos níveis de cromo e/ou alto teor de silício, bem como nitrogênio e outros elementos. Aliás, graus ferríticos de alto cromo, como o 446, também podem apresentar alta resistência ao calor.
Quais são as principais propriedades do aço inox?
Dureza: o aço inox é altamente resistente a agentes abrasivos e não risca. Quanto mais carbono na mistura, mais duro o material.
Ductilidade: se for exercida a força adequada, o aço inox pode ser facilmente deformado sem quebrar, permitindo vários formatos e acabamentos.
Resistência: o aço inox é muito resistente a choques. Sob condições de impacto, pode absorver uma grande quantidade de energia antes de quebrar.
Sustentabilidade: todos os aços inox são recicláveis e altamente rentáveis devido às suas quantidades de cromo e níquel. Os aços inoxidáveis modernos são geralmente feitos de 60% de material reciclado.
Higiênico: devido à sua composição e baixa rugosidade, agentes externos como poeira e bactérias não aderem à sua superfície, facilitando a limpeza.
Estético: apresenta um acabamento moderno e elegante.
Todos os metais de aço inox são um tipo de aço. Isso significa que sua composição química contém ferro. Na maioria dos casos, os tipos de aço inox com ferro em sua composição são magnéticos. Se a liga tiver uma estrutura cristalina austenítica, então não é magnética.
Ligas de aço inox também contêm cromo que, assim como o ferro, oxida em oxigênio e água. Entretanto, diferentemente do ferro, a película resultante é altamente resistente à oxidação e protege o metal subjacente em vez de quebrá-lo lentamente.
Películas semelhantes também são a razão pela qual o titânio e o alumínio oferecem resistência excepcional à ferrugem. Essa camada pode ser tão fina quanto algumas camadas atômicas, mas é tudo o que é necessário para manter o aço inox com aparência praticamente nova após anos de exposição aos elementos ou uso.
Por que o aço inox não enferruja
O aço é uma liga de ferro e carbono, onde o carbono é inferior a 2%. Assim como outros metais ferrosos, o aço enferruja ao entrar em contato com o oxigênio, formando óxido ferroso e adquirindo aquela cor avermelhada característica que todos conhecemos. Objetos feitos desse material se deterioram e, portanto, assumem uma aparência pouco atraente.
Para evitar essa situação, é preciso adicionar um novo elemento à mistura: o cromo. O cromo reage com o oxigênio para formar uma camada de óxido de cromo, conhecida como camada passiva, que é impermeável e impede a reação entre o oxigênio e o ferro. Desta forma, evita-se a corrosão atmosférica e o reservatório de água mineral fabricado não sofre este tipo de alteração.
Para que isso aconteça, a mistura deve ter no mínimo 10,5% de cromo, podendo conter outros componentes, como níquel, silício ou alumínio, o que dá origem a vários tipos de aço inoxidável.
Veja também: Reservatórios de aço inox são totalmente higiênicos